sábado, 11 de outubro de 2014

Quadrinhos vs Cinema | Para entender o universo das HQ's



Com do sucesso dos Vingadores nos cinemas, muita gente começou a se dizer fã do Universo Marvel e de seus personagens. Mas fica a pergunta: Onde foi que você conheceu o universo das historias em quadrinhos e de que forma?

Essa pergunta parece capciosa não é? Pois não duvide disso, ela foi uma pergunta capciosa. A depender de onde você tenha tido seu primeiro contato com personagens em quadrinhos provavelmente seu conhecimento dos mesmos pode ficar comprometido.

Desde os desenhos animados até mesmo os filmes antigos os personagens de vilões tiveram suas historias alteradas para se tornarem agradáveis ao publico leigo ou infantil.

Inúmeras produções no cinema só conseguiram apresentar personagens caricatos e que na maioria das vezes atrapalha e estraga qualquer possibilidade de um verdadeiro conhecimento dos personagens.

Há alguns anos a Marvel parece ter descoberto o caminho para o sucesso nas telonas. Enquanto isso sua maior concorrente a DC Comics parece ainda desconhecer tal caminho.

O sucesso de bilheteria da Marvel só acontece após a compra da mesma pela Disney. Isso mesmo a Disney do Mickey Mouse e do Pato Donald. O mais importante que ao ser vendida para Disney a Marvel ganhou capital para bancar por seus projetos no cinema. O surgimento da Marvel Studios lhe garantiu total liberdade de criação e de produção dos seus filmes.

Muitos ainda sonham em ver o Homem-Aranha, o famoso cabeça de teia, participando de um filme ao lado dos vingadores. Podem ir esquecendo caras-pálidas, isto não ira acontecer. Pelo menos não tão cedo. Na década de 90 a Marvel passou por um serie crise e chegou a beira da falência. Para não fechar suas portas decidiu vender o direito de alguns de seus personagens para outras empresas. Nessa ação desesperada o Homem-Aranha foi vendido para a Sony, assim como o Quarteto-Fantastico e os X-men foram vendidos para a FOX.

É por isso que você deve perder suas esperanças em relação a ver os “mutantes” e o cabeça de teia lutando ao lado do Capitão América nas telonas.

Com o tempo irei explicar aqui um pouco mais dessa novela Marvel vs Sony/Fox, porém nem só de Marvel vive o cinema. A DC Comics vem a algum tempo tentando convencer com seus personagens nos cinemas.

A trilogia de Nolan baseada em inúmeras revistas do Batman foi sucesso de bilheteria e mostrou um lado sombrio do Batman que até então só os leitores de quadrinhos conheciam. Xiitas a parte, tirar aquele ar de comédia da década de 80 e 90 que o personagem tinha já foi um favor para os fãs.

Tudo bem que faltou detetive e sobrou porrada, mas o que vocês querem da DC? Diferente da Marvel ela não tem estúdio próprio e suas produções são gerenciadas pela Warner.

No universo das historias em quadrinhos existem os loucos pela DC e os fanáticos pela Marvel. Bom, eu pessoalmente gosto dos dois universos, com ressalvas a ambos é claro. Por isso, não adianta me perguntar Batman ou Capitão América ou quem eu acho que ganharia um combate entre o Thanos e Darkseid. Provavelmente você ira receber a seguinte resposta: “Aquele que o roteirista decidir é claro!”

Por sinal isso me lembrou um caso engraçado envolvendo ambos os personagens. Após ter assistido a pré-estréia de Vingadores no cinema fui assisti-los novamente como todo bom fã de quadrinhos.
Eis que ao final da projeção após todos os créditos aparece nada mais nada menos que ele, o Titã enlouquecido. Alguém levantou da sua poltrona e gritou: “Eu não falei? Olha o Darkseid ai!” - Jesus, Buda, Maomé onde, onde?

Não, não era o Darkseid e sim Thanos. Pois é, universos diferentes, editoras diferentes. Pobre alma poser!

Meu nome é Eduardo Gomes, sou historiador e sócio da Red Sheep Comic.  Leitor apaixonado por quadrinhos.

Você também pode gostar

0 default-disqus:

Postar um comentário