Cosplay #13 | Comics Cosplay

Olá leitor da coluna cosplay! Eu queria começar esse post agradecendo a quem vem acompanhando, quem compartilha e ajuda na divulgação para que mais pessoas possam ter acesso a este conteúdo! Eu fico muito feliz em saber que a coluna está tendo acessos constantes e que tem pessoas ansiosas pelos posts, muito obrigada mesmo.


Bem o assunto da semana aproveitou a carona de um dos maiores eventos de cultura pop, o NYCC, ou New York Comic Con, que aconteceu neste último final de semana, reunindo milhares de fãs de animes, quadrinhos, filmes, séries e muito mais, que para lá foram em busca de diversão!

Aproveitando essa energia e animação que ainda é evidente na internet, decidi falar sobre cosplays de comics, que são cosplays dos famosos personagens, principalmente americanos, de quadrinhos. Será que é necessário tirá-los do “bolo” dos cosplays e reservar uma matéria somente para eles? Mas é claro! Os comics cosplays estão cada vez mais em alta, e é essa tendência que vamos conhecer neste post!
Antes de falar propriamente sobre cosplay, precisamos conhecer um pouco da história dos comics, a origem dos quadrinhos norte-americanos, que foram os quadrinhos que conquistaram o mundo, ganhando uma legião de fãs fiéis que até hoje acompanham e torcem por seus heróis, ou vilões, favoritos.

John de Liga da Justiça
Podemos traduzir a palavra comic como cômico, a expressão comics, que nos Estados Unidos é usada para denominar quaisquer tipos de quadrinho já em outros países ficou conhecida como identificador de quadrinhos produzidos nos EUA com seu traço característico. A origem da palavra é explicada, pois no começo as histórias tinham enredos unicamente de comédia. Claro que depois de um tempo os temas ficaram mais abrangentes, principalmente nos dias atuais.

Os comic-books começaram a ser comercializados nos anos 30, mas antes disso as histórias em quadrinho e as famosas “tirinhas”, já eram publicadas em jornais e revistas, pois juntar imagens e texto era um ótimo jeito de atingir a massa e divulgar notícias pelo mundo. E isso não aconteceu somente nos EUA, em vários países tanto quadrinhos já encadernados, em formatos pequenos de bolso, quanto coletânea de tirinhas que foram sendo encadernadas, estavam sendo lançados para o público que abraçava essa novidade.

Quando a revista Action Comics #1 foi lançada, tendo sua capa ilustrada pelo Super-Homem, um dos maiores super-heróis já criados, a popularidade do personagem foi tamanha que passou a guiar editoras e autores para desenvolverem o gênero dos super-heróis, definindo-o como principal gênero dos quadrinhos norte-americanos, o que não significa que outros gêneros não foram criados e que fizeram sucesso nessa mesma época. Este gênero teve um declínio durante os anos 50, enquanto os quadrinhos competiam com a televisão e o fácil acesso à leitura, mas se reestabeleceu nos anos 60 e sua popularidade foi contínua até o final do século XX, pois ganhou um novo grande público, o universitário, que se interessou e se identificou com a “humanização” dos super-heróis iniciada, principalmente, por Stan Lee.

Action Comics Volume - 1
No Brasil apesar de termos sido bastante influenciados por quadrinhos norte-americanos, europeus e japoneses, também tivemos e temos produções nacionais de qualidade, nossos famosos gibis, produzidos por grandes artistas como Ziraldo e Mauricio de Souza.

