15 Vilões Inesquecíveis dos Animes


Toda grande história possui grandes personagens e, as melhores, conseguem criar memoráveis vilões. O que faz um vilão tornar-se imortal na memória dos fãs é seu carisma, história e feitos. Alguns são extremamente poderosos e outros verdadeiros gênios, mas poucos são aqueles que perduram no tempo e são lembrados como verdadeiros rivais e representantes do mal.

E é pela existência desses impressionantes personagens que nós, no Mega Hero, resolvemos juntar uma breve lista com 15 dos inesquecíveis vilões dos animes. Os critérios para essa seleção não medem maldade ou poder, mas o quanto marcaram os fãs que acompanharam suas séries.

15. Marshall D. Teach - One Piece
Marshall D. Teach, o capitão Barba Negra

Marshall D. Teach, ou Barba Negra, como é conhecido pelos mares de One Piece, abre a lista de inesquecíveis vilões pelos seus marcantes feitos. Capitão do Bando do Barba Negra, já foi membro de um dos maiores bandos piratas da história, ocupou a posição de Shichibukai (um dos 7 piratas reconhecidos pelo Governo Mundial, guardando enorme poder e influência) e atualmente é certificado como um dos Yonko, os quatro mais poderoso piratas de todos os oceanos.

Barba Negra possui uma rixa pessoal com o protagonista Monkey D. Luffy, sendo um dos principais causadores da morte de seu irmão, além de estar diretamente envolvido com a queda do falecido Yonko, o Barba Branca. Sem escrúpulos e com obscuros objetivos, Teach é uma ameaça a ser reconhecida.

14. Equipe Rocket - Pokémon
Jessie, James e Meowth integram a Equipe Rocket

Em uma lista de memoráveis antagonistas, não poderiam faltar os caricatos membros da Equipe Rocket. Lembrando que a lista não compara poderes, nem habilidades, os fracassados ladrões merecem sua posição pela incessante persistência em roubar Pokémons e atrapalhar a jornada do treinador Ash Ketchum (e seu Pikachu).

Jessie, James e Meowth apresentam criativas ideias para alcançar seus objetivos, não se importando com as consequências, contanto que agradem seu chefe, o líder da organização criminosa, a Equipe Rocket, Giovanni, que também ganha destaque pela sua influência no mundo Pokémon.

13. Judar - Magi
Judar, o Magi

Judar (ou Judal) aparece como notável vilão pelo seu passado e escolhas na história. Criado pela organização responsável por aniquilar todos na sua vila, a Al-Thamen, o jovem Magi permaneceu seu aliado, auxiliando o poderoso Império Kou e disseminando o mal por diferentes nações.

Cruel e arrogante, possui conexões diretas com o influente Simbad, além de ter entrado no caminho dos heróis Aladdin e Alibaba em diversos momentos. Em suas batalhas não se importa em machucar civis ou nas consequências dos seus atos, mas também possui curiosas motivações, se mostrando um personagem com inúmeras facetas.

12. Pai - Fullmetal Alchemist Brotherhood
O "Pai" com seus homúnculos

"Pai", como é chamado por suas criações, é conhecido como o Homúnculo original, um ser artificialmente criado através de alquimia. Figurando como o principal antagonista dos irmãos Elric, supostamente se livrou dos sete pecados capitais ao criar outros homúnculos e, como resultado, se tornou frio e impiedoso.

Através de vários estágios de evolução, Pai revelou sua crescente indiferença pela vida humana, exterminando milhares para alcançar seus objetivos (seja um deles a perfeição) e eventualmente se tornando praticamente Deus.

11. Aizen Sousuke - Bleach
Aizen Sousuke, o ex-Capitão do Gotei 13

Aizen Sousuke iniciou sua participação na Sociedade Espiritual como um promissor Shinigami, subindo rapidamente nos ranks e chamando a atenção por suas habilidades. Logo um Capitão na Gotei 13, usou da sua aparente personalidade gentil para enganar a todos e seguir com seus complexos planos. Líder dos Arrancars, tomou posse da poderosa Hogyoku, tornando-se praticamente imortal em sua jornada para derrotar o Rei das Almas.

