Eventos do universo de Harry Potter acontecem neste final de semana em Salvador


Desde o anúncio de um novo filme no universo de Harry Potter, os fãs de uma das maiores franquias literárias de todos os tempos se preparam para o retorno da magia nos cinemas.

Em Julho deste ano completou cinco anos do último filme da saga, "As Relíquias da Morte Parte 2". O oitavo filme do bruxo mais famoso da literatura moderna arrecadou mais de um bilhão de dólares mundialmente e se tornou uma das maiores bilheterias da história.

Era evidente que o universo criado por J.K Rowling seria explorado em algum momento e esse momento chegou exatamente cinco anos após o último filme. Animais Fantásticos e Onde Habitam é a aposta da Warner para resgatar o público para as telonas. O longa aproveita o personagem Newt Scamander que aparece no livro com o mesmo ano, lançado pela autora em 2001. Apesar do livro ser apenas uma enciclopédia para animais fantásticos, não foi um obstáculo para a criadora desenvolver um roteiro inédito para os cinemas.

"Animais Fantásticos" será o primeiro de uma série de cinco filmes - Foto: Reprodução internet

Em Salvador na Bahia os fãs de longa data se reúnem novamente para comemorar essa volta do universo de Rowling. "Eu conheci a franquia poucos meses antes de anunciarem o primeiro filme 'A Pedra Filosofal'. Sinto que ela (a franquia) surgiu em minha vida num momento super oportuno, pois estava prestes a começar a faculdade de Cinema e Vídeo, na qual pude aguçar muito a criatividade que eu já tinha. A leitura dos livros me indicavam novas maneiras de trabalhar o lúdico e o imaginário. Já com as suas adaptações cinematográficas eu aprendia diferentes métodos de moldar uma história, analisando aspectos do roteiro, direção e montagem. Era a diversão conectada da maneira mais produtiva e eficaz ao meio acadêmico!", comenta Marcelo Vitz, fundador do grupo HP Salvador Magic Zoo.

"O fã-clube Harry Potter Salvador começou pouco antes de 2007 e passou por inúmeros formatos e administrações. Suas atividades, infelizmente, foram minimizando após o término da franquia nos cinemas. E para a nossa surpresa, anos mais tarde, J. K. Rowling anunciou o derivado 'Animais Fantásticos & Onde Habitam'. Essa oportunidade gerou em mim e em alguns poucos colegas - que já estávamos liderando o fã-clube em sua fase final - a retornarmos com o grupo, porém com um novo nome “Magic Zoo”, repaginado para atender a nova franquia! Nossa proposta nunca mudou: criar eventos temáticos da saga e atrair/gerar novos fãs", continua Marcelo.

Grupo HP Magic Zoo no primeiro encontro realizado em Agosto deste ano - Foto: Magic Zoo

O primeiro evento do grupo aconteceu em Agosto desse ano e foi sucesso absoluto na Livraria Saraiva do Salvador Shopping. Marcelo também está contente com essa volta da franquia. "Como fã, acho excelente poder conhecer novas histórias (sobretudo por partirem da mesma autora) e experimentar novamente o 'hype' antes da estreia do filme, a interação com os colegas, etc. Por outro lado, sei que os grandes estúdios estão cada vez mais num ritmo de produção incessante, buscando atender mais público e se ramificando em outras mídias. Hoje em dia existem calendários de lançamentos para cinco ou seis anos seguintes, fato que é muito distinto de 10 anos atrás, na qual as sequências e derivados de filmes dependiam, sobretudo, do sucesso das bilheterias do anterior. Só temo que esse ritmo industrial acabe afetando a qualidade das produções e histórias, o que gera bastante insatisfação aos fãs… Mas tenho fé!"

O próximo evento do Magic Zoo acontece no dia 30 de Outubro, data que marca o lançamento nacional do livro "Harry Potter e a Criança Amaldiçoada", adaptação da peça de teatro que serve como um oitavo livro para a saga do bruxo. Já no Sábado 29 de Outubro, o grupo se reúne em parceria com a Livraria Cultura para um mega encontro de fãs. Por fim o Magic Zoo celebra a chegada de Animais Fantásticos no dia 16 de Novembro na pré-estreia do Salvador Shopping.

"Curiosamente, depois do nosso 'retorno', inúmeros parceiros do passado rapidamente solicitaram a presença do fã-clube para novos encontros. E ficamos surpresos com o retorno do público também! É como se eles estivessem sempre ali, aguardando o chamado! Como este ano tivemos muitas novidades no mundo bruxo (a linha de eBooks 'Hogwarts Presents', o livro 'Harry Potter e a Criança Amaldiçoada' e o filme 'Animais Fantásticos & Onde Habitam'), acabamos adequando os eventos aos temas desses produtos. Para os próximos, desejamos explorar a franquia como um todo e experimentar elementos que ainda não foram trabalhados para dinâmicas, jogos, gincanas, festas, prêmios e etc. Queremos extrair o que há de mais lúdico na obra de J. K. Rowling e transformar em eventos para o público de Salvador, sempre com diversão e magia", encerra Marcelo.

Quer participar dos eventos do grupo? Acesse a página oficial do Magic Zoo no Facebook clicando aqui.

0 comentários:

Postar um comentário

My Instagram