Cosplay #37 | Cosplay na Terceira Idade (Entrevista Rosa María)


Olá galera! Que bom que vocês gostaram da última matéria sobre o Dia do Orgulho Nerd, que foi comemorado aqui em Salvador lá na Livraria Cultura do Salvador Shopping! Gostei muito de ver os comentários e der ver que todo mundo curtiu de verdade o evento!

Essa semana na coluna cosplay eu decidi falar sobre um tema bem interessante e pertinente dentro no universo cosplay, cosplay na terceira idade! Sim, já falamos de Kids Cosplay e vários outros assunto, e agor achegou a vez de quem já passou para a melhor idade e que ainda curte o hobby ou que o descobriu somente mais tarde.


O que me estimulou a escrever essa matéria foram as fotos que vi recentemente de uma cosplayer que fez um cosplay perfeito da Vovó do Piupiu! Fiquei muito animada e contente em ver um cosplay assim, pois se a personagem é uma senhora, quem melhor que uma senhora para fazê-lo? O mais legal é que hoje com a facilidade do facebook, eu consegui encontrar essa cosplayer e nós batemos um papo sobre cosplay e contou um pouco de como é fazer cosplay na terceira idade.

Rosa María com uma das versões do Integra de Hellsing
Então vamos falar um pouco sobre isso! Vocês sabem que eu já cansei de falar que cosplay não tem idade, não precisa ser parecido com o personagem quando o cosplayer tem o intuito de se divertir, mas vamos combinar que se o personagem já tem mais idade, o cosplay dele vai ficar muito mais legal e fiel se uma pessoa de idade fizer! Isso é super válido porque existem milhares de personagens por aí que já tem mais idade e que muitas vezes não são representados por causa deste fator.

Às vezes alguém se identifica tanto com um personagem que mesmo ele sendo mais velho, decide fazê-lo, e não tem problema nenhum! Se você se sente confortável fazendo vá em frente e faça! Nós também já falamos sobre adaptações então pode acontecer de alguém fazer uma versão mais jovem do personagem e ficar muito bom!


A Fada Madrinha de 'Cinderela'
Agora falando das pessoas de idade, muitas delas gostam de ter seus hobbys, algumas fazem teatros, aula extra de qualquer coisa para se distraírem, então porque não ter o cosplay como hobby?

Algumas delas já até conhecem por ver em suas cidades os eventos que acontecem, ou por terem netos que pedem para costurarem seus cosplays, ou por alguma outra maneira, mas que não fazem por medo de serem criticados e/ou ridicularizados, ou até por não saberem da existencia desses personagens mais velhos.

E não sabem o que estão perdendo, pois quando vemos um cosplay de um personagem que tem idade, feito por uma pessoa mais velha, ficamos em extase! É muito bacana ver esses cosplayers participando do evento, interagindo com personagens da sua mesma série, encontrando outros cosplayers e tirando fotos, fazendo a pose do personagem, dizendo as falas, se comportando como ele!

É tão legal quanto vernos qualquer cosplayer agindo de acordo com seus personagem, só que dessa vez ele é da terceira idade e está tão perfeito quanto o original!

Uma das versões do cosplay de Professora McGonagall
É interessante observar que existem muitos personagens mais velhos, é só questão de escolher! Por isso se você possui um parente ou amigo que já está na melhor idade e se interessa por esse universo, incentive-o a procurar e a fazer cosplay! Chame-o para assistir os animes ou filmes, ajude-o a comprar materiais e leve-o no dia do evento e façam sucesso!

Não façam pouco de alguém que se interessa por esse universo fantástico do cosplay! Vamos incentivar para que mais pessoas participem e sejam felizes por possuir um hobby que é tão satisfatório.

E outra se essa pessoa de mais idade quiser fazer cosplay não de um personagem mais velho, mas sim de um personagem que é jovem, qual é o problema? Assim como se a pessoa jovem não se parece com tal personagem e faz, porque a pessoa de idade não pode fazer também só porque o personagem é jovem?

Coronel Sanders de 'Kentucky Fried Chicken'
Essas reflexões são ótimas para que pensemos mesmo sobre o que “pode e o que não pode” no universo cosplay! Vamos rever os princípios e valores, vamos fazer com que todos se sintam a vontade para fazer cosplay, porque se você gosta, tenho certeza que todos que fazem e querem fazer também gostam muito desse hobby!

Como eu havia dito, conversei com a Rosa María Durán Rentería, a cosplayer que ficou famosa na internet quando a sua foto do cosplay de Vovó do Piupiu rodou o mundo! Vamos conhecê-la um pouco mais e saber da paixão dela pelo cosplay!