Aizen foi capaz de, sozinho, derrotar praticamente todos os Capitães e Vaizards, sendo apenas derrotado a custo dos poderes espirituais do protagonista Kurosaki Ichigo (com o poder do protagonismo) e mesmo assim permanecendo vivo. O vilão não só é tremendamente forte, como inteligente, se utilizando dos sentimentos de seus oponentes e de jogos psicológicos para quebrar a mente de seus adversários. Mau é apenas mais uma característica que o descreve, possuindo múltiplos artifícios para eliminar os obstáculos de seus planos.

10. Izaya Orihara - Durarara!!
Izaya Orihara, mestre do caos e da enganação

Talvez um dos mais interessantes vilões dos animes, Izaya Orihara afirma amar toda a raça humana, mas manipula as pessoas para sua própria diversão. Ainda jovem, o personagem se tornou um habilidoso vendedor de informações, servindo-se de suas habilidades para colocar todos nas suas mãos. Um verdadeiro "troll", Izaya é um mestre em disseminar caos, preferindo, na maioria dos casos, não se envolver diretamente com o conflito.

Mesmo que não seja considerado um verdadeiro vilão em determinados momentos, puxa os outros a seus limites, objetivando ver a verdadeira personalidade de cada um. Enquanto Ikebukuro está repleta gangues, seres sobrenaturais e humanos perigosos, Izaya ainda consegue se destacar controlando a todos sem quaisquer poderes sobrenaturais, garantindo seu lugar como vilão inesquecível.

9. Orochimaru - Naruto
Orochimaru, o Sannin lendário

Orochimaru não poderia estar fora dessa lista. O ninja, desde jovem, aperfeiçoou seus estudos sobre o corpo humano, sequestrando e dissecando adultos e crianças sem quaisquer restrições. Assassinou, em plena Vila da Folha, seu líder, o terceiro Hokage e conseguiu escapar com significativas lesões. Ainda assim, se recuperou com o tempo, voltando a entrar no caminho de Naruto diversas vezes.

Outros vilões do anime poderiam aparecer aqui, mas Orochimaru, em especial, tem uma importante ligação com Naruto e toda a Vila da Folha, apresentando-se como uma descomunal ameaça desde o começo da história. O personagem se imortalizou por suas peculiares habilidades com cobras e sua nata crueldade.

8. Naraku - InuYasha
Naraku, o misterioso meio-youkai

Meio homem, meio youkai, Naraku é um mestre da manipulação. Sempre se utilizando de seus subordinados para atingir seus inimigos, o personagem em si é extremamente perigoso, capaz de controlar poderosos venenos e escolher o dia exato para expor sua fraqueza, transformando-o em um ser praticamente imortal no resto do tempo. O nome "Naraku" quer dizer literalmente "Inferno" (ou "Hades" em japonês antigo).

Naraku possui um link direto com o meio-youkai InuYasha, tendo sua origem ligada ao protagonista. Ao longo da história, o vilão mostrou-se um inimigo praticamente invencível, sempre estando um passo a frente dos heróis e obtendo, com sucesso, todos os fragmentos da Joia de Quatro Almas, uma esfera capaz de realizar desejos.

7. O Major - Hellsing Ultimate
O Major, o sociopata amante da guerra

Major Montana Max, ou simplesmente "O Major", é um ex-oficial das forças alemães na Segunda Guerra Mundial que, desde então, vem tentando criar vampiros artificiais. Esse louco comandante nazista expressa uma natureza relaxada, mas é, de fato, um sociopata que ama a guerra acima de tudo. O anime explora o vilão de diferentes maneiras, trabalhando muito bem com seus ideais através de significativos discursos.

O Major não poderia deixar de aparecer na lista, para aqueles que o conhecem de Hellsing, vez que não se importa em nada com a vida humana, contanto que esteja em meio a guerra, sem se importar em vencer ou perder. Sua loucura e habilidades como estrategista são as características principais que o fazem um excelente vilão e um formidável oponente.

