A Família Addams retorna para conquistar as novas gerações


Dias chuvosos, tristeza, mau humor, assombrações, sarcasmo e auto-estima? Parece perfeito se você for um Addams!

Em 2019, A Família Addams retorna para os cinemas em formato de animação e com roteiro mais sutil reapresentando-se para as novas gerações. Para quem não tem familiaridade com Família Addams, o que eu achava impossível de acontecer, os Addams são uma família em que tudo funciona ao contrário das famílias normais.

Mortícia e Gomes Addams formam o casal e são os pais de Vandinha e Feioso, mas a mansão Addams também abriga a bruxa e avó, Vovó; Tropeço, o mordomo; Tio Fester, o irmão de Gomes e claro, Mãozinha, literalmente uma mão que é a faz tudo da casa. Todos vivem numa completa desarmonia harmoniosa em uma mansão assombrada e isolados da sociedade.

No filme, somos apresentados ao passado dos Addams e o início da vida de Gomes e Mortícia, uma breve introdução para contextualizar, já que a estranha família não aparece como produto para o público desde 1998, há mais de duas décadas! Quando paro para pensar assim entendo porque os jovens nunca ouviram falar desses icônicos personagens.

Logo somos levados para o presente com a família já estabelecida e com filhos. Vandinha, a mais velha, começa a se questionar sobre o mundo fora da propriedade dos Addams, já que eles não saem para nada. Ao mesmo tempo, no vale logo abaixo de onde se localiza a assustadora mansão, Margaux Needler, uma estrela de reality shows de obras e reformas se prepara para entregar seu mais ambicioso projeto, uma cidade inteira, pronta e perfeita para morar.

Claro que o cenário é o mais polarizado possível. De um lado os Addams com seu estilo de vida invertido e do outro uma cidade de plástico pensada para pessoas perfeitas que claramente não existem. O que acontece quando esses dois mundos se encontram? Muitas aberrações e desconfortos sociais, mas também muitos momentos engraçados.

A chegada do primo It - Imagem: Universal

Os Addams são uma forte crítica social ao perfeito jeito americano de viver, tudo em suas vidas funciona de forma anormal para "nós" pessoas normais que seguem a maioria dos padrões sociais. Mas o mais interessante sobre este grupo particular é que eles raramente se afetam com o desconforto e até ataque alheio, os Addams são diferentes, sabem disto e possuem uma auto-estima inabalável que os permite levar um estilo de vida totalmente fora do padrão e sem se preocupar com a opinião de absolutamente ninguém.

É interessante notar que por mais estranhos que eles sejam, os Addams demonstram carinho e preocupação um com os outros, do jeito deles. Um dos temas mais trabalhados na obra é justamente a importância da família e suas tradições e como fazer parte dos Addams é libertador.

Vóvo e Feioso - Imagem: Universal

E é por isso que eu sou apaixonada por estes personagens! Como fã de Família Addams é um prazer tê-los novamente como marca sendo trabalhada no mercado e apresentada para novos públicos infantis e infanto-juvenis.

Como já mencionei acima, o filme é uma reintrodução, portanto, todas as principais características dos Addams e suas histórias foram comprimidas em um único filme para que o público tivesse uma visão geral sobre a obra. Várias cenas são claras homenagens à produções antigas de Família Addams e vemos até os mesmos frames e falas.

O visual do filme é claramente inspirado nas produções de Tim Burton com dualidade entre o diferente e o perfeito como em Edward Mãos de Tesoura (1990), também traz elementos de Mulheres Perfeitas (2004) e dos próprios filmes e animações de Família Addams. O visual dos personagens foi totalmente inspirado nos críticos cartoons originais do criador Charles Addams, o que deixa tudo ainda mais macabro!

A dublagem brasileira é impecável e não deixa a essência dos personagens se perderem de forma alguma. Já a trilha é bastante divertida assim como o filme e traz uma surpresinha no fim para os amantes dos Addams!

A Família Addams é uma interessante escolha para assistir em família e fugir dos clichês das produções infantis atuais. Apesar de ser uma obra básica para quem já conhece os Addams, é uma excelente história para introduzir novos públicos seu bizarro mundo. Levem suas crianças e tenham coragem para os questionamentos morais que o filme desperta!

Os Addams vem aí! SNAP SNAP!

0 comentários:

Postar um comentário

My Instagram