Downton Abbey traz o desfecho da série e é ótima produção britânica do gênero


Existem heróis em todas as histórias, e ele não precisam necessariamente usar capas. Isso não é diferente em Downton Abbey.

Para quem não é familiarizado, Downton Abbey é uma série inglesa de seis temporadas, exibidas de 2010 a 2015, que conta a história da família Crawley herdeira de uma grande e suntuosa propriedade localizada no condado de Yorkshire, sua relação entre si e seus criados, assim como toda a cena aristocrática do início do século XX.

Downton Abbey - O Filme chega para dar um desfecho aos personagens e situações da série de TV, trazendo o melhor do humor e relações inglesas para as telas de cinema. No longa, Downton Abbey se prepara para receber a inesperada visita do próprio rei da Inglaterra, a rainha e sua corte em sua propriedade.

Claro que tudo que envolve o rei também envolve burocracias extremas, muitas regras e paciência. A família Crawley vê-se atordoada com os preparativos desta grande chegada e aciona o carismático núcleo de criados da mansão para iniciar os preparativos de limpezas, arrumações e ordem trazendo novos e antigos personagens.

O jantar real em Downton Abbey. Foto: Universal

A trama principal desenvolve-se dentro da linha da visita real, mas ao mesmo tempo outras situações se desenrolam com personagens secundários trazendo a complexidade da vida inglesa que se dava dentro das simples relações interpessoais. São tratados também temas corriqueiros como casamentos, relações de trabalho e familiares, e também temáticas delicadas para época como homossexualidade, cleptomania e problemas de herança.

Para que o funcionamento de uma propriedade tão grande acontecesse de maneira orgânica, era preciso um grande número de empregados muito bem treinados para atender todas as necessidades de manutenção e serviço à família. E o staff de Downton Abbey rouba a cena em muitos momentos do filme, salvando a honra de Downton Abbey e trazendo orgulho aos Cawleys.

Com personalidades fortes, mordomos, cozinheiras, copeiras, faxineiras, jardineiros e todo tipo de servidores de Downton Abbeey conseguem de maneira criativa e arriscada, tomar para si o controle da rigorosa visita do rei, que claro, traz consigo todos seus próprios criados, que são extremamente disciplinados e rudes para que consigam cumprir todas as exigências de protocolos reais.

Os personagens principais tem seu momento de destaque ao fazerem seus arranjos políticos e estratégicos para conseguirem o que precisam e desejam, colocando em questão em vários momentos o estilo de vida que levam, quase como realeza em Downton Abbey e até que ponto toda aquela pompa é necessária. Atos heroicos são feitos para provar lealdade e amor à família, mesmo que vindos de quem se menos esperava.

Mas todo bom conhecedor de produções inglesas sabe que a vida de famílias como a Crawley era não só importante como essencial para a sobrevivência do condado. E isso é mostrado no filme sutilmente através da história. A propriedade de Downton Abbey cuida de toda parte de gestão do condado, auxilia no comércio local e não só empregava, como dava um lar de qualidade para muitas pessoas que trabalhavam nas tarefas da casa.

O staff que faz Downton Abbey funcionar. Foto: Universal

A vida na Inglaterra no início do século XX não era fácil para a população normal e, trabalhar em uma casa como Downton Abbey, uma das maiores de sua região, era uma questão de status dentro da comunidade local, além de providenciar uma vida mais cômoda e uma relação próxima com a família, caso ficassem com eles por muitos anos. Por isso, muitos são servidores dedicados e leais às suas famílias e fazem de tudo para protegê-los, mesmo sem seu conhecimento.

É importante destacar as incríveis filmagens cinematográficas feitas da propriedade em sua parte externa e interna, como de toda produção num geral. Com certeza um melhoramento do que é visto na produção televisiva e que enche os olhos na tela grande.

Para as pessoas que assistiram a série, muitas situações serão facilmente reconhecidas e finalizadas com os acontecimentos da trama, trazendo um final satisfatório para os queridos personagens que acompanharam por seis temporadas.

Claro que para uma experiência imersiva e completa é interessante que a série seja assistida, mas para aqueles que nunca tiveram contato, o filme corre com um roteiro muito bem feito e que te dá as principais informações sobre os personagens para que se consiga acompanhar todo o desenrolar da história.

Eu mesma nunca assisti a série, mesmo sendo uma amante das produções britânicas deste estilo, e não senti falta em momento nenhum do que ainda não vi na série. Não sei se o fato de ter uma proximidade muito grande com produções no mesmo estilo me ajudou, mas Downton Abbey - O filme, além de encerrar a série, é uma produção de alta qualidade visual e de roteiro, não deixando nada a desejar para o espectador.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

author
MEGA HERO
O nosso propósito é compartilhar conteúdo de qualidade e inspirar você a criar.