Gavan | Tudo que você precisa saber sobre o novo filme

Com a aproximação da estréia do aguardado filme "Uchuu Keiji Gavan - The Movie", o Toku Bahia preparou uma mega-matéria com o que vai rolar no longa, curiosidades e 30 anos dos Metal Heroes. Confiram!


Autor: Alicia Ashby, com texto adicional da Toei
Fonte: Toei Co., Ltd.
Site Oficial: gavan.jp (Japão)
Traduções (do japonês): Jim Ballard e Elliot Gay
Traduções (do inglês): Amanda Gavan (Toku Bahia)

Aviso de Spoiler: Esse artigo contém detalhes parciais do próximo filme.

De “lenda” a “imortal”, o Detetive Espacial retorna… 30 anos atrás, na era dourada dos heróis de tokusatsu, um novo herói cai para nós como um meteoro. O nome dele: “Detetive Espacial Gavan”.
Para proteger a Terra das mãos malignas da organização criminosa espacial Makuu, Gavan é adornado com uma armadura de combate deslumbrante e opera uma real variedade de super máquinas. Ele foi o último guerreiro, combatendo numa batalha de vida ou morte em uma dimensão alternativa, “Espaço Makuu”.

Gavan Original e Gavan Type - G. As imagens são cortesia da TOEI Company LTD.
O show contou com ação non-stop, superando os heróis dos tradicionais tokusatsus, além de mecânicas elegantes, escala magnífica e uma história comovente. Como pioneiro das series “Metal heroes”, agora com continuação 17 anos mais tarde, Gavan se tornou uma lenda para as crianças no tempo de um piscar de olhos, brilhando brilhantemente na história dos heróis de tokusatsu.

E agora, a lenda vem sendo passada para a próxima geração. Dos parentes as crianças. De Retsu Ichijouji para Geki Juumonji. Este é um Gavan totalmente novo! Com estas mãos, ele vai moldar o futuro!

INTRODUÇÃO

A nova lenda do detetive especial começa agora!

Em Janeiro, a Toei chocou os fãs com a prévia de "Gokaiger Vs Gavan", celebrando o aniversário de 30 anos da franquia dos Metal Heroes ao lado da celebração dos 35 anos da franquia Super Sentai. O filme mostrou a equipe Sentai cruzando o caminho do Detetive Espacial Gavan, o primeiro Metal hero. Gavan foi interpretado por seu ator original, o veterano dublê Kenji Ohba, que também atuou em duas séries sentais diferentes anos atrás (Battle Fever J e Denziman).

Gavan Type-G e Gavan Original. As imagens são cortesia da TOEI Company LTD.
Esse grande sucesso levou Gavan a renascer numa nova geração com "Uchuu Keiji Gavan - THE MOVIE", disponível nos cinemas pelo Japão no sábado, dia 20 de Outubro.

Depois de anos se escondendo na escuridão, a organização criminosa espacial conhecida como Makuu começou a mover os pauzinhos novamente. Um detetive espacial jovem conhecido como Geki Juumonji herdou o nome de Gavan e os movimentos dele para combater esse mal crescente. O auxiliando e observando-o das sombras está o Gavan original, Retsu Ichijou. Os detetives espaciais Sharivan e Shaider também se unem a briga, levando a uma gigante batalha de proporções cósmicas!

30 anos depois da primeira aparição, Gavan irá exceder seu status legendário e se tornar imortal. O “homem mais forte nos cosmos” vai confiar o futuro e a mensagem das estrelas para um homem jovem. Atravessando o tempo e o espaço, o espírito do valente é passado em frente!

HISTÓRIA

Um ano atrás, os astronautas japoneses Geki Juumonji e seu amigo de infância Toya Okuma foram a Marte a bordo da nave espacial Kanata (significa “Além”) quando, sem aviso, um terrível acidente ocorreu. A nave foi destruída e os ambos os pilotos foram dados como perdidos e provavelmente mortos.

Gavan. Imagem cortesia da TOEI Company LTD.
Atualmente, remanescentes da mafia especial Makuu atacam a organização científica SARD (Espaço de Investigação e Desenvolvimento de Astrofísica), pondo em perigo a vida de Itsuki Kawai, amiga de infância dos astronautas perdidos. Milagrosamente, um novo Detetive Espacial, Gavan Type-G, chega para resgatá-la e ajudar outros empregados. Gavan revela que ele é ninguém mais que Geki Juumonji! Kawai fica radiante ao saber que Juumonji sobreviveu ao acidente, embora a questão sobre o que aconteceu a Okuma permaneça em aberto.

