Steven Universe é uma lição de vida para jovens e adultos de todas as idades


Quando falamos em desenhos animados, a maioria das pessoas pensa logo em temáticas bobas, traços totalmente cartunescos e voltadas exclusivamente para o público infantil, porém, atualmente sabemos que não é bem assim.

Várias dessas produções, além de serem para o público mais novo, também acabam chamando bastante a atenção de adolescentes e adultos, especialmente destes últimos. Steven Universe é um desses casos, em que é altamente consumido por adolescentes e adultos, justamente por causa de sua história e mensagem.

Steven Universe foi criado por Rebecca Sugar, que trabalhava anteriormente em Hora de Aventura, produzido e exibido pelo Cartoon Network. O que mais chama atenção no desenho, além de seus traços, é obviamente sua história e as mensagens que são passadas através de seus personagens, como eu já havia anteriormente mencionado.

Pôster de Steven Universe - Imagem: Cartoon Network
Rebecca nos apresenta a história de Steve Universe, um menino que mora na cidade fictícia de Beach City junto com as Crystal Gems, seres intergaláticos que são representações de diferentes tipos de minerais. As principais Gems que conhecemos logo que começamos a série são Garnet, Pérola e Ametista. Elas compõe o corpo familiar de Steven, junto a seu pai, Greg.

O interessante disso tudo é que vamos acompanhando a história de amadurecimento de Steven a medida que os episódios são exibidos, e também começamos a entender mais a respeito de sua história e também das Crystal Gems. Não falarei tanto a respeito disso pois acabaria sendo spoiler e iria estragar a melhor parte do programa.

A missão de Steven e das Gems é proteger a Terra da ameaça de outras Gems corrompidas e malignas do Planeta Natal, o local da onde a grande maioria das Gems vêm. A partir dai temos todo um desenvolvimento de história, personagens, personalidade e revelações. Tudo se encaixando de uma forma simplesmente maravilhosa e única, fazendo com que o telespectador se torne cada vez mais fãs desses personagens e que, na grande maioria dos casos, se identifique com uma Gem.

Porém, o ponto onde quero chegar é o seguinte: mesmo sendo um desenho "infantil" Steven Universe trata de temas muito sérios e que são transmitidos de uma forma um tanto quanto delicada e simples, para que o seu telespectador consiga realmente captar a mensagem da melhor maneira possível, e também da mais saudável, justamente pelo fato de crianças também acompanharem.

Deedee Magno Hall (Pérola), Rebecca Sugar (criadora), Michaela Dietz (Ametista) e Zach Callison (Steven) - Imagem:
Los Angeles Times
Um ponto bastante importante é que essa série foi a primeira do Cartoon Network a ser exclusivamente criada e produzida por uma mulher,  Rebecca Sugar. Para alguns isso pode não ter muita importância, porém é justamente ai que se enganam. Esse fato muda totalmente a visão em cima da série, pois a forma com que Rebecca trata de temas como: relacionamentos abusivos, traumas psicológicos, amor, relações familiares, natureza e amadurecimento é tão única. Pois ela teve o cuidado de saber como abordar esses temas, sem ficarem totalmente caricatos, mas ainda sim, levantando toda a discussão que merecem.

Outro tema que é muito abordado é a temática LGBTQ+, aqui visto através das Crystal Gems. Esse é o único spoiler que darei. O publico LGBTQ+ consome bastante a animação, justamente pelo cuidado que sua criadora tem com a temática, mostrando de forma bem delicada como o amor e o respeito são possíveis em todas as formas.

Eu não poderia esquecer de falar sobre as músicas, que são um outro ponto que chama bastante a atenção de quem acompanha a série. Rebecca é a responsável por compor grande parte das canções da série e em muitos casos ela mesma empresta sua voz para essas músicas. Cada música marca um personagem e um fã de uma maneira diferente e é isso que torna tudo tão especial e único.

Agora você deve estar pensando: "provavelmente essa série deve ser grande e eu tenho preguiça de acompanhar". Pois bem, aqui vão algumas informações que podem te ajudar:

Steven Universe possui cinco temporadas, somando um total de 160 episódios. Porém, calma. Cada episódio possui uma média de 11 minutos, então é bem rápido de ser visto. Depois que a pessoa tiver assistido a série, ele deve procurar Steven Universe: The Movie, que se passa dois anos após a série e continua a contar a história dos personagens. Após o filme temos o epílogo da série, Steven Universe Future, que serve como uma conclusão para toda a história que já foi contada e que possui 20 episódios, também de 11 minutos cada um.

Steven Universe Future - Imagem: Cartoon Network
Eu comecei a ver Steven por causa de alguns amigos que ficaram falando que eu iria adorar, e eles estavam certos. No começo admito que não me chamou atenção, porém, a medida que fui acompanhando a história, me interessei cada vez mais e isso despertou em mim uma grande paixão. Atualmente é um dos meus desenhos favoritos e eu faço questão de indicar a todas as pessoas que conheço.

Se vocês estão atrás de uma história leve, divertida, que vai te inspirar, te fazer chorar, rir e trazer conforto, então veja Steven Universe. Garanto que não irão se arrepender e que irão gostar tanto quanto eu.

0 comentários:

Postar um comentário

My Instagram