Mr. Xandom | Spoilers e Especulações: Joias do Infinito e os Tesouros de Odin


Por Alexandre Teixeira

A coluna desta semana traz dois assuntos que sempre deram o que falar dentro do Universo Cinematográfico Marvel. O primeiro é sobre as Joias do Infinito e segundo é sobre alguns tesouros de Odin em estão em Asgard.

A ideia comentar a respeito desses itens e também especular um pouco sobre eles e sobre como poderão aparecer e influenciar no UCM.

Vale lembrar que não conheço todos os itens que serão mencionados, então alguns, infelizmente, serão descritos superficialmente.

Joias do Infinito

Para quem já está familiarizado com o universo Marvel dos quadrinhos, deve conhecer bem as Joias do Infinito. Elas são seis artefatos extremamente poderosos que, quandos juntas, transformam seu portador em um ser onipotente, capaz de controlar todo o universo a seu bel prazer.

Abaixo irei listar todas as seis joias e suas habilidades. Lembrando que usarei a versão das joias dos filmes, então, irei colocar primeiro a forma que aparece nos filmes e ao lado a essência que representa. Além disso, ainda faltam duas joias para serem reveladas, então, por enquanto, não sabemos qual nome elas irão receber nos filmes.

Tesseract – Joia do Espaço


O Tesseract foi à primeira das joias a aparecer. Sua primeira aparição foi em Thor, durante a cena pós-crédito em que mostra Nick Fury conversando com o Doutor Erik Selving sobre um projeto que envolver o artefato. Logo após isso, o Tesseract volta a aparecer em Capitão América: O Primeiro Vingador, no qual é o centro da trama, já que o Caveira Vermelha acaba encontrando o Cubo no túmulo de Odin na Terra, e o usa para criar novas armas para a HIDRA. Em Os Vingadores, o Tesseract também é um ponto chave da trama, já que ele é responsável por abrir um buraco de minhoca que possibilita que o exército Chitauri invada a Terra. Atualmente o Tesseract se encontra guardado em um cofre em Asgard

A Joia do Espaço da a seu portador a habilidade de existir em qualquer lugar ou em todos os lugares. Além disso, ganha a habilidade de mover qualquer objeto para qualquer parte do universo e de deformar e rearranjar o próximo universo.

H – Joia da Alma

Ainda não se sabe quem é o portador ou o nome que esta joia irá receber nos filmes, porém, muitos especulam que ela possa pertencer ao Doutor Estranho, já que a joia é relacionada à manipulação da alma dos vivos e dos mortos.

A Joia da Alma permite que portador roube, manipule e altere almas, tanto a dos vivos quanto dos mortos. Ironicamente a joia é o portão para um pequeno e idílico universo.

Aether – Joia da Realidade


Aether ou Éter é a única das Joias do Infinito (até agora) a apresentar uma forma fluida. Ele foi criado pelo líder dos Elfos Negros, Malekith, antes mesmo da criação do próprio universo. A intenção de Malekith era a de transformar todo o universo em trevas, e com isso se tornar seu governante. O Aether aparece pela primeira vez em Thor: Mundo Sombrio. Essa joia possui a habilidade de possuir seu hospedeiro, muito similar a uma simbiose. Apenas duas pessoas são conhecidas por terem sido hospedeiros do Aether, elas são Jane Foster e o próprio Malektih. Atualmente essa joia se encontra sobre os cuidados do Taneleer Tivan, também conhecido como O Colecionador.

A Joia da Realidade da a seu portador a capacidade de realizar qualquer um de seus desejos, mesmo que esse entre em contradição com as leis da física. Porém, o portador deve ser muito cuidadoso com o que irá pedir, pois a depender da natureza do pedido, algum desastre pode ocorrer.

N – Joia do Tempo

Outra joia que não se sabe com quem está e nem qual nome irá receber nos filme. Ao contrário da Joia da Alma, quase não se tem especulação sobre o possível dono da Joia do Tempo. Alguns chegam a arriscar que ela irá aparecer juntamente com Adam Warlock, já que ele foi fundamental na derrota de Thanos nos quadrinhos.

A Joia do Tempo permite que seu portador tenha total domínio do tempo. Passado, presente e futuro se tornam acessíveis e visíveis através do poder desta joia.

Orbe – Joia do Poder


O Orbe na verdade é uma caixa de proteção para a Joia do Poder, que possui uma coloração roxa. Essa joia é uma grande fonte de energia, que possui poder suficiente para destruir um planeta inteiro. Em Guardiões da Galáxia, Thanos, o Titã Louco, estava atrás desta joia, e por isso encarregou Ronan, O Acusador de encontra-la. Porém, Peter Quill, também conhecido como Senhor das Estrelas, conseguiu pegar a joia primeiro. Depois de uma série de acontecimentos, Peter e sua nova equipe vão atrás de Taneleer Tivan, O Colecionador, para poder entregar-lhe a joia. Tivan explica que a joia foi criada por seres conhecidos como Celestiais, que usaram a joia para destruir outros planetas. Após outros incidentes, Ronan conseguiu pegar a joia e a usa para destruir Xandar, o lar da Tropa Nova. Após uma luta contra Ronan, Peter e sua equipe tiveram êxito em derrotar Ronan e puderam recuperar a joia. Ao final do filme, eles resolvem deixar a joia sobre os cuidados de Nova Prim em Xandar, onde ainda permanece trancada em um cofre na sede da Tropa Nova.

