Star Wars | Como ficou o universo depois da Disney?


Apesar de não ser um fã assíduo como os amigos do Conselho Jedi Bahia, sempre estou buscando me inteirar no universo de Star Wars e entender como ele está caminhando hoje em dia, principalmente depois da compra dos direitos pela Disney.

Quando comecei a assistir, era muito jovem e não sabia que os filmes que meu pai tinha comprado em VHS eram tão importantes na cultura pop. Resolvi postar essa matéria depois que encontrei um infográfico vagando pela internet e recentemente fui surpreendido por um vídeo bacana do pessoal da Aleph que você assiste aqui, mas deixe pra assistir depois de ler o que trouxe pra vocês.

O Universo Expandido

Se você acha que tudo de Star Wars acaba depois dos seis filmes da franquia, está muito enganado. Voltando um pouco no tempo, aproveitando do sucesso da trilogia original, a Lucasfilm criou um vasto universo fora dos cinemas que incluíam livros, jogos e até quadrinhos.

Infelizmente  tudo que foi lançado nesse período (ou boa parte) deixou de ser cânone (linha temporal oficial) e apenas serve como conteúdo complementar para quem quer se aventurar nesse universo (como eu).

Muitos acharam que essa atitude da Disney foi pretensiosa e sem sentido, mas se pararmos para pensar, agora teremos uma ordem e uma visão clara do que segue canônico. Imagina como seria organizar todo material publicado a mais de 30 anos?

Que a força esteja com você Aleph! - Foto: Reprodução Internet

Uma boa notícia para quem quer conhecer esse universo? A editora Aleph está lançando os livros do universo expandido e para diferenciar do que é canônico ou não, essas publicações possuem uma tira dourada escrito "Legends", fica mais fácil diferenciar não?

O que tá valendo agora?

Muita coisa está valendo. Apesar de parecer que pouco sobrou para os fãs Star Wars, a Disney tem feito um trabalho muito bem feito para construir um novo universo, já que George Lucas pouco se importava com toda essa expansão.

Permanecem intactos:

- Todos os seis filmes
- The Clone Wars (Desenho)
- Star Wars Rebels (Animação)
- Os novos quadrinhos da Marvel
- Os novos livros que estão saindo
- Os novos filmes

A linha do tempo ficou mais ou menos como a figura abaixo. Esse universo cânone parte como marco zero, antes da Batalha de Yavin, que foi a maior guerra civil galáctica.

Legenda:

BBY - Antes da Batalha de Yavin
ABY - Depois da Batalha de Yavin

Ufa! Cabou - Foto: Reprodução internet
Onde encontro os livros e quadrinhos?

Bem, no inicio da matéria falamos da editora Aleph. Atualmente eles estão cuidando da maioria dos livros da franquia tanto da série "Legends" quanto os da nova linha temporal. Vale a pena clicar nesse infográfico deles para saber o que vem por aí.

Na parte dos quadrinhos, quem está cuidando muito bem os lançamentos é a Panini e a Planeta De Agostini, então corra na banca mais próxima para adquirir os seus.

Resumindo tudo que trouxe hoje, a Disney deu um ótimo tratamento a franquia e muito material bacana já está no mercado enquanto outros estão por vir. Parafraseando um dos membros da Aleph, "É uma época boa para ser fã de Star Wars".

Vamos aproveitar, tem muita coisa legal pra curtir!

0 comentários:

Postar um comentário

My Instagram