RetroAnime | Capitão Harlock


Por Francisco "Shuratus"

Capitão Harlock (Kyaputen Hārokku) também conhecido como "Captain Herlock" na versão inglesa de “Uma Odisseia no Espaço” e como "Albator" em países de língua francesa é um personagem fictício criado pelo artista de mangá Leiji Matsumoto e protagonista da série de mangá Space Pirate Captain Harlock.

O personagem foi criado por Leiji Matsumoto em 1977 e popularizado na série 1978 de televisão Pirata do Espaço Capitão Harlock. Desde então, o personagem já apareceu em várias séries televisivas de animação e filmes, o último dos quais é de 2013 “Space Pirate Captain Harlock”.

História

Embora existam pequenas variações em cada narração da história de Harlock, os fundamentos permanecem os mesmos. Matsumoto apresenta um futuro (2977 AD), em que a Terra alcançou uma vasta civilização nas estrelas, mas é lenta e progressivamente avança ao tédio ou desespero, muitas vezes devido à derrota e subjugação por um invasor estrangeiro. Se levantando contra a apatia geral, Harlock nega a derrota e lidera uma equipe de fora da lei a bordo de sua nave Arcádia para empreender ousados ​​ataques contra opressores da Terra. Mesmo que eles tenham derrotado a Terra e devastado seu povo, os invasores são frequentemente apresentados em uma complacente luz.

A série apresentou um arco de história em que uma enorme esfera de metal preta atinge Tóquio e lendas maias antigas parecem estar andando na Terra novamente. Os invasores são os Mazone, uma raça de mulheres à base de plantas que exploraram a Terra no passado mítico e agora estão de volta para recuperá-lo. Apenas Harlock e sua tripulação incompatível são corajosos e capazes o suficiente para enfrentar o inimigo.

A primeira versão animada de Capitão Harlock foi lançada em 1978 pela Toei Company e teve 42 episódios. A direção dessa série ficou a cargo do (hoje) renomado diretor Rintaro que dirigiu o soberbo Metropolis – disponível em DVD duplo por aqui. O sucesso fez com que, ainda em 1978, fosse lançado um curta-metragem chamado “O Mistério de Arcádia” com meia hora de duração. Em 1982 foi a vez de um longa de verdade com Waga Seishun no Arcádia (Minha Juventude em Arcádia) que teve mais de duas horas (!!!) de animação nos cinemas japas. Esse é o filme que foi lançado no Brasil em VHS pela Sato Company em 1985 (quando ainda se chamava Brazil Home Vídeo) e que a Manchete exibiu como uma mini-série em 5 partes na sua saudosa Sessão Animada, Harlock ainda ganharia mais uma série devido ao sucesso do filme, no mesmo ano de 1982 – Waga Seishun no Arcádia: Mugen Kido SSX (Minha Juventude em Arcadia: Órbita Infinita SSX) com 22 episódios.


Em pirata do espaço Capitão Harlock, a tripulação de Arcádia incluía misteriosos tipos:

Harlock: Um herói romântico levemente diferente do comum, é um pirata do espaço com uma filosofia individualista de vida. Ele é tão nobre como ele é taciturno, rebelde, impassível perante a desgraça ou a adversidade, sempre lutando contra os regimes totalitários, sejam eles nascidos na terra ou alienígena. Em suas próprias palavras, ele "não luto por ninguém ... só por algo profundo no coração". Ele não teme a morte, e às vezes é visto vestindo roupas com o número 42 sobre ele. Na cultura japonesa, o número 42 está associado à morte (os números, pronunciadas separadamente como "four two", soa como as palavras "shi ni", significando "até a morte").

Tochiro Oyama: Velho amigo de Harlock e do arquiteto e construtor-chefe da Arcádia. Ele morreu de doença antes dos eventos da série, mas sua consciência sobrevive dentro de computador da nave.

Emeraldas: Uma pirata espacial muito parecida com Harlock, ela carrega uma cicatriz abaixo do olho esquerdo. Em certas encarnações ela veste uma roupa semelhante em design com a de Harlock. Ela é o capitão do navio Rainha Pirata Emeraldas, e afirma que apenas a sua nave e Arcadia de Harlock podem usar a insígnia crânio-e-ossos cruzados....

Mayu Oyama: A filha de Tochiro Oyama e Emeraldas. Harlock toma sob sua asa após a morte de Tochiro e partida Emeraldas, mas ela é incapaz de permanecer com Harlock devido ao desejo de Tochiro que ela permanecer na Terra.