6. Griffith - Berserk
Griffith, o fundador do Bando do Falcão

Griffith, o promissor jovem fundador e líder do famoso grupo de mercenários, o Bando do Falcão, marca sua presença dentre os inesquecíveis vilões por sua sagacidade e obstinação na busca por poder. Sacrificou a vida de seus amigos sem pensar duas vezes, quando dada a chance, para se tornar um dos membros da Mão de Deus, cinco seres manipuladores reverenciados como deuses.

Com o sonho de criar seu próprio reino, está disposto a sacrificar tudo para alcançá-lo, traindo até mesmo seu melhor amigo, Guts, no processo. Tendo descartado suas moralidades, Griffith, por baixo de toda a beleza, carrega camadas de intensa maldade, tendo até mesmo violado Casca (outra protagonista) em frente a Guts, enquanto o encarava durante todo o processo.

5. Freeza/Cell - Dragon Ball Z
Frieza e Cell, duas grandes ameaças à toda a Terra

Integram a lista Freeza e Cell por sua maldade e indiscutível ameaça que ambos opuseram à toda a vida na Terra em suas respectivas sagas. Provavelmente o mais icônico vilão de DBZ, Freeza é conhecido como imperador do universo após exterminar diversos planetas e atestar sua força. Ao se deparar com os Guerreiros Z, o vilão matou a sangue frio vários dos protagonistas e levou Goku a seu extremo, fazendo o habilidoso saiyajin exceder seus limites para derrotá-lo.

Cell, por sua vez, é uma forma de vida criada através de células de poderosos lutadores. Com impressionantes habilidades e poder de regeneração, o vilão faz uso de jogos para lidar com seus inimigos, demonstrando extrema frieza e crueldade em suas ações. Além de derrotar inúmeros personagens ao longo da saga, tomou a vida de Goku em batalha, tornando-se um dos mais perigosos vilões dos animes.

*Apenas por uma questão explicativa, ambos vilões ocupam a mesma posição simplesmente pelo fato de serem do mesmo anime e possuírem similaridades em termos de participação na história, mas cada um possui sua singularidade e merece seu devido respeito.

4. Makoto Shishio - Rurouni Kenshin
Makoto Shishio, lendário espadachim e inimigo do Governo

Makoto Shishio foi um reconhecido espadachim durante a Revolução Meiji, sendo atestado como o sucessor de Battousai, o Retalhador, e posteriormente formando sua própria milícia antigovernamental juntamente a seu grupo privado de guerreiros de elite, o Juppongatana. Forte e influente, o vilão ganha seu lugar na lista por seu um visionário, articulando todos seus planos para criar um mundo novo.

Após sobreviver ser queimado vivo, alegar possuir as próprias chamas do inferno ardendo dentro de si. Shishio foi o primeiro a representar uma ameaça de vida para Himura Kenshin, o ex-espadachim e herói da Era Meiji, e chegou a usar a mulher que o amava atravessando-a com sua espada para atingir Kenshin.

3. Light Yagami - Death Note
Light Yagami ou Kira notável mente do crime

Light Yagami (ou Yagami Raito) era um brilhante estudante japonês até que chegou em sua posse um Death Note, um caderno que literalmente causa a morte daqueles que tem seu nome escrito nele. A partir daí, Light se torna um notório assassino com o objetivo de livrar o mundo de malfeitores e injustiças, conhecido como Kira.

Esse jovem faz jus a posição por sua alta inteligência e genialidade, passando, em certo ponto, a integrar a equipe de investigação que busca derrubar Kira (ele mesmo). Astuto e convincente, engana a todos, até mesmo L, considerado o maior detetive do mundo. Light lutou até o final de sua vida para concretizar seus planos e, mesmo sendo o personagem principal da narrativa, pode sim ser considerado um destemido vilão com seus objetivos egoístas e atentados à vida humana.