Enquanto Juumonji retrocede as forças da Makuu na SARD, os vilões conseguem fugir com dados valiosos. Quando Juumonji retorna para a Federação da Polícia Galáctica, no Planeta Bird, ele e sua parceira, Sherry, são repreendidos pelo Comandante Qom por terem falhado de impedir o roubo. O novo Gavan lembra que não é um Detetive Espacial verdadeiro ainda, que continua em treinamento. A mão direita da mulher de Quom, Elena, explica que eles enviaram um par dos mais experientes Detetives Espaciais a Terra para lidar com os problemas da Makuu. Preenchido com um desejo ardente de proteger sua terra natal, Geki consegue convencer o chefe Quom para dar a ele outra chance de proteger o planeta ao lado dos outros Detetives.

Sob o comando da vilã Kill Witch, o real objetivo da Makuu é reviver seu ex-líder, Don Horror, que foi derrotado pela primeira geração Gavan. Quem está liderando esse plano covarde é Jet Black Knight Brighton. Geki Juumonji enfrenta Brighton mas é derrotado, deixando Black Knight livre para sequestrar Kawai. Como ele já havia sido incapaz de salvar seu melhor amigo Toya, Juumonji agora põe Kawai em grave perigo. O novo Gavan é dominado pela dor e frustração.

O novo herói "Geki Jumonji", sua parceira "Sherry" e o veterano
Retsuo Ichijouji. Imagens cortesia da TOEI Company LTD.


Enquanto Juumonji atinge seu ponto mais profundo, Retsu Ichijouji, o legendário homem que derrotou Makuu, aparece na tentativa de estimular o herói jovem a retornar a ação. Tendo provado a mesma tristeza e desespero no passado, Ichijouji entende a dor de Juumonji... mas sabe que Gavan precisa renascer de novo e prevenir que a Makuu reviva completamente.

Logo os heróis estão presos no Espaço Makuu, uma dimensão paralela sinistra onde os monstros Makuu se tornam mais fortes. Se eles não conseguirem escapar desse local, não haverá mais esperança. Os dois homens lutam contra o ataque aparentemente interminável dos inimigos quando a ação parece chegar a seu clímax no castelo Makuu, com a sede sinistra da Mafia Espacial Makuu. Lá, Juumonji descobre porque Brighton sequestrou Kawai, e se depara com a terrível possibilidade da ressurreição de Don Horror.
Quando a terrível contagem vai chegando ao fim, os antigos camaradas de combate Kai Hyuda e Shu Karasuma se juntam a batalha! Sharivan e Shaider unem-se numa batalha definitiva contra a malvada Makuu.

Shaider, Gavan Type-G e Sharivan. As imagens são cortesia da TOEI Company LTD.
Mas como terminará essa batalha feroz...?!

NOTAS DE PRODUÇÃO

No começo da década de 70, a Toei lançou séries de sucesso como "Kamen Rider (1971)" e "Goranger (1975)" que deram início a franquias que continuam até os dias de hoje. Nos anos 80, existiu outro grupo de heróis recém-nascidos – que embora não corresponda a longevidade dos Sentais e da linha Kamen Rider – também apresenta sua marca na história dos filmes com efeitos especiais japoneses. Esses são os Metal Heroes.

Começando com o show original, "Uchuu Keiji Gyaban (1982)", a série dos Metal Heroes cativou espectadores de todas as idades com a nova abordagem da ação e com o design dos personagens, além da alta qualidade dos scripts, ação e música.

O original Detetive Espacial Gavan. Imagem cortesia
da TOEI Company LTD.
Gavan  iniciou a trilogia dos “Detetives Espaciais”, que continuou com "Detetetive Espacial Sharivan (1983)"   e "Detetive Espacial Shaider (1984)". Esses shows compartilharam continuidade, com os Detetives Espaciais tendo aparições periódicas como estrelas convidadas em shows posteriores. Depois de Shaider, a Toei moveu a série Metal Hero para uma direção mais experimental. Esses shows posteriores não davam continuidade e continham pouca semelhança com os Detetives Espaciais originais. Os dois shows Metal Hero finais, "B-Robo Kabutack (1997)" e "Tetsuwan Tantei Robotack (1998)", não eram atrações de super-heróis em si, mas comédias destinadas a crianças bem jovens.

