Eiji Tsuburaya, o mestre do Tokusatsu completa 114 anos


Se você é fã de Tokusatsu, com certeza se surpreendeu com o "doodle" do Google da semana que comemora os 114 anos do falecido mestre dos efeitos especiais Eiji Tsuburaya. Mas quem é ele mesmo?

Foto - Google

Nascido no dia 7 de julho de 1901, em Fukushima, Japão, o pioneiro dos efeitos especiais japoneses tem seu nome ligado a "Godzilla" e "Ultraman", dois símbolos do gênero Tokusatsu e ícones da cultura pop oriental com forte impacto mundial.

Leia a nossa matéria Ultraman e o futuro da franquia.

Eiji também é conhecido como "Tokusatsu no Kami-samá" (Deus dos Efeitos Especiais), graças ao seu pioneirismo no gênero que ecoa até hoje em produções orientais e ocidentais. Sem a existência desse grande nome, o gênero de ficção e fantasia na terra do sol nascente nunca teria deslanchado.

Eiji Tsuburaya no filme "The Great Monster War" (1965) - Foto: Vox

Infelizmente Tsuburaya faleceu em 1970 e não viu a expansão do universo que criou em 1966 com Ultraman pela Tsuburaya Productions e suas outras produções. Para quem acompanhou os trabalhos do "Deus dos Efeitos Especiais", percebia que ele tinha um cuidado maior no desenvolvimento dos personagens quanto na qualidade da trama se comparado a produções como Super Sentai ou Kamen Rider da Toei.

Ultraman de 1966, o filho de Eiiji Tsuburaya - Foto: Reprodução internet

O Google fez uma belíssima homenagem a Eiji com um doodle onde você pode brincar de fazer seu próprio filme de monstros japoneses com a supervisão do próprio Tsuburaya. A vinheta lembra a abertura do primeiro Ultraman de 1966 e logo na capa temos um personagem que lembra Ultraman Ace de 1972. No final do mini-game, você assiste o resultado da produção e pode compartilhar nas redes sociais.

0 comentários:

Postar um comentário

My Instagram