Sonic, o Filme desponta como uma das mais divertidas adaptações de video game


As manhãs nos anos 90 para muitos aficionados em videogames, significava embarcar em uma aventura colorida pelas colinas esverdeadas de Green Hill.

Sonic the Hedgehog estreava em 1991 no popular console 16-Bits Genesis, conhecido pelos brasileiros como Mega Drive. Em pouco tempo o ouriço azul ganhou o coração dos amantes dos jogos eletrônicos e a franquia expandiu de uma forma esmagadora. Com mais de noventa jogos nas mais diversas plataformas, spin-offs e aparições, animações para TV, Sonic ainda precisava dar uma passo ousado: Uma adaptação nos cinemas.

Verdade seja dita, sempre existe uma certa preocupação em adaptações de jogos para os cinemas. São poucas produções que acertam em transpor fielmente (ou parcialmente fiel) o que vemos nos consoles. Sonic - O Filme é um daqueles típicos longas que conseguem canalizar a essência do jogo e transformar em algo que seja palatável para todos os tipos de público.

O casal Maddie Wachowski (Tika Sumpter) e Tom Wachowski (James Marsden) -
Foto: Doane Gregory - © 2018 Paramount Pictures Corporation
and Sega of America, Inc. All rights reserved.

Sonic é um pequeno ouriço azul que vive correndo em sua terra natal. Sobre a proteção de Garra Longa, uma sábia coruja, ele esconde seus poderes de outras criaturas que podem lhe causar mal. Infelizmente o pequeno porco-espinho é atacado por habitantes da sua ilha (possivelmente a Tribo Perdida dos Echidnas, a qual pertence outro personagem da franquia, Knuckles) o que faz com que Garra Longa o transporte para outro mundo com ajuda dos Anéis (sim, os anéis que vemos nos jogos). À partir desse momento ele precisa se virar sozinho na cidadezinha pacata chamada Green Hill enquanto esconde seus poderes e a si mesmo dos seres humanos.

A história traz em seu âmago um protagonista solitário que precisa se esconder de todos ao mesmo tempo que busca fazer pelo menos um grande amigo. Esse amigo é personificado na figura do Tom Wachowski (James Marsden), um policial apaixonado por Rosquinhas que está buscando crescer sua carreira em São Francisco e vive com sua esposa Maddie Wachowski (Tika Sumpter), uma veterinária apaixonada.

Frustrado por estar sozinho, Sonic acaba liberando uma grande quantidade de energia quando fica irritado, apagando toda a cidade e uma parte do continente. Tal feito faz com que o governo acione seu maior especialista Dr. Ivo Robotnik (Jim Carrey), um louco cientista fissurado em suas máquinas e suas próprias piadas.

Caçado por Robotnik, Sonic busca ajuda através de Tom para fugir do vilão e recuperar seus anéis mágicos que estão desaparecidos.

Jim Carrey vive o engraçado e genial Dr. Robotnik - Foto: Doane Gregory - © 2019 Paramount Pictures
and Sega of America, Inc. All Rights Reserved.

A direção de Jeff Fowler junto com o roteiro de Patrick Casey e Josh Miller, oferecem uma aventura para toda a família. Apesar de ter dezenas de referências aos jogos espalhados pelo longa, Sonic - O Filme é certeiro em criar um ambiente que convida até aquele que nunca sequer apertou um botão em um controle de Mega Drive. Talvez esse seja o grande mérito da obra, aliada às atuações cômicas de todos os personagens.

Jim Carrey evoca o que ele tem de melhor em sua veia cômica e entrega um Robotnik caricato que protagoniza os momentos mais engraçados. Quem com certeza diverte também é o Sonic, que divide suas piadas e momentos eufóricos com passagens de reflexão sobre quem ele é e o que está fazendo na Terra. James Marsden serve como a balança, o personagem que está ali para colocar tudo nos trilhos e despertar no público a vontade de viver naquele universo onde tudo é possível.

Sonic precisa recuperar seus Anéis para escapar da Terra - Foto: Courtesy Paramount - © 2019 Paramount Pictures
and Sega of America, Inc. All Rights Reserved.

Por fim, não podia deixar de comentar sobre os efeitos visuais. Sonic passou por uma grande repaginada no ano passado devido à fortíssima reação negativa por conta do primeiro visual apresentado. O que fez com que toda a equipe envolvida se desdobrasse para encontrar um ponto que convergisse todas as opiniões, e voilà! Eles conseguiram descartar o visual realista e assustador e abraçaram a figura aparentemente impossível do mascote da SEGA.

Sonic é um daqueles que filmes que você tem que correr para assistir e levar toda sua família e deixar sua criança interior transparecer. Ao mesmo tempo que é uma carta de amor para todos os fãs, ele também transforma a franquia para uma nova geração e cativa com sua simplicidade e coração. E não esqueça, tem duas cenas pós-créditos que precisam ser conferidas.

1 comentários

  1. Tem como fazer um artigo ou um video sobre Masters of the Universe para saber o que faz parte desse universo e o que é preciso assistir antas da estreia da nova série que falaram nas redes sociais? obrigado.

    ResponderExcluir

My Instagram