Depois do final de Robotack, seu horário foi tomado por uma série de 26 episódios que revivia uma propriedade Ishinomori obscura, "Robocon (1999)", e então com outra vivência Ishinomori, "Kamen Rider Kuuga (2000)'. Kuuga foi lançado na chamada franquia da Era Heisei, que vem ocupando o mesmo horário desde então. Com Metal Heroes fazendo aparições nos shows Rider e armaduras de Riders se transformando nos trajes de um Metal Hero, os fãs começaram a fazer brincadeiras de que os Riders haviam simplesmente absorvido os Metal Heroes.

Talvez a Toei tenha simplesmente esperado para reintroduzir o espírito original do Metal Hero para a nova geração, mais jovem, de fãs dos heróis de tokusatsu. Se sim, a Toei deve ter decidido que a hora certa era agora.

No começo de 2012, Gavan retornou num espetacular e muito produzido filme, "Gokaiger Vs. Gavan - The Movie", que colocou o ator Kenji Ohba para fazer o Gavan original, Retsu Ichijouji. Com o novo "Uchuu Keiji Gavan - The Movie", Ohba traz para o papel (nas palavras da Toei) “Um tipo genuíno de sinceridade que faz com que o personagem sinta-se verdadeiramente vivo” enquanto treina como sucessor do nome de Gavan, um jovem homem chamado Geki Juumonji, que vai continuar com o bom trabalho para a Federação da Polícia Galáctica.

Gokaiger Vs Gavan. Um dos sucessos
mais recente da TOEI.
O papel de Juumonji é de Yuma Ishigaki (13 Assassins), um ator que – com 30 anos de idade –é notavelmente muito mais velho e experiente como ator que a maioria dos atores típicos da moderna propriedade de heróis da Toei. Toei está enfatizando a capacidade de Yuma para fazer suas próprias lutas e acrobacias, tanto quanto Ohba fez na série original. Cenas de ação intensas e acrobacias eletrizantes, juntamente com um enredo energético, fizeram muito para deixar o original Detetive Espacial Gavan como um sucesso em 1982.

A nova armadura de Juumonji como Gavan é chamada de Gavan Type-G, facilmente distinguida da original por seu “update” com efeitos de iluminação no peitoral. Os trajes de ambos, Juumonji e Ichijouji, como Gavan, irão aparecer no filme.

Adicionalmente, os sucessores dos originais Shaider e Sharivan irão aparecer no filme. O novo Shaider é um herói de nome Shu Karasuma, retratado por Hiroaki Iwanaga (Kamen Rider OOO). O novo Sharivan é nomeado Kai Hyuga é interpretado por Riki Miura (Gekiranger). A Toei não anunciou ainda se o ator original do Sharivan, Hiroshi Watari, irá ter algum envolvimento no filme, enquanto o ator original de Shaider, Hiroshi Tsuburaya, morreu em 2001.

A heroína de "Uchuu Keiji Gavan - The Movie" e interesse amoroso de Juumonji é Itsuki Kawai, é interpretada por Yukari Taki (Kamen Rider W Returns: Kamen Rider Accel). Kawai é uma amiga de infância de Juumonji e uma pesquisadora que trabalha na SARD. Outra trabalhadora da SARD e amiga de infância de Juumonji, além de ser a nova parceira de Gavan é Sherry, que é interpretada por Suzuka Morita (Shinkenger). A tia de Sherry, Elena, é a nova secretária do Comandante Qom, da Federação da Polícia Galáctica, é interpretada por uma ex-atriz de filmes adultos, Honoka (Akibaranger). O papel do Comandante Qom será interpretado pelo ator que fez o personagem no Gavan original, Toshiaki Nishizawa (Godzilla Vs. Gigan). O papel pertencente ao amigo de Juumonji, Toya Okuma, é interpretado por Nagaoka Takuya (Life Is Dead).

Comandando o renascimento dos novos exércitos de monstros da Makuu está uma personagem nova chamada Kill Witch. É interpretada por Sanae Hitomi, atriz que já fez diversos papéis nas produções recentes da Toei, mas é nova. "Uchuu Keiji Gavan - The Movie" será a primeira oportunidade do público de ver seu rosto nas telas.

