Cosplay #39 | Cosplays de Cartas Clow


Chegamos à coluna cosplay número 39! Eu nem acredito que semana que vem sairá a 40° coluna! Fico muito feliz de ter vocês, leitores, me acompanhando nessa jornada! Eu vou aproveitar e me desculpar pela falta da coluna na semana passada, foi o meu aniversário no último final de semana e eu fiquei em função disso. Aproveito também para dizer que como o Mega Hero estará no Anime Friends 2013 na Sala Tokusatsu junto com os nossos parceiros Tokusatsu.com, não teremos coluna cosplay nos dias 12 e 19 de julho, mas fiquem atentos e não desanimem, pois eu estou planejando novidades para o retorno da coluna!!

Carta 'Apagar', cosplayer Des-Henkers-Braut
Essa semana resolvi dar uma descontraída na coluna e também abrir um espaço para cosplayers muito especiais que chamaram a minha atenção durante as minhas pesquisas de imagens justamente por eu não saber que tantas pessoas escolhiam fazer cosplays desses personagens!

Carta 'Terra', cosplayer lolohoshi
Isso mesmo! Se você acompanha as minhas colunas, sabe que adoro Sakura Card Captors e, apesar de gostar e acompanhar os cosplays dos personagens principais, eu nunca tinha me atentado ao fato de que muitas pessoas hoje escolhem fazer cosplays das próprias Cartas Clow.

Quando me dei conta de infinidade de cosplays que poderiam ser feitos, pois existem muitas Cartas Clow, decidi fazer uma coluna dedicada a elas. Até porque são as Cartas Clow que fazem a história, portanto elas com certeza merecem destaque.

Carta 'Neve', cosplayer black---butterfly
Para quem não conhece ou não lembra, as Cartas Clow são as cartas da primeira temporada de Sakura e possuem uma coloração amarelada e desenhos muito bonitos. As cartas não são coloridas e é muito interessante de observar que os cosplayers as retratam com cores vibrantes e não com a coloração original da carta, isso só é possível graças ao anime que traz as cartas em ação no momento da captura, possibilitando o acesso à coloração “original” de cada carta.

Carta 'Nada', cosplayer hexlord
Por isso é raro encontrar Cartas Clow que sejam retratadas com a coloração que está nas cartas, o que mais vemos são as versões coloridas, o que não quer dizer que ninguém faça/fez ou possa fazer, inclusive acredito que ficaria bem interessante visualmente.

Carta 'Luta', cosplayer maskedbunny
Outro ponto relevante que podemos ressaltar é que nem todas as Cartas Clow podem ser fielmente retratadas na forma humana, por que, na verdade, são objetos ou formas abstratas. Mas isso não quer dizer que o cosplayer não possa usar a sua criatividade e fazer uma releitura da carta escolhida, adaptando sua essência para a forma humana ou produzindo os objetos que estão nas cartas. Isso foi feito no caso da cosplayer kaz107, que fez a sua releitura da carta Ilusão, trazendo a miscelânea de cores que a carta produz para a suas roupas e acessórios. Encontrei também cosplayers que fazem pequenas estilizações, mas que fazem uma grande diferença! A Carta Fogo postada mais abaixo é um exemplo disso, a cosplayer acrescentou elementos para enriquecer o cosplay e ficou absurdamente bom!

Carta 'Ilusão', cosplayer kaz107
Adaptações à parte temos que dar créditos para os cosplayers que decidem fazer as cartas que tem forma humana também, pois não são cosplays fáceis de se fazer. Quem conhece o traço do CLAMP sabe que as meninas adoram desenhar infinidades de detalhes e acessórios, e ainda criar cabelos e roupas nada fáceis de reproduzir. Então quando encontramos um cosplayer que dedicou o seu tempo e enfrentou o “jeito CLAMP” de criar para produzir o seu cosplay, temos que dar muito valor. Além disso, acredito que muitas pessoas já fiquem bastante eufóricas em ver cosplays de Cartas Clow, já que não são muito comuns por aqui.

Carta 'Sonho', cosplayer junonangel
Mas eu não estou criticando, longe disso, o CLAMP é um dos artistas visuais que eu mais gosto! Mas encaremos a verdade, seus traços fantásticos e personagens fictícios possuem uma incrível quantidade de detalhes e cabelos. Por causa disso a maioria das perucas de Cartas Clow precisa ser estilizada para terem aquele formato único de cada carta! E para isso é necessário dedicação para procurar a cor certa, o melhor tamanho, qual material usar para a estilização, teste para os formatos e no final toda a parte de acessórios que às vezes ainda vai por cima da peruca.

