Após confirmação de Jay Garrick em The Flash, conheça mais sobre a história do personagem


Após a season finale da série The Flash, muitos fãs ficaram em dúvida se a aparição do capacete de Jay Garrick, a versão original do Flash dos quadrinhos, seria apenas um Easter egg.

Para trazer certeza à questão, Geoff Johns, o produtor executivo da série, confirmou durante a San Diego Comic-Con que o personagem aparecerá na série, e através do painel da DC também foi anunciado que Teddy Sears interpretará o velocista na televisão.

Mas quem realmente é Jay Garrick? Quais são suas origens e sua história?
Jay Garrick, por Alex Ross

Jay Garrick apareceu pela primeira vez no volume 1 da série Flash Comics em 1940, criado por Gardner Fox e Harry Lampert. Após a Segunda Guerra, com a queda de popularidade dos super-heróis, as séries onde o herói estrelava foram canceladas, tendo Garrick sua última aparição na Era de Ouro em 1951, na All-Star Comics. O velocista só voltou a aparecer depois de 10 anos, nunca ganhando outra série solo.

Em sua origem, o personagem era um estudante de faculdade que acidentalmente inalou vapores de água pesada no laboratório onde trabalhava. Como resultado, ele descobriu que podia correr à velocidades super-humanas e possuía rápidos reflexos. Mais tarde, ele adota uma camisa vermelha com um raio e um capacete estilizado com asas, passando, então, a lutar contra o crime como o Flash.

Em 1956, a DC Comics reinventou o personagem do Flash, dando a ele um novo uniforme, nome e história, sob o nome Barry Allen. Na primeira aparição de Barry, ele é visto lendo uma cópia da Flash Comics e Jay Garrick é tido apenas como um personagem de quadrinhos, não existindo nessa nova fase. Mais tarde, na Flash #123, Garrick ganha uma aparição e passa a ser tratado como residente de um universo paralelo, a Terra 2, enquanto Allen vivia na Terra 1.

Integrantes da Sociedade da Justiça na All-Star Comics #46 (1949); arte de Irwin Hasen e Bob Oksner

Em 1976, o personagem virou regular na revivida All-Star Comics, se tornando um dos mais conhecidos super-heróis da Era de Ouro. Ele foi um dos fundadores da Sociedade da Justiça e um dos principais membros dela, ficando originalmente locado na cidade de Nova Iorque, para apenas mais tarde ser conectado à cidade fictícia de Keystone City. Anos mais tarde, ele se aposentou das suas atividades de super-herói e se casou com Joan Williams.

Seguindo a Crise nas Infinitas Terras, a DC Comics uniu todos os seus personagens em um único universo, fazendo com que Jay Garrick passasse a dividir o mesmo mundo que o Flash. Jay foi retirado de continuidade na edição Os Últimos Dias da Sociedade da Justiça de 1986, mas foi trazido de volta em 1990. Diferente de outros heróis, o personagem não foi rejuvenescido, sendo retratado como um veterano da 2ª Guerra com uma longevidade prolongada. Jay Garrick se tornou um regular na Sociedade da Justiça.

Em Crise Infinita Jay foi o último Flash e continuou a proteger Keystone City, através do uso de um metagene, mas com a Força de Aceleração inacessível. Nesse período, o herói ficou limitado à velocidade Mach 1, retornando posteriormente à sua velocidade máxima.

Assim como as outras versões do Flash que o seguiram, Garrick se tornou um amigo próximo do Lanterna Verde do seu tempo, Alan Scott, quem ele conheceu através da Sociedade da Justiça.

Jay Garrick - visual pós-Novos 52

Em 2011, a DC Comics fez um novo reboot do herói, fazendo com que ele passasse a viver em um universo paralelo, sem qualquer outro Flash. A partir dos Novos 52, Garrick deixou de ser um veterano de guerra e passou a ser um herói jovem com um uniforme redesenhado. Dessa vez, o personagem recebeu os seus poderes de supervelocidade de Mercúrio, um deus romano perto da morte, que vê bravura em Jay.

Com suas diversas origens e desdobramentos na história, o personagem tem vários elementos que podem ser explorados pelos produtores da série da CW. Em vários momentos de sua história, Jay Garrick viveu como o Flash da Terra 2, uma terra paralela do multiverso, que deve ser explorada na segunda temporada do seriado.

Teddy Sears, o ator que viverá Garrick na série / Jay Garrick, JSA #78, por Alex Ross

Já se sabe que Jay aparecerá como uma figura misteriosa que chega em Central City para avisar Barry Allen e sua equipe nos laboratórios S.T.A.R. sobre um perigo iminente que ele não pode parar sozinho. Além disso, por ser um herói mais experiente, Garrick pode ajudar Barry a entender melhor a Força da Aceleração para que ele possa enfrentar as adversidades que venham a surgir com a expansão da série ao multiverso.

A 2ª temporada de The Flash estreia 6 de Outubro na CW.

0 comentários:

Postar um comentário

My Instagram