2. Vegeta - Dragon Ball Z
Vegeta, o príncipe da raça dos Saiyajins

O segundo lugar da lista é ocupado pelo príncipe dos Saiyajins, o confiante Vegeta. Talvez o mais famoso dentre os vilões que passaram para o lado dos heróis de todos os animes, o personagem começou seu trajeto em Dragon Ball Z com sua viagem à Terra, onde se depara com o poderoso Goku (e seus amigos), que o derrota em batalha, ferindo seu gigantesco orgulho.

Desde então, Vegeta cultivou enorme rancor, que acabou se transformando em uma das maiores rivalidades de todos os tempos. O interessante do personagem é que, em sua trajetória, evoluiu de um clássico vilão estereotipado para um verdadeiro herói. Ainda assim, o lado vilão de Vegeta precisa ser reconhecido por suas tendências ao mal e persistência, definitivamente pendendo para esse lado em diversos momentos da história.

1. Johan Liebert - Monster
Johan Liebert, indiscutível gênio e reconhecido monstro

Encabeçando a lista está o assustador Johan Liebert (só é preciso olhar seu rosto para perceber isso). Possivelmente o maior vilão da história dos animes, Johan não depende de nenhum poder especial para ser aterrorizante e mal. Sem dúvidas o mestre da manipulação, expõe a real natureza de suas vítimas, destruindo seus psicológicos e as corrompendo.

O vilão é inúmeras vezes comparado a Light Yagami em termos de genialidade, mas toma a frente por sua frieza e crueldade inatas. O fato que definitivamente o coloca em primeiro lugar é sua especialidade em reconhecer que a mente humana pode ser quebrada, utilizando-se de seu intelecto e perspicácia para fazê-lo e transformando suas vítimas em verdadeiros monstros.

Menção Honrosa

Como não podemos listar todos os grandes vilões da história dos animes, obviamente inúmeros interessantes personagens ficaram de fora da lista. Ainda assim, é importante lembrar de dois antagonistas que deixaram sua marca: O primeiro é Majin Boo, de Dragon Ball Z, que causou uma série de problemas para Goku e seus companheiros, sendo lembrado por sua personalidade caricata. O segundo é Uchiha Madara, um ninja lendário de Naruto Shippuden que desenvolveu por décadas seu trabalhoso plano para alcançar poder e trazer "paz" a todo o mundo.

16 comentários

  1. Interessante, mas eu acrescentaria também Saga de Gêmeos / Mestre do Santuário (CDZ), com sua dualidade, carisma,etc manipulou a todos, principalmente os Cavaleiros de Ouro, ...tanto que sua identidade só veio a tona graças a Batalha das 12 Casas

    ResponderExcluir
  2. Gostei da lista ;) Apenas não conheço 3. Eu acrescentaria o Toguro do Yu Yu Hakusho e como representantes femininas a Rainha Beryl de Sailor Moon e a Priscilla de Claymore.

    ResponderExcluir
  3. Realmente Johann mereceu o primeiro lugar sem dúvida o vilão mais marcante dos animes.

    ResponderExcluir
  4. deveria te colocado doflamingo

    ResponderExcluir
  5. Vegeta não! Nem deveria estar no rank, como pode não ter colocado Saga, Toguro e Hades , para colocar o vegeta. É a péssima equipe rocket é piada óbivio.

    ResponderExcluir
  6. Que lista mais Topzera mano s2 eu só acrescentaria mais uns 3 personagens a ela, mais foi a mais legal que eu encontrei hoje . FODA !!

    ResponderExcluir
  7. Meruem? N eh um vilao q apenas quer destruir tudo, ele eh um vilao complexo. Botar a equipe rocket e n colocar o meruem, ta de sacanagem ne?

    ResponderExcluir
  8. Sem duvida alguma,não é exagero,mas...o primeiro
    Lugar pertence a sösuke aizen,não é fanatismo ou algo aparente,concerteza Aizen é o maoir volão de todos os tempos...o mesmo é simplesmente completo.

    ResponderExcluir
  9. Poderia ter colocado o Dio Brando de JoJo

    ResponderExcluir
  10. O LIGHT YAGAMI NÃO É UM VILÃO

    ResponderExcluir

My Instagram