Primeiro poster divulgado do novo filme
de Gavan
Com a direção do filme estará o veterano da Toei Osamu Kaneda, que já dirigiu as séries da Toei “crossover”, filmes que começam com "All Riders Vs. Dai Shocker (2009)" e continuam com filmes recentes como "OOO, Den-O, All Riders: Let's Go Kamen Riders (2011)" e "Kamen Rider x Super Sentai: Super Hero Taisen (2012)"

"Uchuu Keiji Gavan - The Movie", com apenas quarto heróis blindados, será muito menor e mais baseada num affair. Kaneda tem um longo histórico nas producões de TV da Toei, e serviu como diretor de ação do original DETETIVE ESPACIAL GAVAN.

O produtor Hun Hikasa é outro veterano nas produções com henshin da Toei. Apesar de seu mais famoso sucesso recente ter sido a paródia subversiva "Akibaranger (2012)" , Hikasa também produziu muitos shows notáveis das séries originais Metal Heroes, incluindo o "Detetive Espacial Shaider" e "Heavy Metal B-Fighter (1995)". Esse será um de seus primeiros créditos em filmes independentes, apesar de seu envolvimento ser especulado como um impulso para a Toei possivelmente usar o filme como um trampolim para lançar uma nova série Metal Hero.

O roteirista de "Uchuu Keiji Gavan - The Movie", Yuuji Kobayashi, tem escrito para uma série de Ultras da Tsuburaya Productions. Seus Ultra créditos incluem "Ultra Q: Dark Fantasy (2004)", "Ultraman Max (2005)", "Ultraman Mebius (2006)", e "Ultraseven X (2007)". Ele também foi escritor de uma inteligente homenagem ao Ultraman, "Bio Planet WoO (2006)" e outras séries conhecidas como "GARO (2005)" e "GARO - Makai Senki (2011)". Kobayashi tinha feito trabalhos relativamente pequenos para a Toei antes, contribuindo com alguns episódios de "Gekiranger (2007)".

Um olhar mais detalhado no capacete do
Gavan Type-G. Imagem cortesia da TOEI Company LTD.
O diretor de ação do filme é o ator de longa data Toshihiro Ogura. Seu trabalho mais conhecido para os ocidentais são provavelmente nos filmes do Godzilla “Millennium Series”, onde ele interpretou os monstros Anguirus, Ebirah e Keizer Ghidorah em "Godzilla: Final Wars (2004)". No tokusatsu pra TV, Ogura começou a atuar na inovadora série de 1996, "Changerion", e então moveu-se para uma variedade de papéis nos Metal Heroes, Heisei Kamen Rider e nas séries de Super Sentai. "Uchuu Keiji Gavan - The Movie" é a primeira vez de Ogura como diretor de ação, seguindo os passos de outros notáveis diretores como Kazuo Niibori e Hirofumi Fukuzawa.

Os efeitos especiais de "Uchuu Keiji Gavan - The Movie" são dirigidos por Hiroshi Butsuda, um veterano da Toei em várias produções tanto de televisão quanto em filmes para o cinema. O primeiro do trabalho deste com a companhia veio em 1990, quando ele começou com as séries Super Sentai. Butsuda também trabalhou com os Metal Heroes e com Kamen Riders da era Heisei, com séries pontuais "Pretty Guardian Sailor Moon (2003)". Ele também trabalhou com filmes como "Devilman (2004)" e "Lorelei: The Witch of the pacific ocean (2005)".

CRÉDITOS

Tempo de Duração: 82 Minutos
Data da Estréia Japonesa: 20 de Outubro, 2012
Elenco
Geki Juumonji/Gavan Type-G: Yuma Ishigaki
Retsu Ichijouji/Gavan: Kenji Ohba
Toya Okuma: Takuya Nagaoka
Itsuki Kawai: Yukari Taki
Sherry: Suzuka Morita
Comandante Qom: Toshiaki Nishizawa
Eleena: Honoka
Kai Hyuga/Sharivan: Riki Miura
Shu Karasuma/Shaider: Hiroaki Iwanaga
Kill Witch: Sanae Hitomi
Don Horror: Shozo Iizuka
Narrador: Kiyoshi Kobayashi
__________________________________________

Diretor: Osamu Kaneda
Roteirista: Yuji Kobayashi
Produção: Jun Hikasa
Diretor de Fotografia: Wataru Kikuchi
Música: Michiaki Watanabe, Kosuke Yamashita
Diretor de Ação: Toshihiro Ogura
Diretor de Efeitos Especiais: Hiroshi Butsuda
Distribuição: Toei
Vendas Internacionais: Toei

My Instagram