Até mesmo os japoneses foram influenciados pela cultura norte-americana de quadrinhos. Apesar das origens dos mangás serem as antigas pinturas japonesas que contavam histórias, os mangás em sua forma atual, foram influenciados por revistas ocidentais vindas dos EUA e Europa. Na ocupação da Segunda Guerra Mundial, os mangakas entraram em contato com os quadrinhos trazidos de fora, e depois de Osamu Tezuka, os mangás ganharam a total caracterização que conhecemos hoje, tanto no formato, como na arte.
Se você pensa que o cosplay começou no Japão, está enganado. Os primeiros cosplayers surgiram na Worldcon, convenção nos EUA, onde Forrest J. Ackerman fez o primeiro traje, o “futurecostume” juntamente com Myrtrle R. Douglas, que fez sua versão de um vestido de um filme da época. A partir daí se fantasiar na Worldcon e demais convenções que foram surgindo, tornou-se hábito. A brincadeira foi levada até o Japão por Nobuyuki Takahashi, que ficou encantado com a prática e incentivou os japoneses a entrarem nessa brincadeira que virou febre! Após esse ponto o cosplay se expandiu para diversos países, conquistando fãs e admiradores por todos os locais que essa cultura foi apresentada.

Cosplay e Mulher Maravilha
O público que frequentava as primeiras convenções norte-americanas não era o mesmo público que a frequenta hoje. Hoje os eventos possuem atrações diversas, agradando todo tipo de pessoa. Por isso os cosplays de comics nos EUA tem tanta importância, pois foram eles que influenciaram mais e mais cosplayers a participarem dos eventos. Fãs de super-heróis, personagens de filmes, seriados e jogos enchiam os eventos, onde pessoas com gostos comuns podiam se encontrar e compartilhar os seus hobbies.

Podemos perceber na história que o comics teve os seus altos e baixos, um período em que estavam em alta e outros que foram meio que esquecidos pela grande maioria, e é claro que não vou generalizar, eu sei que existem fãs fiéis, que mesmo quando massa não estava interessada nos seus heróis e suas histórias continuaram a colecionar edições e acompanhar o desenvolvimento dos quadrinhos.

Isso é um ciclo normal, a sociedade está sempre perdendo e renovando o seu interesse nas coisas, e é perceptível que até alguns anos atrás a indústria dos comics não estava tão bem, vários reboots foram feitos para se adequar à nova geração, e algumas tentativas de adaptações não tão bem sucedidas no cinema foram feitas. Mas graças a alguns diretores que souberam trabalhar bem em adaptações e produções, filmes de certos personagens como Batman, começaram a ganhar destaque e a incentivar novamente a produção de filmes de super-heróis.

Lady Deathstrike, vilã de X-Men. Cosplay feito pela norte-americana Yaha Han, os cosplays dela são
incríveis, deem uma pesquisada sobre ela!
Claramente estamos vivendo um período de alta dos super-heróis, filmes e mais filmes, estão sendo produzidos, adaptados e refilmados para que possam suprir essa procura intensa por esse gênero. Com a tecnologia que temos hoje, estamos podendo desfrutar de verdadeiras obras de arte nos cinemas, pois os filmes contam com uma quantidade absurda de efeitos que são essenciais para trazer os personagens à vida. Os quadrinhos também estão sofrendo adaptações e reboots, renovando esse universo para que mais fãs possam surgir.

Com tudo isso acontecendo é claro que imediatamente toda essa moda, essa febre de comics se reflete no universo cosplay. Como temos acesso a tudo pela internet, fotos das fantasias, comunicação com pessoas de outros países, dicas, materiais e etc., fica muito mais fácil fazer cosplay. O acesso ao visual é o que domina esse nosso período, a imagem é uma necessidade. E juntando isso com a prática do cosplay, temos um boom de cosplays de comics que a cada lançamento de quadrinhos e/ou filmes, adaptações, figurinos, fazem com que mais pessoas, que já eram fãs, ou tornaram-se fãs por causa dessas novidades, queiram fazer cosplays de personagens de comics.

Assim nos mais diversos eventos podemos encontrar todo o tipo de personagens de comics. Temos os fãs das versões antigas, que possuíam fantasias mais coloridas e quase escandalosas, que são as minhas preferidas; os fãs dos remakes, das adaptações dos filmes, que são criações mais próximas da realidade, e que estão sendo muito usadas; fãs que só querem usar acessórios dos seus personagens favoritos, como chapéus, armas, ou até camisetas com seus símbolos; pessoas que não ligam se parecem fisicamente com o personagem e colocam seus collants apertados para desfilar entre o público e, é claro, que não poderíamos deixar de mencionar, os cospobres! Sempre tem algum Homem-Aranha gaiato andando pelo evento e distraindo o povo.