Mega Hero: Como você conheceu o hobby cosplay?
¿Cómo usted conoció el hobby cosplay?

Conto-te que desde pequena gostava de me fantasiar para os eventos escolares ou da igreja, mas o cosplay propriamente e ir para as convenções foi por causa dos meus filhos, eles começaram a ir com 7 anos e me convidaram e assim me encantei com os eventos.

Te cuento que desde pequeña me gustaba disfrazarme para los eventos escolares o de la iglesia, pero como tal el cosplay e ir a las Convenciones pues por mis hijos, ellos empezaron a ir hace como 7 años y me invitaron y me encantaron los eventos.


A Rainha de Copas de Alice no País das Maravilhas super bem caracterizada e com direito
a pose igual a da Helena Bonham Carter
Mega Hero: Quando começou a fazer cosplay?
¿Cuando empezó a hacer el cosplay?

Fazem 6 anos, aproximadamente, que comecei a fazer algumas coisas para meus filhos e minha neta e logo me animei para não ir somente carregando as coisas de todos, mas não deixei de ir a nenhuma convenção que realizou na Cidade do México.

Hace aproximadamente 6 años empecé a hacer algunas cosas para mis hijos y mi nieta y luego me animé según yo para no ir cargando las cosas de todos pero ya no he dejado de ir a ninguna convención de las que se realizan en la Ciudad de México.

Mega Hero: Quantos cosplays você já fez?
¿Cuántos cosplays has hecho?

Aproximadamente 20. Deixa ver se consigo lembrar de todos: Duas versões do Integra de Hellsing, a Sumomo de Chobits, Kunkun e Suiseiseki de Rozen Maiden, A Fada Madrinha da Cinderela, Unohana de Bleach, O Coringa, Bob Esponja, Plancton, A Rainha de Copas de Alice no País das Maravilhas, Madame Red de Kuroshitsuji, Muriel de Coragem, o cão covarde, 2 versões da Minerva McGonagall de Harry Potter, Coronel Sanders de Kentucky Fried Chicken, Mortícia Addams, Princesa Leia de Star Wars, La Catrina, A Rainha Gelada de A Hora da Aventura e a Vovó do Piupiu.

Aproximadamente 20 deja ver si me acuerdo de todos: 2 versiones de Integra de Hellsing, Sumomo de Chobits, Kunkun y Suiseiseki de Rozen Maiden, El Hada Madrina de Cenicienta, Unohana de Bleach, El Joker, Bob Esponja, Plancton, La Reina de Corazones de Alice in Wonderland, Madame Red de Kuroshitsuji, Muriel de Coraje el Perro Cobarde, 2 versiones de Minerva McGonagall Harry Potter, el Coronel Sanders del Kentucky Fried Chicken, Morticia Adams, La Princesa Leia de Star Wars,La Catrina, La Reina Helada de Hora de Aventura y la Abuelita de Piolín.

Muriel e seu querido 'Coragem'
Mega Hero: Como é fazer cosplay já sendo uma senhora?
¿Cómo es hacer el cosplay ya siendo una señora?

Para mim é extremamente agradável, adoro ver-me rodeada de pessoas jovens e criativas e que respeitam os meu trabalho. Além disso é uma atividade que fazemos em família, é muito divertido e nos apoiamos muito.

Pues para mí es sumamente agradable, me encanta verme rodeada de personas jóvenes creativas y que respetan mi trabajo. Además como es una actividad que hacemos en familia es muy divertido y nos apoyamos mucho.

Mega Hero: E a reação do público, o que eles acham?
¿Y la reacción del público? ¿Que piensan ellos?

Quase sempre tenho muito apoio porque gosto de fazer apresentações no palco de acordo com o personagem que eu faço cosplay ou algo divertido.

Casi siempre tengo mucho apoyo porque me gusta hacer algo en el escenario acorde con el personaje del que llevo el cosplay o algo divertido.

Mega Hero: Qual é a sensação de se apresentar nos concursos?
¿Cuál es la sensación de presentarse en los concursos?

Gosto muito de fazer performances e quando me apresento em concursos tenho um tempo de apresentação, o público está atento porque sabe que fazemos algo diferente e original cada vez. Para mim não é tão importante ganhar porque isso pode ser circunstancial e não gosto de me sentir frustrada, adoro ganhar o premio do público.

Me encanta hacer performance y presentándome a concursar me dan un tiempo para mi presentación siempre el público está atento porque saben que hacemos algo diferente y novedoso cada vez. No me es tan importante ganar porque eso puede ser circunstancial y no me gusta sentirme frustrada, adoro ganar el premio del público.