Miime / Mime / Mimay / Melody: um harpista estrangeiro fêmea servindo a bordo do Arcádia como conselheiro e fonte de moral do Harlock. Seu design de corpo se assemelha a uma fêmea humanoide alongada com o cabelo roxo, pele azul, e olhos amarelos sem pupilas. Seu rosto não tem boca aparente, embora ela pode falar e de alguma forma, absorver o líquido por coloca-lo em sua boca deve ser. Miime requer álcool como seu único (não intoxicante) nutrientes (muita gente gostaria de ter essa habilidade), ingeri-lo faz com que seu corpo emita uma luz amarela brilhante. Os talentos de Miime incluem empatia mental e emocional para os seres sencientes, um traço que ela usa medicinalmente como membro da equipe de enfermaria. Durante momentos de violência / consternação ela interpreta uma harpista solo, sua música incutir serenidade para seus colegas a bordo, particularmente Harlock. O capitão e a tripulação salvaram ela de um terrível destino no seu mundo, após isso ela jura sua lealdade eterna ao comandante do Arcádia mesmo ao ponto de arriscar sua vida para garantir a segurança de Harlock. Em alguns dos reboots da série, assim como o longa-metragem cinematográfica de 2010, Miime tem uma aparência mais humanoide com a boca e os olhos convencionais.

Professor Tsuyoshi Daiba: O pai de Tadashi Daiba, astrônomo e cientista. Ele foi um dos poucos cientistas que viram ameaça dos alienígenas e tentaram alertar o governo da Terra antes de ser morto pelos Mazone. Tadashi, afetada pela morte de seu pai, se juntou à tripulação Arcádia para buscar sua vingança.

Mitsuru Kiruda: O líder das forças de defesa da Terra, ele é o maior inimigo da Harlock e vai parar em nada para tentar eliminá-lo. No início de sua vida, Kiruta sofreu a perda de seu pai, um agente secreto do governo, durante uma missão malfadada, seguida por sua mãe e sua irmã mais nova Tami. Culpando o governo pela morte de sua família, ele subiu na hierarquia militar, a fim de efetuar a mudança para melhor e, como Professor Daiba antes dele, tentou em vão alertar o governo da Terra da invasão Mazone. Kiruda eventualmente coloca seu rancor com Harlock de lado e se sacrifica defender o computador principal da Arcádia contra o exército Mazone.

Kei Yuuki: é uma oficial superior do sexo feminino na Arcádia e membro da tripulação leal.


Um pouco de cada versão lançada de Harlock

Capitão Harlock - Mistério da Arcádia

Este curta-metragem lançado em 1978 pode ser resumido como uma releitura do episódio 13 da série 1978, 'Castelo marítimo da bruxa da morte'. É constituída principalmente pela reciclagem das cenas retiradas deste mesmo episódio, porém elas agora são apresentadas em formato widescreen. Algumas novas cenas são adicionadas no início da história, e algumas mudanças de trilha sonora foram feitas por todo filme.

Minha Juventude em Arcádia

O filme Minha Juventude em Arcádia foi lançado em 1982. O filme, ambientado em uma continuidade diferente da série de TV original, narra o começo de Harlock como um pirata espacial e sua aquisição da nave Arcádia. O filme também inclui material de flashback sobre dois dos seus antepassados ​​do século 20.

Estrada infinita / Orbita SSX

Arcádia da minha juventude foi seguido por uma série de TV contendo 22 episódios chamada Estrada Infinita / Orbita SSX ainda em 1982. Seu título oficial francês é simplesmente Albator, embora muito cedo se tornou popular entre os falantes de francês como Albator 84, uma vez que foi ao ar pela primeira vez na França em 1984 e a série de 1978 tinha sido nomeada anteriormente em francês exatamente o mesmo: Albator. A série conta a continuação da batalha de Harlock e sua tripulação contra a força de ocupação Illumidas, que ainda manteve o controle da Terra no final da série. O filme (Minha Juventude em Arcádia) e segunda série (Estrada Infinita / Orbit SSX) apresentam uma nave recém-projetada e carecem de maior parte da tripulação da série do pirata do espaço, mas são dignos de nota pela presença de Emeraldas, a contraparte feminina de Harlock que apareceu originalmente em uma série de graphic novels escritas por Matsumoto.


Harlock Saga

Na década de 1990, Matsumoto lançou Harlock Saga, uma mini-série. A série reformula o capitão e sua tripulação em papéis com análogos no ciclo Anel e coloca-los contra uma raça de "deuses" empenhadas em redesenhar o universo ao seu gosto.

Gun Frontier

Em 2002 Gun Frontier, uma comédia de amigos situada no Velho Oeste americano, A série segue Franklin Harlock Jr. e Tochiro Oyama, em busca de um clã perdido de imigrantes japoneses. Em contraste com outros trabalhos, Harlock aparece aqui como ajudante de Tochiro.

