His Dark Materials é a nova aposta em fantasia da BBC e HBO


Depois de uma adaptação muito boa para o cinema em 2007, chegou o momento de retornarmos ao universo criado por Philip Pullman em His Dark Materials (Fronteiras do Universo em tradução para o português), a mais nova série da BBC em parceria com a HBO.

A história se passa em um universo muito semelhante ao nosso, porém com algumas mudanças. O primeiro episódio serve como uma introdução e apresentação de alguns conceitos, como o Pó, uma partícula existente na história e que vai ser bastante importância no decorrer da temporada. Não irei falar mais sobre isso pois posso dar spoiler e acabar com a diversão.

Somos também apresentados brevemente ao Magisterium, a instituição que governa esse mundo. Eles são uma instituição religiosa, formada por outras instituições, e tem um interesse próprio a respeito do Pó. Ciência e religião se misturam a medida que a história vai avançando e tudo é abordado de uma maneira bastante prática e autoexplicativa, apesar do episódio levantar mais perguntas do que apresenta respostas.

Lyra (Dafne Keen) e seu deamon, Pantalaimon - Foto: BBC 

É onde conhecemos a jovem Lyra, vivida aqui pela atriz Dafne Keen (Logan), uma menina que vive na Faculdade Jordan em uma versão fictícia de Oxford. Lyra e acompanhada por seu deamons, Pantalaimon. Os deamons são nada mais do que as almas das pessoas em forma de animais e que caminham ao seu lado, como companheiros. O que os deamons sentem, seu dono também sente, e o contrário também acontece.

A atuação de Dafne é bem divertida e natural, retratando bastante a personagem dos livros e sua empolgação em relação ao local onde vive, já que Lyra costa de pular em telhados, escalar torres, correr pelas galerias subterrâneas da Faculdade Jordan. Tudo isso é entregue ao telespectador da maneira mais agitada e destemida possível

O elenco conta também com a participação de James McAvoy (Fragmentado, X-Men: Primeira Classe) no papel de Lorde Asriel, o tio de Lyra e também um explorador, que tem um papel um tanto quanto significativo na história; Ruth Wilson (The Affair) no papel de Marisa Coulter, uma mulher misteriosa e que possui um interesse particular em Lyra. Lin-Manuel Miranda (Hamilton) também completa o elenco de estrelas, porém, seu personagem ainda não apareceu, então, não podemos falar.

Lyra (Dafne Keen) e Miranda Coulter (Ruth Wilson) - Foto: BBC

Tanto a fotografia da série, quanto a trilha sonora estão simplesmente impecáveis. Os efeitos especiais utilizados no deamons podem incomodar algumas pessoas no início, porém, é bem fácil de acostumar. Vamos lembrar que estamos falando de uma produção para a televisão e não algo nível cinema.

O episódio consegue criar uma boa linha de condução, apresentando bons e divertidos momentos, a medida em que vai abrindo terreno para uma história muito maior. Para os fãs de fantasia, His Dark Materials é uma série que vai render bastante, e a 1ª temporada deverá adaptar totalmente o primeiro livro da trilogia, A Bússola de Ouro. A série já foi renovada, então, quem quiser começar, pode ver sem medo, pois teremos mais em breve.

Assim que a temporada for encerrada eu irei fazer um review completo, falando sobre toda a história e de forma bem mais completa. Nos vemos na próxima!

0 comentários:

Postar um comentário

My Instagram