Grupo com personagens da DC
Nos eventos que frequentei ultimamente e fotos de outros eventos, até mesmo de fora, que venho acompanhando mostram como a franquia de Os Vingadores está fazendo sucesso. Os personagens da Marvel estão pipocando nos eventos, são muitos cosplayers dando vida aos personagens do Thor, Capitão América, Loki, Viúva Negra e todos os outros! No Anime Friends, vi um grupo completo de Os Vingadores todos com seus trajes da versão antiga, eles eram um ponto super colorido no meio do evento! Mas o grande campeão preferido dos homens e principalmente das mulheres é o Loki, estão explorando de tudo! Versão antiga, nova, do filme, feminina, pin up, masculina com modificações, steampunk, de tudo! Eu não sei vocês, mas eu acho isso o máximo! Adoro ver essas adaptações e ver a criatividade do cosplayer!

Não menosprezando os heróis, mas outros comics cosplays que são sempre um arraso são os vilões das histórias. Como todos sabem o mal sempre parece melhor, por isso as roupas, acessórios, cabelo, maquiagem e até a expressão corporal dos vilões é muito mais interessante e divertida do que muitos heróis! E como eles são muitos, o que não falta é vilão para escolher e fazer um cosplay. As cores, o jeito, tudo neles é chamativo, e existem vilões que são até mais famosos que muitos super-heróis, não necessariamente da sua própria história, como é o caso do Coringa do Batman que é uma das maiores referências de vilões de quadrinhos que temos. Por isso se você prefere o vilão ao herói, não tem problema, faça o seu cosplay!

Harley Quinn vilã de Batman
Mas como sempre, quando estamos falando de cosplay, estamos, infelizmente, falando de pequenas desavenças, e com o cosplay de comics não seria diferente. É repetitivo, mas sempre tem aquela pessoa que vem perguntar: “E fazer cosplay de personagem de história em quadrinho é cosplay?”. Cosplay significa costume play, ou seja, “brincar de se fantasiar”, logo qualquer tipo de fantasia seria um cosplay. Entendido, né? Além disso, ainda tem as pessoas que ficam implicando com os comics, pois são fãs somente dos mangás e animes e acabam não considerando ou desmerecendo o outro gênero.

Sinceramente, eu acredito que os cosplayers que curtem e as pessoas que variam e fazem cosplays tanto de personagens de anime como de comics, concordam que o comics cosplay já está mais que consolidado como cosplay, não é nem para ter dúvida. Até porque não foi o Japão que iniciou essa onda, não é? Então por favor, vamos respeitar e apreciar não só comics cosplayers, porque tem muita gente boa por aí, mas também todos que estão presentes no evento, pois é uma ocasião onde os públicos de diversos tipos de gostos se reúnem para confraternizarem juntos, por isso o respeito pelo hobby do outro é importante, o intuito é se divertir!


O que me deixa fascinada sobre o comic cosplay é a sua versatilidade. Quem leu a última matéria sabe o quanto se pode brincar com adaptações de cosplays para ambos os sexos. Todos sabem que a maioria dos super-heróis, ou pelo menos os mais conhecidos, tem a sua versão feminina, o que resulta em ótimos cosplays tanto para um, quanto para outro. Além disso, temos os genderbenders que são adaptações de crossplays, mudando o gênero do personagem. E dessa brincadeira saem cosplays maravilhosos, porque as adaptações são infinitas, as pessoas são muito criativas, por isso temos vários cosplayers que fazem essas modificações na roupa e ficam incríveis.

