domingo, 24 de março de 2013

Cosplay #32 | WORBLA: O Material dos Sonhos

Olá leitores da coluna cosplay! Tudo bem com vocês? Adorei ver os comentários sobre a última coluna que tratou sobre um tema muito importante para qualquer cosplayer, os famosos detalhes. Gostei muito de ver as pessoas concordando que eles realmente fazem a diferença e que foi um bom tema para abordar!


Estamos em mais uma semana de coluna dessa vez trazendo uma novidade do universo cosplay que está dando o que falar lá fora. O destaque da coluna de hoje é um material incrível que descobri há pouco tempo e que está revolucionando o jeito de fazer cosplay! Não sei se vocês se recordam, mas na última matéria eu coloquei uma foto de uma cosplayer com uma linda e mega detalhada armadura em tons de roxo e azul, pois é, aquela cosplayer trabalha com esse material super versátil!

Apresento a vocês o Worbla!

Colagem no Worbla ainda plano
Para começar já tinha contado para vocês que sou formada em artes e gosto muito do processo artesanal do cosplay de fazer, criar, produzir e não poderia deixar de dar um destaque a este material que, se conseguir se popularizar, vai realmente elevar os níveis dos cosplays, pois permite uma enorme adição de detalhes bem feitos e de um jeito simples.

O Worbla é como se fossem finas folhas de papel cartão ou papelão que são moldáveis com calor. O material é incrível! Você pode recortar no formato que quiser construir sua peça e depois moldá-la no formato desejado.

Reparem nos detalhes das folhas todos feitos de papel
Conheci o material na página de uma cosplayer fantástica, Kamui Cosplay, que faz cosplays super bem trabalhados e cheios de detalhes. Ela gosta muito de fazer druidas, elfos, personagens de jogos e quem mais usar armaduras complexas. Fiquei realmente impressionada com o trabalho dela e resolvi dar uma olhada no processo que, graças aos céus, ela disponibiliza para todos os seus seguidores!

Worbla moldado para ser utilizado no sapato, até para estilizar os calçados ele serve!
Quando vi o vídeo o Worbla em ação quase não acreditei. É impressionante a rapidez com que as peças das armaduras são montadas e terminadas. E o incrível é que depois que o Worbla esfria, se transforma em um material rígido e bem firme, possibilitando a cosplayer de vestir a roupa sem risco das peças desmontarem.

Você pode montar não só a estrutura básica da armadura, mas também os detalhes dos detalhes. O Worbla permite que você faça “colagens”, o que significa que você pode colar Worbla em cima de Worbla para que detalhes sejam construídos e a roupa fica toda resistente e perfeita. E quase não se desperdiça material por que todas as sobras podem ser aproveitadas e transformadas em detalhes para outras partes da roupa já que todo material pode ser colado e moldado.

Perna completa feita de Worbla sem pintura ainda. Percebem como ele está
modelado para encaixar perfeitamente na perna dela
Depois de tudo pronto e moldado é só dar os acabamentos, que não serão muitos se tudo for bem recortado e colado, pintar e adicionar detalhes extras. O resultado é surpreendente! Quem tem facilidade para trabalhar com o tridimensional realmente pode fazer maravilhas com ele, mas a grande questão é: Onde podemos encontrar este material fantástico? Infelizmente só podemos consegui-lo online, pois como nós brasileiros sabemos, nada tão maravilhoso assim pode ser comprado dentro do território nacional por um preço decente.

Um incrível ornamento para cabeça feito do Worbla. Dá para acreditar que isso é papel?
Não desfazendo do Brasil, mas realmente é bem difícil de encontrar materiais desse tipo por aqui. Podemos conseguir em lojas de fora que vendem e entregam por encomenda. O mais complicado é encontrar um lugar que mande para o Brasil, pois a grande maioria só manda para EUA ou Canadá, mas procurando com certeza dá para encontrar. Pelo que eu entendi ele é vendido por quilo e o preço médio é de uns 40 dólares por quilo. No site da coslpayer Yaya Han o Worbla é vendido em folhas de tamanho, M (49.5 cm x 74.9 cm), G (74.9 cm x 99.7 cm) e GG (99.7 cm x 149.9 cm), custando $29,99; $44,99 e $64,99 respectivamente. Considerando que é um material que virá de fora do Brasil e que vai facilitar e muito o processo do cosplay, eu diria que é um preço até que razoável.

Fiquei perplexa! Perfeita foto para explicar o processo de uma parte de armadura feita de
Worbla. Quantos losangos cortados e encaixados! E vejam que ela tem uma técnica de pintura muito boa
Não é barato, mas o resultado compensa se for este o objetivo do cosplayer. Até porque quem decide fazer cosplay de armaduras sabe que tem que estar disposto a gastar um pouco mais do que em cosplays normais. Por isso se você gosta de trabalhar com seu cosplay é um ótimo investimento! A roupa fica com uma qualidade incrível e o trabalho é totalmente recompensado.

