Live Action #12 | Lovely Complex: Tamanho não é o mais importante


Por Alexandre Teixeira

Olá pessoal! Aqui estamos nós mais uma vez. Na coluna dessa semana eu resolvi falar de uma adaptação que eu simplesmente amo! Não só por ter uma ótima história e ótimos personagens, mais também por provar que tamanho não é documento.

Lovely Complex, ou simplesmente Love.Com, foi um mangá criado por Aya Nakahara, com a ajuda de um grupo de fãs de outros países, entre eles Yoha Ainagaua, Arilton Junior e Key Yasura, que foram responsáveis pela criação de alguns personagens.


O mangá começou a ser publicado em setembro de 2001 na revista Bessatsu Margaret, pela editora Shueisha e foi até dezembro de 2006, somando um total de 17 volumes encadernados. Em maio de 2008, a editora americana Viz Media, começou a lançar o mangá que contou apenas com seis volumes. Em 2004, o mangá recebeu o 49º “Shogakukan Manga Award”, na categoria shojo.

Devido ao grande sucesso que foi o mangá, a TOEI Animation resolveu lançar o anime, que foi dirigido por Konosuke Uda e teve um total de 24 episódios. O anime foi ao ar entre os dias 7 de abril e 29 de setembro de 2007. Na época se especulava a possibilidade de haver uma segunda temporada, porém isso nunca foi confirmado e os fãs acabaram desistindo dessa idéia.


Porém foi realmente em 2006 que os fãs ficaram totalmente emocionados, pois nesse ano foi lançado o live action da obra. Totalmente fiel ao mangá, o live action não deixou a desejar em nenhum momento. Além do anime, mangá e live action, Love.Com também contou com um jogo para PlayStation 2, que foi lançado também em 2006. E dois CDs que foram lançados em maio de 2009.

A história é bastante divertida e séria. Ela trata de um garoto e uma garota. A garota, Risa Koizumi, tem 1,70 de altura – sendo um "pouco" alta para os padrões japoneses; e o garoto, Atsushi Otani, que tem 1,56 de altura – um "pouco" baixo para os padrões dos garotos orientais. Por causa disso, e também por serem "engraçados" juntos, eles são conhecidos na escola como "All Hanshin Kyojin" (comediantes japoneses, que é um alto e outro baixo). A partir disso, uma série de situações hilárias e emocionantes se desenrola. E em cada uma destas situações, notamos uma lição que os personagens querem passar. Por esse motivo, Love.Com é um dos mangás shojo mais amados pelos fãs.

O que falar em relação ao live action?! Bem... De longe é uma das melhores adaptações de mangá que já foram feitas. Apesar de ser um pouco radical o que irei falar, eu coloco Love.Com na mesma categoria de Rurouni Kenshin, em quesito de fidelidade a obra original. Com um ótimo elenco, que consegue não só se caracterizar fielmente aos personagens, como atuar da mesma maneira. O diretor, Kitaji Ishikawa, conseguiu a grande proeza de colocar a história completa em apenas 99 minutos de filme. Uma coisa que poucos diretores conseguem fazer.


Uma das provas que mostra que o live action é exatamente idêntico ao anime/mangá é a sinopse dele.
Risa é uma jovem japonesa que é rejeitada por um menino, porque ela é mais alta do que ele. Otani é um jovem japonês que é rejeitado por uma garota porque ele é menor do que ela. Obviamente, estes dois fariam o mais estranho dos casais e nunca dariam certo um com o outro? Bem, o amor nem sempre segue essa lógica em Lovely Complex.

Como eu já havia informado, outro fator importante são os atores, que conseguem interpretar seus personagens da maneira mais fiel que eles conhecem.

Risa Koizumi

Risa tem 1,70 de altura, e essa altura é bastante acima da maioria das meninas japonesas de sua idade. Mas isso piora quando descobre que cresceu mais dois centímetros. Além de sua altura, não é meiga tampouco feminina, e um de seus hábitos é jogar videogames, coisa considerada rara entre as garotas nipônicas.

Ema Fujisawa é a nossa incrível Risa nas telas de cinema. A atriz que nasceu em 1982 e começou sua carreia como modelo de revista, enquanto frequentava a Universidade de Sofia, em Tóquio, foi escolhida para o papel de Risa não só por ter uma aparência que lembra muito a personagem, mais também por ter praticamente a mesma altura dela. Ema possui 1,67m enquanto Risa 1,70m. Uma diferença de apenas três centímetros.


