quarta-feira, 3 de agosto de 2016

Porque eu ainda assisto Tokusatsu?


Olá Tokunet! Pera aí, você não sabe o que é Tokunet? Então deixa eu me apresentar novamente e depois eu explico direitinho o que é esse "negoço" ai.

Sejam bem vindos a mais uma edição do Diário de um Tokufã, se você perdeu a primeira parte dessa nova série de matérias do Mega Hero, sugiro clicar aqui para depois ler a nova postagem. E para não perder o costume, já faço a pergunta antes de conversar com vocês: Porque você ainda assiste Tokusatsu?

O universo do Tokusatsu é muito vasto e encontramos diversos tipos de fãs das mais variadas idades. Você tem aqueles que acompanham as séries atuais pela internet e caçam tudo que sai de novo no Japão, os mais saudosos que curtem o que foi passado aqui na TV aberta, os que gostam das adaptações de outros países e tem aqueles que gostam de todas essas opções (eu sou uma dessas pessoas). Atualmente boa parte dessa comunidade se encontra na "Tokunet", que não é um site especifico ou uma rede social para fãs de Tokusatsu.

A Tokunet é um apelido bem carinhoso que os fãs deram para toda a comunidade de sites, blogs, fanpages, comunidades e fóruns que abrangem e comentam esse tipo de produção. Não é algo reestrito ao Brasil, muito pelo contrário. Sendo um fã assíduo de Tokusatsu ou não, em algum momento você irá conhecer a Tokunet ou até mesmo fazer parte dela.

Zyuohger, o atual Super Sentai - Foto: Reprodução internet

Assim como toda comunidade "nerd" (não encontrei outro termo melhor para usar), os fãs de Tokusatsu sofrem muito preconceito (até mesmo por outros grupos "nerds"). É bom lembrar que em sua grande maioria as produções do gênero são feitas para o público infantil e que também são de baixo orçamento, o que pode soar "tosco" ou ridículo demais aos olhos de pessoas mais críticas. Seria mentira dizer que não fui motivo de chacota algumas vezes por gostar das minhas séries japonesas, mas como todo bom fã de Tokusatsu, ignorei os comentários e continuei assistindo até hoje.

Existem duas grandes motivações dentro do gênero Tokusatsu que me fazem continuar a acompanhar as séries. O Tokusatsu por si só, transmite valores e ideias com mensagens de amizade e esperança na maioria das vezes. A carga dramática é muito mais intensa que outras produções como animês por exemplo ou desenhos norte americanos e trazem valores importantes que ajudam na construção do caráter do ser humano. Como essas séries são o primeiro contato de muitas crianças japonesas, imagino que elas causam um forte impacto nas mesmas, semelhante ao que aconteceu aqui no Brasil no anos 80 com a chegada desses heróis na extinta Rede Manchete.

Complementando esse primeiro parágrafo, vem a minha outra motivação. Assistir Tokusatsu é voltar a ser criança por vinte minutos ou mais se você estiver assistindo algum longa metragem. E é ruim ter essa sensação nostálgica? Não mesmo. Voltar a infância e assistir seriados cuja essência e inocência remetem aos nossos sonhos infantis, são uma boa oportunidade para reviver aquela saudosa época onde tudo era mais simples e os nossos problemas eram muito menores.

As séries clássicas continuam cativando mesmo depois de tanto tempo - Foto: Reprodução internet

Poderia simplesmente responder: Assisto Tokusatsu porque me diverte, mas não é só isso. Com essas séries fantásticas eu passei a conhecer ainda mais a cultura do Japão e o seu povo, foi graças a elas que importantes valores de amizade e companheirismo estão presentes em minha vida e foi graças a esses heróis coloridos em lycra que fiz grandes amigos que carrego até hoje ao meu lado.

Em resumo, toda vez que assisto uma série, seja ela atual ou antiga a sensação é exatamente a que comentei logo acima: Um retorno a infância. Achei que estava sozinho na época que criei o Toku Bahia (hoje Mega Hero) em 2011 quando montei a primeira sala de exibição do grupo, mas me enganei. Aquele fantástico universo ainda continuava vivo e só precisou que eu revisitasse ele para que me apaixonasse mais uma vez.

Você também pode gostar

0 default-disqus:

Postar um comentário