O dilema das temporadas: séries com mais ou menos episódios?


Durante muitos anos, os canais de TV mantinham o padrão para suas séries, cada temporada tinha em média 20 a 22 episódios, e quem acompanhava não chegava a reclamar, porém isso acabou mudando.

Com a chegada dos serviços de streaming como a Netflix, Amazon Prime, HULU e até mesmo da HBO, cada vez mais o número de episódios por temporada caiu, e a medida que os fãs foram se acostumando a isso, temporadas mais longas não enchiam mais os olhos, e atualmente, é muito mais fácil e menos cansativo, assistir uma série de 8 a 10 episódios por temporada, do que investir tempo em uma temporada de 22 episódios.

As séries de super-heróis ainda estão passando por um processo de transição referente a isso. Enquanto algumas emissoras e streamings já adotaram o padrão de temporadas curtas, outras ainda insistem em continuar com o velho modelo de mais episódios.

Jessica Jones, Punho de Ferro, Demolidor, Luke Cage - - Foto: Netflix
A Netflix com suas séries da Marvel havia optado por um modelo mais curto, com cada temporada tendo em média 13 episódios, enquanto o canal The CW, continua investindo em temporadas de 22 episódios em média, para suas séries do Arrowverse, apesar de Legends of Tomorrow ter um número menor de episódios em relação as outras, entre 16 e 18 episódios por temporada.

O DC Universe optou por manter poucos episódios para suas séries. TITÃS por exemplo tem uma média de 11 a 13 episódios por temporada, enquanto Patrulha do Destino teve 15. Mesmo com essa quantidade de episódios, ainda sim o roteiro consegue ser arrastado e cansar os fãs. Já Runaways (do HULU) e Manto & Adaga (do Freeform) mantiveram a faixa dos 10 episódios por temporada, e conseguiram entregar uma história satisfatória, com arcos interessante e sem se arrastar muito.

Manter um padrão de vários episódios em uma época que se consome várias séries ao mesmo tempo não está mais dando certo.

Esse é o grande problema com o Arrowverse. Como as temporadas são muito extensas, a história acaba se perdendo em vários episódios e os fãs por muitas vezes perdem a motivação de acompanhar, já que a quantidade de episódios que não acrescenta em nada na trama. A temporada atual de Arrow, que é sua última, terá um total de 10 epísódos apenas, e isso está mostrando o quão positivo seria se todas as outras séries mantivessem esse padrão. Daria para contar uma história direta, sem enrolação e que prenderia muito mais os fãs.

Flash, Arqueiro Verde e Supergirl - - Foto: The CW
As séries da Marvel pelo Disney+ começam a sair este ano, e já foi revelado que elas terão de 6 a 8 episódios, que é um padrão que já vêm sendo adotado e que também agrada muito mais quem acompanha.

Resta agora saber como as emissoras que ainda insistem em temporadas longas vão tratar a questão. Se irão se adaptar ou continuar insistindo em algo que, mesmo dando retorno, se torna cansativo e desmotivador a cada temporada que passa.

1 comentários

  1. The problem with 22 episodes for some shows is that they get stale quickly and most episodes have nothing meaningful to show so they are just fillers.

    https://aab-edu.net/

    ResponderExcluir

My Instagram