Atsushi Otani

Atsushi Otani é bastante pequeno para a sua idade, tendo 1,56 de altura. Otani é a grande estrela do time de basquete da escola, mesmo sendo baixo. Tem o mesmo gênio esquentado de Risa. A maioria das garotas de sua escola é afim dele, não só por sua altura, mais também por ter uma aparência muito mais jovem.

Teppei Koike é quem vive Otani nas telas de cinema. O ator, que também é cantor, é simplesmente idêntico ao personagem, além de ser um pouco maior que ele. Koike possui 1,67m e Otani 1,56m.


Nobuko Ishihara

É a melhor amiga de Risa. Desde o início, ela que deu a iniciativa para Risa se declarar a Otani. É bastante charmosa e fashion, apesar de ser bastante estressada. Quase sempre dá conselhos de amor para suas amigas, e sempre adverte quando algo está errado.

Nami Tamaki é a atriz que vive Nobuko. Ela é uma cantora e atriz japonesa. Ela começou a carreira quando foi selecionada num concurso da Sony Music Japanonde havia mais de 5000 concorrentes. Na audição de 2003, ela cantou e dançou para Destiny's Child. Ela também já fez comerciais de diversos animes e Video games, além de participar de filmes.


Chiharu Tanaka

No começo, Otani era apaixonado por Chiharu, mas ela tinha "medo" de garotos; mas isso muda quando conhece Suzuki - que, depois de algum depois, começam a namorar (ele até dá um anel de compromisso para ela). Suzuki, então, promete que irá ficar com ela, a protegendo, no próximo ano da escola.
Risa Kudo é quem vive Chiharu. Ela é uma modelo e atriz. Ela é conhecida no Japão por aparecer em um episódio de Nippon Television, da série Haken no Hinkaku, em 2007 e nos filmes Love Letter Ao-renka em 2006, e Sleeping Flower, em 2005.


Ryoji Suzuki

Ele é o namorado de Chiharu. Ele é bastante sério, e é mais alto que Risa. Esse fato fez com que ela se apaixonasse, mas, no final, ele apenas diz que ficava com ela porque, por ela ser alta, ela parecia um garoto, e isso fazia com que ele não sentisse vergonha de conversar.

Suzuki no cinema é vivido pelo ator Hiro Mizushima, o eterno Kamen Rider Kabuto. Além de interpretar o Rider, Hiro ainda viverá o mordomo demoníaco, Sebastian Michealis, no live action de Kuroshitsuji, que tem data de estreia para o ano que vem.


Depois de falar sobre os personagens e fazer um apanhado geral do filme, é hora dos comentários. Realmente, desta vez, eu não irei comentar o live action. Deixarei a cargo de uma grande amiga e que é viciada na obra.

"O live action de Lovely Complex foi uma total surpresa. Como eu gosto muito do anime e já assisti várias vezes, fiquei meio apreensiva quando vi quem eram os atores principais, mas assim que comecei a assistir vi que era bobagem minha, pois os atores são simplesmente perfeitos! A Ema estudou tão bem a personagem que podemos ver todos os trejeitos e expressões exageradas que nem no anime e mangá, o mesmo para o Teppei Koike, marrento e estiloso, também tinha vários dos trejeitos, sabendo como o personagem se movimenta e se comporta. Quanto ao figurino não posso reclamar de absolutamente nada! Os produtores mantiveram o ar “brega-style” do anime deixando as roupas com muitas sobreposições e extremamente coloridas. Os atores coadjuvantes Nobu-chan, Nakao, Suzuki e Chiharu também foram escolhas muito bem feitas e os dois casais se comportavam exatamente como seus personagens originais e foram caracterizados também como eles. Para finalizar só tenho a parabenizar a equipe que produziu esse live, muita atenção aos detalhes e cuidado com a trama que teve as melhores e mais importantes passagens contadas no filme." Ana Luiza Bélico (redatora da sessão de Cosplay).

Como eu havia falado... Love.Com caiu nos gostos de todos os fãs. O live action não deixou a desejar. Uma grande ou pequena história de amor, com muita comédia! Love.Com é um live action que não pode deixar de ser visto por todos aqueles que adoram o gênero shojo.

Espero que tenham gostado da matéria desta semana pessoal! Fiquem ligados para a próxima! E não se esqueçam, nossa próxima matéria sairá dia 08 de julho! Na véspera do Anime Friends 2013!

Nos vemos lá!

My Instagram