Afrodite de Peixes dos Cavaleiros do Zodíaco. Ela é ou não é incrível?
Mega Hero: Suas fotos estão rodando o mundo e você tem muitos seguidores. O que pensa disso?
Sus fotos estan corriendo el mundo y usted tiene muchos seguidores. ¿Que piensas de esto?

Acredito que é bom alegrar as pessoas ou fazê-las lembrar de algo bonito, é maravilhoso poder divertí-las e trazer boas lembranças. Mais que seguidores, são amigos não importa de onde sejam.

Creo que es bueno si les alegra o recuerda algo hermoso, es maravilloso poder llevar diversión y lindos recuerdos a las demás personas. Más que seguidores son amigos y no importa del lugar que sean.

Mega Hero: Como você seleciona os seus personagens?
¿Cómo selecciona sus personajes?

Quase sempre porque gosto de sua atitude ou porque posso ir com a mina familia e assim, elegemos uma série, e que aquele que se adapte com a minha aparência (embora nem sempre é possível). Eu amo as heroínas, personagens que fazem mágica, mas também faço vilões, poi são muito divertidos.

Casi siempre porque me gusta su actitud o porque puedo ir con mi familia y elegimos una serie y el que más me acomode con mi fisonomía (aunque no siempre se puede), adoro a las heroínas, los personajes que hacen magia, pero también hago villanos más que nada divertidos.

Cosplay da Rainha
Mega Hero: Os brasileiros gostam muito do seu trabalho e você me disse que gosta muito dos cosplayers daqui. Você gostaria de vir a uma de nossas convenções?
Los brasileños gustan mucho de su trabajo y usted dijo que le encantan los cosplayers brasileños. ¿Gustaría de venir a Brasil para una de nuestras convenciones?

Seria um sonho! Quando tenho tempo entro no Youtube para admirar suas performances e seus trajes, as meninas são muito bonitas e tudo parece adorável, elas parecem verdadeiras bonecas de anime.

Sería un sueño. Cuando tengo tiempo entro a Youtube a admirar sus performances, sus trajes y las chicas son muy bellas todo se les ve precioso, parecen unas muñequitas del anime de verdad.

Mega Hero: O que você pode dizer para quem quer fazer cosplay, mas acha que já passou da idade?
¿Que puede decir para aquellos que quieren hacer cosplay, pero creen que no tienen más edad para hacerlo?

Que a vida é para ser disfrutada e ser algum que tem magia por dentro ou representa valor e diversão é fantástico. Pessoalmente me ajudou muito porque estive muito doente e isso fez a minha imaginação despertar, fazer as fantasias me ocupavam ao invés de me lamentar, e isso me fez muito bem.

Que la vida hay que disfrutarla y ser alguien que tiene magia por dentro o representa valor y diversión es fantástico. A mí en lo personal me ha ayudado mucho porque estuve muy enferma y despertar la imaginación, hacer los trajes ocuparme en lugar de lamentarme me ha hecho mucho bien.

A segunda versão da Minerva McGonagall
Mega Hero: Você poderia mandar uma mensagem de motivação para todos os cosplayers?
¿Podría enviar un mensaje de motivación para todos los cosplayers?

Que sempre façam suas fantasias com amo e isto te trará grande satisfação, que somos heróis que saímos para as ruas sem se importar com o que pensam os demais ou que nos julguem loucos, que invistam seu dinheiro em algo positivo com o cosplay no lugar das drogas ou maus hábitos, que nunca desanimem, pois se não se parecerem com o personagem, a atitude é tudo.

Que siempre hagan sus trajes con amor y eso les traerá gran satisfacción, que somos héroes porque salimos a la calle sin importar que piensen los demás o nos juzguen locos, que inviertan su dinero en algo positivo con el cosplay en lugar de drogas o malos hábitos, que nunca se desanimen si no se parecen al personaje la actitud lo es todo.

Legal ver uma pessoa que se dedica de verdade aos seus cosplays não é? Viram quantos ela já fez? E o mais incrível é que ela ainda transforma o hobby do cosplay em uma atividade em família! A Rosa María é, com certeza, um exemplo a ser seguido! Quero chegar na idade dela com essa disposição e simpatia!

E por último um cosplay do 'Coringa'
Espero que tenham gostado da coluna dessa semana e que reflitam sobre o que foi falado aqui na matéria! Se conhecerem cosplayers da terceira idade mandem fotos para o nosso e-mail!

Não se esqueçam de curtir a página do Mega Hero no Facebook e seguir o nosso twitter @MegaHeroOficial!

Para maiores informações sobre a coluna cosplay, sugestões, novidades ou se quiserem bater um papo sobre cosplay é só me mandar um tweet @marshmalloworld ou curtir a minha página Ana Luiza Cosplay no Facebook e tirar qualquer dúvida por lá!

My Instagram