Os Novos Mutantes é o filme que não valeu a pena esperar


Após dois anos de espera, devido a diversos adiamentos, Os Novos Mutantes finalmente chegou aos cinemas brasileiros, porém a pergunta que fica é: a espera valeu mesmo a pena?

Não vou ficar enrolando você, caro leitor e direi logo de cara: não, não valeu. Eu era uma das poucas pessoas que conheço que estavam animadas para o filme, e o que me foi apresentado pela Fox e pelo diretor Josh Boone foi uma grande decepção. 

Para quem não sabe, Os Novos Mutantes é uma adaptação de ume equipe dos quadrinhos da Marvel que leva o mesmo nome. A intensão de Boone era a de fazer um filme de terror de super-herói, porém o filme não consegue nem ser uma coisa nem outra. Na verdade, todo ele é uma grande confusão e pouca coisa se salva. 

A história é bem simples. Acompanhamos Illyana Rasputin (Magia), Danielle Moonstar (Miragem), Rahne Sinclair (Lupina), Sam Guthrie (Míssil) e Roberto da Costa (Mancha-Solar) que estão sendo mantidos presos em um centro de pesquisas pela Dra. Cecilia Reyes. Inicialmente achamos que Cecilia quer ajudar os jovens, porém a medida que o filme avança notamos que não é bem assim, e somos apresentados ao grande vilão do filme, o Urso Demoníaco. 

Personagens principais. Foto: 20th Century Studios

Um dos motivos que mais me animou no filme foi que Boone resolveu adaptar a Saga do Urso Demoníaco, da qual ele se diz fã (tenho minhas dúvidas). Mesmo o filme possuindo elementos do quadrinho, ele acaba por não honrar o material de origem, e o que sai é uma tremenda bagunça.

Outra coisa que me chamou atenção foram os personagens. Os cinco mutantes escolhidos são bem interessantes nos quadrinhos e possuem uma ótima dinâmica. Poder ver Illyana em uma tela de cinema era o sonho de qualquer fã do grupo. Anya Taylor-Joy conseguiu de fato entregar uma ótima atuação e captou totalmente a essência da personagem. Todos os trejeitos, falas e estilo de luta que a personagem têm estão bem representados no filme. Mas como nada nesse filme parece que foi feito para funcionar, o restante do elenco deixou bastante a desejar. 

Apesar de não entregarem atuações muito boas, Maisie Williams (Rahne/Lupina) e Blu Hunt (Danielle/Miragem) conseguem entregar uma boa interação, já que suas personagens possuem muitos momentos juntas, chegando a se tornar um casal. Esse é um ponto positivo no filme e que teve seu devido destaque. Porém termina ai, juntas elas funcionam... Sozinhas nem tanto.

Anya Taylor-Joy caracterizada de Illyana. Foto: 20th Century Studios

Se a pessoa não souber que Charlie Heaton (Sam/Míssil) está no filme, ele passa totalmente despercebido e não é para menos, já que seu personagem é totalmente apagado e faz um total de zero coisas o filme inteiro.

Por fim, porém não menos importante, temos os brasileiros Henry Zaga (Roberto/Mancha-Solar) e Alice Braga (Dra. Cecilia). Desde que foram anunciados no elenco, vários fãs, incluindo brasileiros, não ficaram muito contentes com as escalações, já que Roberto é negro nos quadrinhos e despertou seus poderes devido a um ataque racista, já Cecilia, ela é porto-riquenha, e não brasileira, logo a escalação de Alice acabou sendo errada. Além desses fatores, o Roberto possui um desenvolvimento bem superficial no final, tendo sua origem alterada e não chamando nenhum pouco a atenção do telespectador. Já Cecilia é bem atrativa, porém acaba faltando alguma coisa nela que chame mais atenção.

Apesar de Boone ter prometido um tom de terror, o filme passa bem longe disso. Na verdade ele tenta emular um terror que não dá muito certo, na verdade você acaba ficando entediado com tudo que acontece e se pega divagando em vários momentos.

Somado a isso, os efeitos também deixam a desejar em diversos momentos, os poderes apesar de serem legais, não são entregues  durante as cenas de confronto. Uma das cenas mais aguardadas pelos fãs, a luta de Illyana contra o Urso Demoníaco é tão rápida (e no escuro), que dificilmente dá para ver algo. 

Illyana vs. o Urso Demoníaco. Foto: 20th Century Studios

Para finalizar. Os Novos Mutantes poderia ser um ótimo filme, se tivesse decidido o que queria ser desde o início, e não tentar buscar isso durante o filme. Ele parece mais um piloto de série do que um filme propriamente dito. Se for para Kevin Feige aproveitar algo desse filme, que seja apenas a Illyana, já que ela é de longe a melhor coisa da produção.

A espera de dois anos não valeu nada a pena, porém agora posso dizer sem medo: Os Novos Mutantes só não é pior que X-Men: Fênix Negra. O legado dos mutantes na Fox terminou do pior jeito possível. Agora tudo que nos resta é esperar e reboot dos personagens no Universo Cinematográfico Marvel e torcer para sair algo realmente a altura dos personagens.

0 comentários:

Postar um comentário

My Instagram