Review | Go-Busters vs Gokaiger

Ultimamente falar de filmes produzidos pela Toei Company tem causado um pouco de desgosto por parte do Tokufans mais fervorosos. Recentemente tivemos o fraco "Super Hero Taisen" e uma leva de filmes que não expressava a "magia" que os longas de Tokusatsu costumavam trazer (com algumas exceções).


Ignorando os fatos de "Super Hero Taisen", "Go-Busters Vs Gokaiger" é um filme bastante interessante e pode ser encaixado na cronologia de ambas às séries sem muitas dificuldades, o que já é um ponto bastante positivo.

Desde 1995 em Chōriki Sentai Ohranger, a série de filmes Vs. tem marcado presença nas séries de Super Sentai. Enquanto para o aniversário do último ano as coisas tomaram um rumo diferente com Kaizoku Sentai Gokaiger vs. Gavan (tendos Goseiger aparecido antes no filme 199 Heroes), as coisa voltaram ao normal neste ano com Tokumei Sentai Go-Busters vs. Gokaiger. Esse filme de uma hora de duração se encaixa em algum lugar no final da série de Go-Busters (depois do original Escape's death) e é como um epílogo para Gokaiger.

Imagem promocional lançada durante a estréia
do longa.
Através da galáxia existem cinco Phantom Rangers Keys, que são capazes de conceder poder ilimitado para aqueles que as possuem. Infelizmente, quatro das cinco chaves caíram nas mãos de Enter, que se aliou a Bacchus Gil, sobrinho de Ackdos Gil e o novo líder do Império Zangyack. Eles retornam para a Terra em procura da última chave com uma surpresa a mais, os Gokaigers agora estão trabalhando para a Zangyack. Enquanto os Go-Busters batalham contra Rangers do passado, um portal do tempo é criado quando as cinco chaves se unem e são sugadas pelo portal juntamente com Yoko e Beet J Stag.

Os Go-Busters que permaneceram no presente, ficam confusos com a situação. Cinco Gokaigers, dois Go-Busters e um Buddyroid embarcam em uma viagem no tempo para encontrar as Phantom Keys, o que acaba resultando na descoberta do verdadeiro motivo pelo qual os Gokaigers se uniram a Enter e a Zangyack. Poderá a força combinada do 35º e 36º esquadrão de Super Sentais por um fim nessa aliança maligna?

Os Gokaigers e seus novos uniformes civis.
No momento em que os cinco Gokaigers principais entram em cena, com novas roupas de piratas, já da para se ter uma noção mais ou menos de como a história vai se desenvolver. O 35º esquadrão foi para o lado do mal, porém isso não é algo muito novo, já que em “Super Hero Taisen”, vimos algo muito semelhante. Porém essa mudança de lado não acontece por muito, pois a trama do filme acaba se desenvolvendo de uma forma muito rápida e em pouco tempo os Gokaigers voltam para o lado do bem. O que realmente emociona no filme é a relação dos Go-Busters com seus Buddyroids e como isso acaba afetando o emocional deles. Algumas cenas são realmente emocionantes e acaba mostrando que os Buddyroids não são apenas acessórios, eles são parte do 36º esquadrão de Super Sentai.

Claro que juntamente com um filme de Gokaiger vêm as Gokai Changes. Tendo devolvido todas as Rangers Keys de volta para os seus donos no final de sua série, vê-los de volta em posse das chaves é um pouco confuso. Mas desde que eles brincam com viagem no tempo (só para que a Toei coloque o infame período Edo na história), não é tão confuso assim pensar que Marvelous e Gai voltaram ao passado, mas isso não é totalmente explicado. Felizmente eles são mantidos a um mínimo (principalmente na temática era Showa), dando uma oportunidade rara para os uniformes de Gokaiger apareçam em longas sequências de ação. Há também uma participação especial na forma de Kaoru Shiba (a "verdadeiro" Shiken Red), que é bastante apreciada enquanto os ajuda.

Apesar de Enter ter grande destaque no filme, ele fica em segundo plano perto do novo Gil. Gil é o sobrinho do formador do exército Zangyack, o imperador. Fora isso não tem muito mais sobre o seu personagem, fora o fato dele ser alcoólatra. Os Gils são os melhores personagens para se começar, mas Bacchus faz pouco para elevar-se acima do nível dos monstros dos episódios. Seu subordinado Wardonaier é até mais memorável. Fãs de séries de Super Sentais ficarão felizes de ver uma dupla conhecida, Damaras e Zelaousto assim como Yatsudenwani de Abaranger e Basco de Gokaiger.

Ao longo dos últimos anos, esses “Vs. Movies” tem servido de introdução para a próxima equipe de Super Sentai, neste caso, o Zyuden Sentai Kyoryuger. A entrada desta nova equipe é totalmente cômica. O King (KyoryuRed) aparece primeiro para o Gokai Red e Red Buster, sem que seus companheiros de equipe estejam juntos a ele, isso faz com que os dois questionem se esse novo Red faz realmente parte de um novo esquadrão. O restante da equipe aparece alguns minutos depois. Pela forma que eles aparecem, da para reparar que cada um leva uma vida bem diferente e que nenhum deles sabe a verdadeira identidade do outro. O nível de ruído das armas é colocado no mínimo, guardando a verdadeira estreia para o primeiro episódio da série.

Como já havia sido mostrando em alguns trailers, os mechas também se transformam em antigos mechas dos sentais. Semelhante as “Gokai Change” dos Gokaigers. O Gozyujin vira o Daizyujin (Kyouryuuu Sentai Zyuranger); o Gokai-Oh vira o Daibouken (Go Go Sentai Boukenger); o Buster Hércules vira o MagiKing (Mahou Sentai Magiranger);o Go-Buster Li-Oh vira o GaoKing e o GaoCentarus (Hyakujuu Sentai Gaoranger); o Go-Buster Ace vira o Gekitouja (Juuken Sentai Gekiranger), o FlashKing (Choushinsei Sentai Flashman) e o RyuuseiOh (Gosei Sentai Dairanger). Apesar de ser poucos minutos, as cenas de lutas dos mechas ficaram muito boas, pois usaram o mesmo estilo de lutas de mecha que está presente em Go-Buster.

Logotipo do filme
No geral Go-Busters vs. Gokaiger é um bom filme. A trama é corrida, mas tem excelentes cenas de luta e cenas comoventes como a de Buddyroids para balancear. Este filme não é no nível de Goseiger vs. Shinkenger ou Hurricanger vs. Gaoranger, mas é uma boa distração e mais memorável que os filmes já batidos do “Vs”.

0 comentários:

Postar um comentário

My Instagram