Superheros Bunnys, os Vingadores Thor e Gavião Arqueiro e o vilão Loki versão coelinhas.
Lindas adaptações para o NYCC
Vi diversas fotos do NYCC que ilustram exatamente o que eu falei acima. Falando um pouco dessa mega convenção, ela é a maior convenção do leste americano e acontece todo ano em outubro. O evento trás para o público o que tem de melhor e mais novo do universo dos quadrinhos, mangás, animes, séries, filmes, brinquedos e vídeo games. E enquanto nos contentamos com algumas atrações, o NYCC, leva atores, artistas, autores e tudo mais que estiver em alta para que os fãs tenham contato com os criadores das suas histórias favoritas! Tem uma ala só dos artistas, salas de exibições com teasers de séries, filmes e animações que estão para sair, apresentações e tudo que você imaginar! Imagina poder conhecer o ator ou o autor que você tanto gosta? Deve ser a perdição!

E no NYCC deu muito cosplay de comics, só pelas fotos vi vários personagens de Os Vingadores e Batman, que estão super em alta! A qualidade dos cosplays é incrível, são cosplayers bons para todo o lado! Além de vários bons fotógrafos amadores ou não, circularem pelo evento tirando fotos e fazendo a alegria dos cosplayers. E eu estou ressaltando isso para que vocês possam entender o quanto eles valorizam essa cultura. Eles fazem palestras, levam autores de histórias famosas para que os fãs possam ter contato, eles estimulam os cosplayers a participar do evento, por isso são tantos! Quando você vê fotos de cima de um espaço aberto, pode perceber quantos cosplayers estão pelo evento! É uma mega estrutura pensada para funcionar para o público, a organização parece ser impecável, o espaço muito bem escolhido, e você ainda percebe nos cosplayers o quanto eles estão a vontade.

Crossplay de Loki de Os Vingadores e cosplay de Ravena dos Jovens Titãs no NYCC
E não pense que não temos grandes convenções por aqui! Apesar de não serem tão completas como as norte-americanas, aqui no Brasil já temos alguns eventos que estão se organizando e se esforçando para sempre trazer o melhor para o público! Só para citar alguns, nós temos o Anime Friends, que quase todos conhecem, este ano eles tiveram uma sala de fotografia exclusiva para cosplays de comics; este ano aconteceu o primeiro Super Power Con também em São Paulo, que foi um evento exclusivo de quadrinhos da Marvel e da DC; o Fest Comix que é um evento de concurso cosplay da loja Comix, que vai ocorrer neste final de semana em São Paulo e o Super-Com de Recife que vem crescendo a cada ano se inspirando em eventos de fora, tentando trazer tudo de melhor para o público!

Thaís Yuki com seu cosplay de Elektra
Tudo isso só para exemplificar como o comics cosplay está ganhando espaço no nosso país e, é claro, fora dele! Com esse acesso facilitado da internet, podemos ficar por dentro de notícias e nos planejar para fazer cosplays de comics super bem feitos! Vamos aproveitar essa onda de histórias em quadrinhos sendo valorizadas e ganhando destaque na mídia para fazer cosplays dos nossos personagens favoritos! Com os filmes e quadrinhos em mãos temos boas referências para montar acessórios, roupas e tudo mais. Só é querer!

Eu sei que nessa matéria eu não incluí cosplays de games, seriados e etc., porque eu vou reservar matérias especiais para esses tipos de cosplay!

Então se preparem, pois esse ano ainda terão alguns eventos e vocês podem ter certeza que irão chover cosplays de personagens de comics! Por isso pegue o seu cosplay e suit up! Vamos abrilhantar o evento trazendo para realidade os heróis que tanto desejamos que sejam reais!

Não se esqueçam de curtir a página do Toku Bahia no facebook e sigam-nos no twitter @TokuBahia!

Para maiores informações ou se quiserem bater um papo comigo sobre a coluna cosplay, próximos posts, sugestões e dicas, é só me seguir no twitter @marshmalloworld!
And Let’s Cosplay!

My Instagram