Gavan vs Dekaranger traz o melhor que existe no Tokusatsu


Depois de uma sólida introdução do novo universo em "Girls in Trouble", "Gavan vs Dekaranger" dita como serão os próximos filmes dirigidos por Sakamoto dentro da Toei.

A audaciosa missão de criar um universo compartilhado com heróis do panteão de Tokusatsu da Toei é real, Koichi Sakamoto, um dos diretores mais populares do gênero começa a moldar as próximas histórias com um longa metragem honesto e que exalta o melhor dos heróis de spandex e armaduras brilhantes.

Geki (Gavan Type-G) ao lado dos Dekaranger - Foto: Reprodução internet

Gavan vs Dekaranger (2017) começa pouco tempo depois dos eventos de Girls in Trouble (2017) e traz novamente Geki (Gavan Type-G) o substituto do Gavan original em uma missão ao lado de sua parceira Shelly. O herói desafia o terrível MacGaren (popular vilão de Jaspion) para um combate onde sai bastante machucado e a Detetive é raptada pelo inimigo. De volta à base o herói pede para sua superior uma chance de se vingar do misterioso vilão mas não é autorizado por causa dos danos sofridos em combate. Geki, sem ninguém para ajudá-lo, vai até a Terra encontrar o esquadrão Dekaranger para descobrir quais são os planos de MacGaren.

O crossover que foi um dos mais esperados dentro da comunidade de fãs e que tinha planos para ser lançado somente em home-video, mais tarde acabou indo para as telonas é uma verdadeira aula de como fazer um bom longa metragem de Tokusatsu.

Sakamoto, junto com o roteirista Naruhisa Arakawa (Gokaiger, 2011) traz um filme sólido com uma história muito bem desenvolvida e que aprofunda os personagens de ambas as sagas (Gavan e Dekaranger) de forma que até mesmo aqueles que não acompanharam os mesmos em suas primeiras aventuras se encanta por eles e entende suas personalidades e dramas.

As lutas são bem coreografadas e ousadas e, em diversos momentos, remetem aos seriados dos anos oitenta e noventa onde boa parte dos combates eram com os personagens destransformados e mostrava que para ser um herói não era preciso trajar uma armadura especial. Outro detalhe que não pode passar despercebido é o salto de qualidade no uso de computação gráfica, é notável um investimento muito maior nas cenas com locações fora do planeta terra e na nave do Detetive Espacial Gavan.

MacGaren está de volta! - Foto: Reprodução internet

Como já comentado em outra matéria aqui no Mega Hero, a proposta dos filmes Space Squad é construir um universo compartilhado com heróis pouco explorados pela Toei atualmente. Gavan vs Dekaranger é recheado de easter-eggs e referências a seriados do passado e personagens que cativaram não só os japoneses como também os brasileiros que vivenciaram o "boom" do Tokusatsu na extinta Rede Manchete. O filme deixa o final em aberto dando múltiplas opções para que sejam contadas outras histórias e resgatados heróis populares das duas franquias, Super Sentai e Metal Heroes apresentadas no início do longa.

Um dos momentos mais interessantes da história é um diálogo entre o novo e velho Gavan que de forma definitiva faz a passagem de tocha entre o clássico herói dos anos 80 para Geki, um substituto à altura. E se você gostou de Girls in Trouble, o longa metragem anterior, Gavan vs Dekaranger abre uma brecha para outras aventuras com as protagonistas femininas.

Fã de Tokusatsu ou não Gavan vs Dekaranger é uma divertida e emocionante aventura para ver e rever quantas vezes quiser. E não se desespere, o futuro do planeta Terra e da galáxia está em boas mãos.

3 comentários

  1. O "Vingadores" da Toei e o Gavan novo se tornou um nick fury / capitão América :v

    ResponderExcluir
  2. Agora é real, o Jaspion vai voltar !!!!! Soltando foguetes

    ResponderExcluir
  3. O filme superou expectativas ! As cenas de luta são um show a parte !! A história bem bacana...efeitos muito bons em CG mas ainda falta muito para superar a Tsuburaya e TOHO ...mas filme nota 10 com louvor ! Uma pena que muitos fãs só querem saber do Juspion (Jaspion) e não reparam em outros heróis que aparecem no filme .

    ResponderExcluir

My Instagram