Cosplay #42 | Como colorir as sobrancelhas


Por Ana Luíza
(Foto da capa - Kaito / Natsu)

E ai, galera! Gostei demais do feedback da última coluna, que bom que vocês gostaram dessa novidade da coluna cosplay! E dando continuidade aos tutoriais esta semana trouxe mais uma dica básica de maquiagem para melhorar ainda mais o cosplay de vocês.

Primeiramente vou ensinar como preparar a pele, básico para qualquer personagem que vocês forem fazer. Não importa se o personagem é homem, criança ou se não usa maquiagem. Alguém já viu os poros de algum personagem de anime? Não, né? Pois então! Temos que deixar a pele perfeita para que o personagem apareça e se destaque, mesmo que ele tenha o rosto “limpo”.

Depois que a pele estiver pronta, vou ensinar como deixar as sobrancelhas da cor do seu cabelo ou peruca, pode parecer bobagem, mas isso faz muita diferença. As sobrancelhas são uma das partes mais expressivas do rosto e merecem tanta atenção quanto o resto.

Meninas e/ou meninos que já se maquiam, peço um pouco de paciência nesses tutoriais iniciais, pois tenho que começar do básico para quando começar a ensinar coisas mais avançadas, meus leitores já saibam como deixar a pele como uma tela em branco para podermos criar com liberdade e construir vários personagens diferentes.

Vamos para os materiais:

Base, corretivo e pó compacto


Pincel e esponja para base


Máscara para cílios incolor


Lápis de olho colorido


Cara Pintada (Faber-Castell)


Paleta de sombras (Manly)



E pinceis de maquiagem.

Preparando a pele!

Aplique um pouco de base do dorso da sua mão e escolha entre o pincel e a esponja para aplicá-la. Os dois precisam estar úmidos.

Para escolher a melhor cor de base para você, vá até uma loja e peça para experimentar as cores que mais se aproximam do seu tom de pele. Aplique a base na bochecha ou na parte de baixo do seu antebraço, assim você terá maior possibilidade de acertar o tom. Eu uso base não-oleosa, pois minha pele é um pouco oleosa e mesmo que não fosse, no calor de Salvador é a melhor opção se não quiser que a sua maquiagem derreta. Em caso de dúvidas peça ajuda para uma vendedora da loja.

O mesmo serve para o pó compacto. Seria melhor ainda se os dois fossem comprados no mesmo dia, pois você poderia experimentar o pó compacto em cima da base escolhida.


Para este tutorial eu optei pela esponja, acho que ela dá uma cobertura mais uniforme na pele e não deixa marcas. Aplique a base em todo o rosto, inclusive no queixo, e ainda, se sua base for muito clara ou escura, no pescoço para que fique tudo de um tom só.


Não se esqueça de passar a base sobre as pálpebras. Geralmente quem tem uma maquiagem mais completa tem um produto chamado “primer” específico para olhos, que é aplicado nas pálpebras para prepará-los para as sombras. Como eu não tenho esse produto eu uso a própria base e funciona bem comigo.


Depois que a base estiver aplicada, é hora de corrigir as imperfeições que restaram. Com um corretivo próprio para pele procure áreas com manchas, espinhas e olheiras. Passe em cima nas linhas de expressão a serem escondidas e espalhe com o dedo ou com o pincel de base dando “tapinhas” leves para que o corretivo se misture com a base.

Aplique quantas vezes achar necessário.

No meu caso sempre tenho que esconder as olheiras, porque não são todos os personagens que tem olhos cansados!


Para finalizar aplique o pó compacto em todo o rosto e pescoço. O pó compacto serve para fixar a base e o corretivo no rosto e dar o acabamento final na preparação da pele. Aplique com um pincel para pó ou com uma almofada para pó compacto, como na foto.


Pronto! Sua pele agora está preparada para receber qualquer tipo de maquiagem, é uma tela em branco e sem “imperfeições”, digo isso porque as peles de personagens de animes geralmente são perfeitas.
Vamos agora para a segunda parte!

Minha peruca é colorida, e agora sobrancelhas?

Sem problemas, se a cor da sobrancelha do seu personagem acompanha a cor do cabelo, deixar a sua sobrancelha da cor da sua peruca é fácil!

Existem vários jeitos de colorir as sobrancelhas. Coloquei na lista três materiais diferentes para que vocês possam ter opções. Eles são os lápis de olho, ou boca, coloridos, que podem ser encontrados em lojas de bijuteria populares que vendem um pouco de tudo ou em lojas especializadas de cosméticos, a diferença é que nas lojas especializadas os preços tendem a ser mais altos. A coleção de lápis artísticos para pintura de rosto da Faber-Castell, “Cara Pintada”, que podem ser encontrados em casas de fantasias ou, para quem mora em Salvador na Le Biscuit. E por último as próprias sombras para os olhos.

Eu já usei nos meus personagens todos estes materiais e eles trazem resultados diferentes:
Lápis de olho: Dependendo da cor e da pigmentação do lápis pode trazer um resultado que varia de leve coloração da sobrancelha até cobertura da pele sob os pelos.


