Baú do Hakaider | Fuga no Século 23


Olá pessoal, esta é minha segunda matéria para o Baú do Hakaider, uma sessão dedicada a trazer séries, filmes, desenhos e programas de TV que marcaram época. Hoje falo um pouco sobre um filme de ficção científica que fez muito sucesso nos anos 70 e que posteriormente se tornou um seriado que, apesar de curto, conquistou fãs no início dos anos 80, especialmente aqui no Brasil: Fuga no Século 23.


Imagine uma cidade do futuro, onde as pessoas só podem viver até os trinta anos. Todos que chegam nessa idade devem entrar em uma máquina que supostamente renova a vida, chamada de "O Carrossel", mas na realidade, essas pessoas são mortas e transformadas em alimento para a população, uma vez que a cidade está envolta em uma redoma, que à protege da devastação do mundo exterior e os recursos se tornaram escassos. Esse é ambiente tratado no filme Fuga do Século 23 (Logan's Run), uma grande ficção científica que marcou uma geração de fãs.



Neste filme, baseado em uma novela literária escrita em 1967, as relações entre os jovens habitantes da cidade são instáveis, não há casamentos e se hipervalorizam as relações sexuais descompromissadas, numa clara alusão a contracultura e ao movimento hippie da época.


Essa suposta renovação, na qual acreditam os habitantes da cidade, ocorre em um espetáculo público e festejado por quase todos, à exceção daqueles que sabem a verdade sobre o Carrossel. Estes rebeldes se organizam em grupo e tentam fugir para o exterior, em direção à um lugar chamado "Santuário".


Para eliminá-los e manter a farsa em que se baseia o controle populacional da cidade, existem os patrulheiros, soldados que obedecem cegamente ao governo e à doutrina da renovação, ainda que eles também sejam obrigados a passar pelo carrossel ao atingirem a idade limite de trinta anos.


Logan 5 (Michael York) é um patrulheiro que recebe a missão de encontrar e destruir o "Santuário", e se infiltra entre os rebeldes. Para isso, finge ser um fugitivo e se envolve com a atraente Jessica 6 (Jenny Agutter). Aos poucos, ele começa a descobrir toda a verdade. Juntos, eles fogem e se tornam "Runners", passando a serem perseguidos por outros patrulheiros.


Fuga do Século 23 foi um filme de grande sucesso em 1976, o que acabou gerando uma série no ano seguinte, produzida por Ivan Goff e Ben Roberts, que só teve 14 episódios, estrelada por Gregory Harrison (Logan 5), Heather Menzies (Jessica 6) e Donald Moffat (Andróide REN). Os roteiristas eram os mesmos da série clássica de Jornada nas Estrelas, além dos autores originais do romance. Aqui no Brasil, foi exibida na Rede Bandeirantes no início dos anos 80.


Além da série de TV, Fuga do Século 23 teve outras adaptações nos quadrinhos pela Marvel e posteriormente, Malibu Comics. Desde os anos 90 especulou-se um remake nos cinemas, mas o projeto nunca seguiu adiante, apesar de passar por diretores consagrados como Ridley Scott (Blade Runner e Alien) e Brian Singer (trilogia X-Men e Superman Returns).

0 comentários:

Postar um comentário

My Instagram