Odisseia Infinita

A história se passa após a série de TV original, com Harlock em um exílio auto-imposto e sua tripulação na cadeia ou voando sob o Jolly Roger. A série mostra o retorno de Harlock a sua tripulação da Arcádia para uma luta contra a Noo, um mal misterioso e antigo, que fez com que a Terra quase desaparecesse, e que usam o medo para conquistar seus inimigos.

Pirata do Espaço Capitão Harlock o Filme

Em 2010, a Toei Animation anunciou o lançamento do novo filme Harlock, eles anunciaram um piloto completo para seu remake planejado em computação gráfica do mangá “Pirata do espaço Capitão Harlock” e da franquia de anime Toei.

O filme estreou no Netflix, sob o título Harlock: Pirata do espaço com áudio Japonês, Português e Espanhol e com legendas em Português, Inglês e Espanhol.

Visão geral das adaptações

Capitão Harlock e seu mundo têm sido desenvolvidos e, ocasionalmente, re-desenvolvido como Matsumoto muda suas concepções sobre eles. A série de TV de 1978 Captain Harlock foi concebida como uma obra independente, autônoma.

Quando Harlock aparece no filme minha Juventude em Arcádia e na série de TV posterior a “Estrada infinita SSX”, sua história se alterou significativamente. Ele era um oficial militar antes de se tornar um pirata do espaço, circunstâncias as quais foram relacionados no filme. Esta foi também a única encarnação na tela em que Harlock era casado. A morte de sua esposa Maya nas mãos dos conquistadores alienígenas da Terra desempenha um papel importante na transformação do capitão Harlock, a história por traz de outros personagens importantes, como sua companheira pirata Emeraldas e seu melhor amigo Tochrio Oyama, também foram alterados, de acordo com a nova história de Harlock.


Quando as obras de Matsumoto novamente tornaram-se populares na década de 1990 e começou a esboçar o manga Harlock Saga, ele mudou o cenário de Harlock e seu universo. Desta vez, foi baseado em parte no ciclo do Anel de Wagner e reformulação significativa necessária de quase cada um de estoque estável dos personagens de Matsumoto, a fim de fazer o ajuste história. Ele é apenas um adolescente quando a Terra é conquistada e seu pai Grande Harlock é o primeiro a assumir a "luta pela liberdade" abordado em “minha juventude em Arcadia”. A partir de 2007, esta é a versão definitiva de Harlock que Matsumoto considera.

Outras aparições/Curiosidades

Capitão Harlock, ou personagens indistinguíveis dele, fizeram frequentes aparições em muitas outras obras de Leiji Matsumoto, incluindo Galaxy Express 999, a rainha Emeraldas, e Galaxy Railways como Coringa em um baralho de cartas.

Capitão Harlock foi originalmente destinado a aparecer em Space Battleship Yamato durante a sua viagem de regresso da Iscandar. A ideia foi abandonada por uma série de razões, que provavelmente incluía o fato de que os direitos à Yamato estavam no momento de propriedade de produtor executivo Yoshinobu Nishizaki. Essa ideia evoluiu para simplesmente encontrar Mamoru Kodai (Alex Wildstar) vivo em Iscandar. A ideia ainda mais tarde foi utilizada em um mangá por Matsumoto onde Yamato depois, encontra Mamoru que assumiu a falsa identidade de Capitão Harlock (como revelado, quando o herói Susumu Kodai encontra uma cópia de um manga Captain Harlock entre os pertences de seu irmão, supostamente morto).

Em 2001, Cosmo Guerreiro Zero apresentou uma versão da história na qual o Capitão Zero, um veterano humano da guerra Terra-Mecanizada, é comandado pelo Men Machine, que venceu a guerra e agora governa a Terra, para caçar o pirata do espaço que ainda está resistindo aos invasores. Esta série centra-se em Zero e sua tripulação desajuste como eles assumem a missão desesperada, lutando contra um inimigo mais habilidoso que também pode ser mais justificado em suas ações do que eles. Harlock, Tochiro e Emeraldas são mostrados como sendo um pouco mais jovens do que suas encarnações anteriores.

Nos RPG’s de Warhammer 40.000, o lendário comerciante de Rogue Solomon Haarlock é, presumivelmente, em homenagem a Captain Harlock e de Robert E. Howard Solomon Kane. Outro membro da dinastia Haarlock, Erasmus Haarlock, tem uma série de semelhanças físicas para Captain Harlock: o cabelo comprido, selvagem, um olho direito em falta (a substituição cibernético em vez de apenas um tapa-olho) e cicatrizes em torno de seu olho esquerdo.

Em um episódio da Megas XLR, um navio com um capitão semelhante ao Harlock convida Coop e sua turma a bordo de seu navio.

Semana que vem trarei um grande clássico que completou 20 anos essa semana!!!! O Lindo, Excepcional e provavelmente o primeiro GUNDAM que você viu na vida...

1 comentários

My Instagram