O Inu-Yasha é um ótimo exemplo do uso desse material, usei lápis preto para fazer as suas sobrancelhas marcantes. Não se pode ver os pelos, pois o preto disfarça bem, mas foi usado lápis de olho comum.
Cara Pintada: Por ser um lápis mais espesso, sua ponta é boa para pintar superfícies maiores ou pintar mais rapidamente. Os lápis são bastante pigmentados, o que quer dizer é que não precisam de muito para colorir bem o local onde está sendo aplicado. Tem boa cobertura e cores fortes, como é um pouco oleoso/pastoso é bom para ser usado como base para sombras ou pinturas na pele.


Nesse cosplay usei o lápis Cara Pintada para ressaltar as sobrancelhas de um personagem cômico, que dá ao cosplayer essa liberdade para brincar. Como são sobrancelhas espessas a ponta do Cara Pintada tornou o trabalho bem mais rápido.

Sombra: Para ser usada depois de aplicada a máscara para cílios incolor, que facilita a fixação da sombra já que deixa a sobrancelha úmida, também pode ser utilizada sem a máscara, mas o risco de sair é maior. A vantagem é que se sua paleta de sombras for variada, é possível fazer misturas de cores para alcançar a cor desejada. Pode ou não cobrir os pelos dependendo da quantidade aplicada, mas mesmo que não cubra seu efeito à distância é bastante satisfatório.

Para este tutorial decidi ensinar maquiagem feita com a sombra, já que os outros dois são mais simples de serem aplicados, pois o lápis dá uma segurança maior na hora da aplicação. Não que sejam mais fáceis ou difíceis, mas como este tutorial tem o intuito de ensinar a colorir com a maior quantidade de cores, as sombras oferecem essa variedade mais que os lápis. Quem sabe mais para frente não faço um tutorial sobre como mudar o formato das sobrancelhas, o que acham?

Primeiro, aplique a máscara para cílios incolor para que esta faça o papel de fixador da sombra.


Pegue um pincel, de preferência um pincel “chato”, que tem as cerdas retas como na foto, e aplique a cor de sombra desejada. Neste caso, como usarei uma peruca vermelha, aplicarei uma sombra em tons de vermelho. Prestem bem atenção nos seus personagens, pois às vezes a sobrancelha NÃO é da cor do cabelo, como vocês podem perceber no caso do Inu-Yasha.


Siga o formato da sua sobrancelha e preencha toda a sua extensão com a cor escolhida. Caso o personagem tenha um formato de sobrancelha específico, pegue uma foto de referência e copie o formato.
Assim que acabar de pintar, a sua sobrancelha está pronta!


Agora é só colocar a peruca e ver como ficou.


Eu preparei o outro lado do meu rosto para uma peruca loira, para mostrar que não funciona somente com cores mais chamativas como vermelho ou azul. Para conseguir o tom certo do loiro a melhor maneira é experimentar, pois cada peruca tem um tom de loiro diferente. Façam as misturas, testem!


Aqui está um exemplo de uma sobrancelha pintada com sombra e que foi usada em eventos (em um local muito quente por sinal, e ela não saiu).


Preço dos materiais:
Lápis de olho colorido: 3,00
Cara Pintada: Em média 30,00
Paleta de Sombras (Manly): Em média 50,00
Base (Essenze di Pozzi): 30,00
Pó Compacto (Avon): Em média 19,00
Corretivo (Avon): Em média 16,99
Máscara incolor (Avon): Em média 15,00

*Os preços foram consultados na internet ou foram os preços dos produtos que adquiri na época. Preços sujeitos a alteração.

Eu realmente espero que esse tutorial ajude vocês e que traga maior conhecimento a cerca de materiais e do como fazer. Se tiverem alguma dúvida ou tiverem sugestões para incrementar o tutorial é só comentar aqui no site ou lá na página Oficial do Mega Hero! Aceito sugestões ou pedidos para os próximos tutoriais.
Queria dizer que estou muito feliz por ter começado com esses tutoriais, pois gosto muito de ajudar os cosplayers a melhorarem em todos os aspectos. Principalmente com tutoriais de maquiagem, porque eu vou contar para vocês, até os 18 anos eu não sabia passar um lápis de olho! Felizmente conheci uma amiga que era apaixonada por maquiagem, que me ensinou e despertou em mim o interesse de aprender a me maquiar. Minha outra ‘sala de aula’ foi o Youtube, existem inúmero tutoriais sobre maquiagem, tanto maquiagem para o dia a dia, quanto maquiagem artística.

O que eu trago aqui talvez não seja algo novo para muitos, mas sei que tem gente que não tem acesso aos tutoriais em inglês, e essa ainda é uma maneira de eu me aproximar dos leitores, por isso espero mesmo que tirem proveito desses tutoriais.

Não vou postar tutoriais seguidamente, irei intercalar com as colunas sobre assuntos diversos. Posso trazer quando houver pedidos, ou quando encontrar algo legal na internet que valha a pena ser mostrado.

Coloquei nessa coluna uma lista com o preço dos materiais, não sei se interessa, mas se gostarem eu posso fazer isso sempre. Deixem a sua opinião para melhorarmos a coluna juntos!
Até a próxima semana!


Não se esqueçam de curtir a página do Mega Hero no Facebook e seguir o nosso twitter @MegaHeroOficial!

Para maiores informações sobre a coluna cosplay, sugestões, novidades ou se quiserem bater um papo sobre cosplay é só me mandar um tweet @marshmalloworld ou curtir a minha página Ana Luiza Cosplay no Facebook e tirar qualquer dúvida por lá!

Let’s Cosplay!

2 comentários

My Instagram