Especial 20 anos: Xena, a Princesa Guerreira


Por Karen Argolo

Na época dos deuses antigos, opressões e reis, uma terra sem lei clamava por uma heroína. Xena, uma poderosa princesa forjada no calor da batalha. A força, a paixão, o perigo... A coragem dela mudará o mundo.

Você lembra dessa abertura? Então provavelmente já assistiu Xena, uma série neozelandesa que completa 20 anos agora em 2015.

O seriado tem seis temporadas e é um spin-off da série Hercules, de mesmo produtor executivo, Sam Raimi (lembram dele? Diretor da trilogia do Homem Aranha!). Xena era uma assassina que deveria aparecer em três episódios de Hércules e morrer no último. Contudo, a recepção dos fãs foi tão intensa que resolveram deixa-la viva e ainda lhe fazer um seriado exclusivo. Boa ideia! Xena até hoje é um dos seriados mais bem vistos e consagrados.

A séria acompanhava a história de Xena (Lucy Lawless), uma mercenária que construiu uma jornada para se redimir do mal que havia feito. Outros personagens importantes se juntam à ela nesse meio tempo, como Gabrielle (Renée O'Connor) e Joxer (Ted Raimi). A história se passa numa realidade mitológica e antiga e é comum ver episódios inteiros baseados em algum deus da mitologia grega.

Pra quem curte mitologia a série é um prato cheio! Tem de tudo um pouco, criaturas, deuses, acontecimentos marcantes... é uma viagem no tempo. Apesar de ser uma série que se passa num tempo remoto, são discutidos vários temas recentes, como o preconceito e a importância da amizade.

Personagens recorrentes:

Xena: Guerreira que se torna mercenária em busca de vingança, mas que, ao se apaixonar por Hércules, acaba se arrependendo do mal que havia feito e partido em busca de alguma forma de se redimir.

Gabrielle: Camponesa que, ao presenciar Xena em ação, acaba se encantando pela sua forma de viver e decide partir em jornada com ela, deixando pra trás a vida que tinha. Com o passar da série é divertido acompanhar a sua evolução como pessoa, amiga e guerreira.

Joxer: Aparece na série na primeira temporada e acaba se tornado um personagem bem recorrente. É um “guerreiro” atrapalhado e passa a série toda tentando mudar essa imagem.

Curiosidades:

- A Dark Horse Comics, através de Ian Edginton e John Wagner, publicou uma série de quadrinhos que se chamava: Xena, Warrior Princess.

- Após o término da série, Xena e Gabrielle foram incorporadas como símbolos da comunidade lésbica, embora propositadamente não fique claro na série se elas eram amantes ou não.

- A primeira temporada foi mais amadora pois tinha pouco orçamento, ainda assim, se consegue notar como o ano de 95’ foi importante e revolucionário para a Computação Gráfica em mídias televisivas.

- Originalmente, Xena seria interpretada por Vanessa Angel e Gabrielle por Sunny Doench.

- A canção With the Angels, do episódio Fallen Angel deu a Joseph LoDuca, principal compositor da série, um Emmy em 2001.

- Tanto Xena quanto Hércules foram filmados na Nova Zelândia.

- Um filme animado foi lançado em 1998 chamado Hercules and Xena: The Battle for Mount Olympus.

Por onde andam os atores principais agora?

Lucy Lawless se consagrou na televisou após interpretar Xena, mas depois disso fez uma participação pequena no filme Homem-Aranha de 2002 e atuou em seriados como Spartacus e The X-Files.

Rene O’Connor participou da série de TV Alien Apocalypse e de Boogeyman 2 em 2008.

Ted Raimi participou de Homem-Aranha 2 e 3 (trilogia de Sam Raimi) e do filme Oz: The Great and Powerful, além de fazer uma pequena participação em Supernatural.

0 comentários:

Postar um comentário

My Instagram