Temporada final de Voltron encerra de forma dramática e emocionante


A temporada final de Voltron: O Defensor Lendário encerra uma longa história que foi construída ao longo de 8 temporadas. É uma incrível obra de arte até sua conclusão. Linda, arrebatadora e deliciosamente empolgante. A temporada consegue explorar todos os pontos fortes da série, apesar de possuir algumas fraquezas, mesmo elas não atrapalhando o andamento da história.

O maior destaque fica por conta do retorno de alguns personagens para a conclusão da história, mesmo com os paladinos ainda sendo o foco. Alguns personagens de suporte ganham mais destaque, o que acaba balanceando a participação de todos no decorrer da temporada.

Ao contrário das temporadas anteriores, a 8ª não parece estar correndo para chegar a sua conclusão. Na verdade, leva tempo, com alguns episódios que servem para aliviar a carga dramática da temporada, e que serve também como uma divertida chance de preencher a mitologia da série, com alguns momentos brilhantes para os personagens.

O pouco do ritmo lento fica por conta da temporada ter que lidar com uma personagem que foi deixada em segundo plano nas temporadas anteriores, Haggar, que passa do status de coadjuvante para vilã principal. Apesar da mesma ser uma grande vilã, se sua trama tivesse sido melhor explorada anteriormente, a personagem poderia ter um desenvolvimento muito melhor.

A bruxa Haggar - Foto: Reprodução da Internet
Alguns episódios servem puramente como flashbacks para contextualizar os acontecimentos, e justificar as ações de alguns personagens, porém, ao fazer isso, a série acaba se perdendo e tornando confusa a utilização excessiva de flashbacks, pois, o telespectador às vezes poderá se questionar se os eventos estão acontecendo no passado distante, passado recente ou agora.

A verdadeira estrela desta temporada é Allura. Seu romance com Lance era bem esperado e, embora pudesse ter sido melhor construído, ainda funciona.. É o tipo de relacionamento saudável que deve ser mostrado em programas infantis.

No final, Allura acaba sendo a verdadeira defensora do universo. Sem entrar em spoilers, a personagem se destaca mais do que nas temporadas anteriores, mostrando-se essencial na derrota da vilã Haggar, e quebrando o ciclo de violência entre sua família e o Império Galra.

Pricesa Allura, uma das paladinas de Voltron - Foto: Reprodução da Internet
A temporada é repleta de informações, e todas elas acontecem ao mesmo tempo. Muitas ideias e enredos incríveis são mostradas, porém, os mesmos acabam não sendo totalmente explorados, ou são de uma forma bem superficial. Vários spin-offs poderiam ser desenvolvidos a partir daí. Um conceito que já foi apresentado previamente volta a surgir nesse final, que são as diferentes realidade, que agora estão ameaçadas.

A temporada termina com talvez o maior fan-service de todos, porém, não irei falar para não estragar a surpresa. Algumas pessoas vão gostar, outras nem tanto, porém, o importante é que aconteceu e que esse simples fato já torna a cena por si só importante.

Para os fãs da série original, acaba rolando uma homenagem no primeiro episódio da temporada, mesmo sendo bem rápido, acaba se tornando presente durante todo o episódio. Porém, o telespectador tem que prestar atenção para poder captar.

Os paladinos de Voltron festejando uma vitória de Shiro - Foto: Reprodução da Internet
Voltron termina entrando no grupo de animações que irá marcar gerações, não só pelo seu ótimo roteiro, como também pela qualidade da animação e pela paixão que todos tiveram em relação a série.

Estamos ansiosos para ver a próxima geração de defensores do universo, e claro, para, quem sabe, ver novamente os paladinos do Voltron, seja em um romance ou até em quadrinhos.

Dos tempos mais longínquos ...
De regiões inexploradas do universo ...
Uma lenda renasceu ...
A lenda de Voltron: O Defensor Lendário!

1 comentários

  1. Parabéns pela matéria. Ainda estou na 4ª temporada desta série e estou amando e me senti muito emocionado lendo sobre a última temporada.

    ResponderExcluir

My Instagram