Carta 'Vento', cosplayer Lady Amaryllis
Com relação aos tecidos não posso generalizar. Cada carta possui um tipo de roupa e apesar de estarem todas em harmonia visual, depende de cada cosplay para saber qual tecido escolher. Algumas cartas vestem calças balonê e precisam de um tecido mais encorpado como Oxford, Gabardine, Sarja etc., outras vestem grandes vestidos com muitos movimentos e precisam de tecidos leves como organza, voil e crepes; e fugindo um pouco do padrão de roupas, algumas Cartas Clow compõem a sua vestimenta de folhas ou outros elementos, fazendo com que o cosplayer tenha que correr atrás de materiais que não são convencionais.

Carta 'Bolha', cosplayer Des-Henkers-Braut
Achei bem legal de ver que muitos dos cosplayers escolhem boas locações para tirar suas fotos de Cartas Clow. Quase não vi fotos de estúdio, ou as fotos foram feitas em eventos, ou são sessões de foto em locações abertas e que se relacionam com cada carta. Isso valoriza ainda mais o trabalho do cosplayer, pois uma foto da Carta Bosque tirada na floresta, ficará mais bem ambientada do que uma foto de estúdio. E depois de tanto trabalho para montar o cosplay, nada mais justo do que procurar uma boa locação e tirar ótimas fotos para promover o seu trabalho.

Carta 'Fogo', cosplayer moo4586
Como vocês viram no post, decidi colocar cada carta ao lado do seu respectivo cosplay, fiz isso, pois nem todo mundo lembra-se de cada uma das 52 cartas (mais a carta Esperança) criadas pelo Mago Clow e eu pensei que assim poderíamos ver melhor o trabalho do cosplayer em atingir a forma que é apresentada na imagem de cada carta.

Carta 'Água', cosplayer não identificado
E para minha surpresa e divertimento, lá para o final da minha pesquisa de imagens eu encontrei algo fantástico! Cosplayers que fizeram cosplays de cartas, não da imagem da carta, mas no formato das Cartas Clow!!! Não deve dar muita mobilidade para o cosplayer e deve ser um tanto quanto desconfortável por causa da posição, mas a ideia não deixa de ser legal! Para uma apresentação com uma Sakura ficaria bastante interessante à interação!

Carta 'Pequeno', cosplayer vicious-cosplay e carta 'Grande', cosplayer yashaneko-chan
E por último queria mostrar que existem grupos que se juntam para fazer cosplay das Cartas Clow. Nem sempre tem personagens principais como o próprio Mago Clow ou a Sakura e o Shaoran, vi alguns grupos que eram exclusivos de Cartas. Esse tipo de grupo causa um impacto e tanto em um evento e as fotos devem ficar incríveis! E ainda se alguém quiser acompanhar um cosplay de Sakura e ao mesmo tempo fazer um cosplay diferente e inusitado, cosplay de Carta Clow certamente é uma boa pedida.

Cosplayers de Cartas Clow, literalmente
Dificuldades todos os cosplays tem, claro que em níveis diferentes, mas isso não deve ser motivo para desmotivar o cosplayer! Se você realmente gosta das Cartas Clow é válido que você faça um esforço e realize o cosplay que tanto deseja! Achei legal o assunto por que assim como eu me surpreendi, alguém também pode gostar da ideia ou relembrar os tempos que assistia Sakura e assim ter mais opções para fazer cosplays. Às vezes me perguntam sobre quais cosplays que são legais para fazer, pronto, aí está a dica! Porque não cosplay de Cartas Clow?

Grupo de Cartas Clow
Não se esqueçam de curtir a página do Mega Hero no Facebook e seguir o nosso twitter @MegaHeroOficial!


Para maiores informações sobre a coluna cosplay, sugestões, novidades ou se quiserem bater um papo sobre cosplay é só me mandar um tweet @marshmalloworld ou curtir a minha página Ana Luiza Cosplay no Facebook e tirar qualquer dúvida por lá!

Espero vocês na próxima coluna para dizermos juntos Liberte-se!!!

My Instagram