A Joia do Poder dá a seu portador a capacidade de duplicar quase todas as habilidades físicas, tornando-se invencível, além de imbatível quando usado o poder puro da joia. Além disso, essa joia pode dar acesso a todo o poder e energia que existe ou que possa vir a existir, e se usado junto com as outras Joias do Infinito, tem seus poderes expandidos.

Scepter – Joia da Mente


Durante algum tempo o Cetro não foi considerado uma das Joias do Infinito, porém, durante o anúncio da Fase 3, Kevin Feige confirmou que o objeto é a Joia da Mente. O Cetro foi construído pelos Chitauri, e em sua ponta reside a joia, que já tinha estado sob a posse de Thanos. Porém, o mesmo deu o Cetro para Loki, para que isso o ajude em sua invasão a Terra. Quando Loki perdeu a luta, o Cetro foi parar nas mãos da S.H.I.E.L.D., e logo depois da H.I.D.R.A., onde está até o presente momento. A joia tem o poder de subjugar a mente das pessoas, curvá-los à vontade do usuário do Cetro, bem como projetar a consciência do usuário para um plano superior de existência.

A Joia da Mente permite que seu portador aumente infinitamente sua capacidade mental e que acesse pensamentos e sonhos de outros seres. Em suma, o poder desta Joia permite que o usuário acesse todas as mentes existentes simultaneamente.

Bônus – Joia do Ego

Não é uma das joias originais e não sabemos se a Marvel irá usá-la nos cinemas. Seu portador original foi Nemesis, e logo em foi encontrada por Loki.

A Joia do Ego dá a seu portador, se ele for poderoso o suficiente, a habilidade de descobrir todos os segredos do universo e o poder de manipular energias dimensionais.

~//~

Uma pequena curiosidade. Se pegarmos as primeiras letras dos nomes das joias em inglês, conseguiremos formar o nome THANOS.

Tesouros de Odin

Para aqueles que assistiram Thor com muita atenção, puderam perceber que em alguns momentos os personagens visitam o Cofre de Odin, onde se encontram alguns objetos curiosos. Nessa parte da coluna eu iria mostrar cinco desses objetos que podem ser vistos na cena, e que foram revelados posteriormente pela Marvel no livro The Art of Thor.

Manopla do Infinito


Criada por Thanos com a finalidade de poder usar as seis Joias do Infinito juntas, a Manopla atualmente reside no cofre de Odin. Ainda não sabemos o porquê ou como o objeto foi parar lá, já que foi o Titã Louco que a criou. Porém, muitos fãs especulam que Odin conseguiu pegar a Manopla antes que Thanos conseguisse todas as joias e com isso pudesse usar seus poderes para governar o universo.

É muito provável que Thanos consiga sua arma de volta em Thor: Ragnarok, já que Asgard será destruída devido ao evento, e, com isso, fique mais fácil para vilão adentrar no cofre de Odin e recuperar o que é seu, além de conseguir pegar uma das joias que está em Asgard, o Tesseract, que é a Joia do Espaço.

Chama Eterna


A Chama Eterna é uma chama mística que nunca irá se extinguir. Odin a roubou de Surtur, o líder dos gigantes de fogo de Muspelheim, um dos Novos Reinos. Com isso, Surtur não conseguiu dar poder a sua espada e não teve como começar o Ragnarok, evento que traria a morte dos deuses nórdicos.

Alguns fãs acreditam que a Chama Eterna terá uma grande importância em Thor: Ragnarok, e que Odin a guardou em seu cofre como uma forma e evitar que o grande evento ocorresse.

Olho de Warlock


Não se sabe muito a respeito deste objeto, a não ser que foi usado contra Odin, Thor e outros guerreiros em uma invasão a Asgard.

Alguns chegam a especular que o objeto tenha forte relação com Adam Warlock, e que com isso, o personagem possa ser introduzido no Universo Cinematográfico Marvel.

Globo de Agamotto


Outro objeto que está guardado no cofre de Odin e que quase não se tem informações a respeito. O Globo de Agamotto é uma bola de cristal usada pelo Doutor Estranho para a clarividência. Ela também possui o poder de abrir portais dimensionais. Normalmente o Globo de Agamotto é confundido com o Olho de Agamotto, o medalhão místico usado pelo Doutor Estranho.

É muito provável que o Globo de Agamotto apareça no filme do Doutor Estranho, já que possui uma ligação muito forte com o personagem.

Tábua da Vida e do Tempo


Não se sabe a origem deste objeto, porém, nela contém uma fórmula bioquímica para um soro, conhecido como Fórmula da Linha Vital, que pode rejuvenescer, curar e conceder a quem usá-la a chance de alcançar o seu potencial evolucionário completo, tornando-se um ser imortal, praticamente onipotente. Ela também está guardada no cofre de Odin em Asgard.

Levando em conta seus atributos, é de se pensar que a Tábua da Vida e do Tempo possa ser usada por Thanos após Vingadores: Guerra Infinita – Parte 1, para tentar recuperar seus poderes e se curar da batalha.

Espero que tenham gostado dos temas da coluna desta semana. Na semana que vem irei falar um pouco sobre o que esperar dos episódios finais de Arrow e The Flash, que estou devendo a vocês. Então não deixem de conferir a próxima coluna!

2 comentários

  1. O tesseract foi apresentado no primeiro filme do Capitão América certo?
    Espero ter ajudado! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No cronograma da Marvel o MCU tem como primeiro filme em ordem temporal, o primeiro avenger!

      Excluir

My Instagram