Kamui com um de seus cosplays de Worbla de 'Druid Tier 6'
Basicamente o material funciona assim você desenha sobre o papel o formato das suas peças, sempre tentando aproveitar o máximo de toda a extensão do papel, pode ser qualquer coisa, ombreiras, partes de armaduras presas à saia, braçadeiras, perneiras, ornamentos da cabeça etc.. E o mais interessante é que além do formato básico das peças ainda se pode incrementá-la com camadas de detalhes uma colada por cima da outra. E sabem o que usa para colar uma camada na outra? Calor! Exatamente, assim que tiver as suas peças recortadas, inclusive os detalhes é só esquentar, geralmente com um secador de cabelo, e “colar” umas nas outras, pois quando esfriarem estarão presas e completamente firmes. Neste momento em que o material ainda está quente e maleável também é o momento de moldar sua peça no formato desejado. Se for um peitoral, é a hora de colocá-lo no corpo e esquentá-lo para que possa pegar o formato certo, se é alguma peça que vai ter curvatura, curvá-la para que possa pegar o formato e esfrie no formato desejado.

Um dos peitorais terminados com direito a pedras de resina com led
Queria muito poder experimentar esse material, acredito que ele possibilita incríveis resultados em fantasias que possuem um alto nível de detalhes. Como você puderam ver pelas fotos da Kamui as roupagens são extremamente carregadas de sobreposição de detalhes com direito a peças vazadas, curvadas e torcidas. É um pouco caro para importar, mas se pensarmos que se a mesma armadura fosse feita de resina, além de pesar muito mais, gastaria tanto quanto ou até mais.


Muitos cosplayers do exterior já estão trabalhando com Worbla e materiais desse tipo, acho incrível o efeito que faz nas fantasias. Mas pelas fotos podemos perceber que além do material é preciso muita dedicação, comprometimento, bons recortes, noção de modelagem, pintura e acabamentos. É um processo e tanto, mas pelo resultado final acredito que vale a pena mesmo investir, se o seu objetivo for fazer fantasias neste nível.

Armadura que ela recém terminou. Adoro essa pintura que da profundidade ao papel e mal posso
esperar para vê-la vestida! Para essa armadura ela disse que usou 4 ou 5 folhas de Worbla.
Aqui está um vídeo para que esse processo de como funciona o material possa ser bem entendido por todos. Achei realmente fantástico, quase mágica! Espero que gostem e que se alguém que estivesse passando uns apertos sem saber que material usar para fazer o seu cosplay encontre o Worbla uma nova saída e um bom jeito de fazer cosplay!

Esse vídeo é da Kamui ensinando a fazer uma parte de uma das armaduras dela, vejam que incrível! Cliquem aqui.

Sigam o canal dela no youtube! Ela sempre dá boas dicas! E quem quiser acompanhar as produções dos cosplays é só curtir a página dela!

Fanpage: http://www.facebook.com/KamuiCos

A Yaya Han também trabalha com Worbla, na verdade, ela tem sido a embaixadora do Worbla, no momento ela tem vendido, exportado e feito bastante propaganda o material, além de ter uma loja online que vende produtos prontos já feito de Worbla. Vale a pena dar uma conferida no site e na loja dela.

Site: http://www.yayahan.com/
Loja: http://yayahan.bigcartel.com/

Espero que vocês tenham se encantado assim como eu com as possibilidades que o Worbla oferece! Vou procurar trazer materiais diferentes para podermos conhecer e também ter opções na hora de escolher com que material trabalhar, pois o Worbla não é totalmente inacessível!

Outro cosplay de druida desta vez de 'Druid Tier 9'
Galera! Vamos trabalhar né? O ano está só começando e tenho certeza de que vocês estão cheios de projetos! Até a próxima semana! Fiquem atentos às novidades da Coluna Cosplay e obrigada por estarem sempre me apoiando!

Não se esqueçam de curtir a página do Toku Bahia no facebook e seguir o nosso twitter @TokuBahia!

Para maiores informações sobre a coluna cosplay, sugestões, novidades ou se quiserem bater um papo sobre cosplay é só me mandar um tweet @marshmalloworld ou curtir a minha página Ana Luiza Cosplay no facebook e tirar qualquer dúvida por lá!


Let’s Cosplay!

*Todas as fotos usadas na matéria pertencem à cosplayer Kamui e foram utilizadas para exemplificar e mostrar como o Worbla funciona./ All the pictures used on this post belong to Kamui Cosplay and they were used to exemplify and show what is Worbla and how it works.

Você também pode gostar