Entrevistas | Taty do Tatisatsu

Quando o assunto é Tokusatsu na net, uma das pessoas mais bem informadas e com um papo super descontraído é a blogueira Taty de Souza. Desde de Novembro de 2010, a Tokufã aborda no 'Tatisatsu' sua ótica dentro desse universo fantástico. É com ela que o 'MEGA Hero' vai bater um papo.

Por Raphael Maiffre


01 - Primeiramente, gostaria de agradecer em nome de todo o grupo 'Toku Bahia' e 'MEGA Hero' por esse apoio que você deu para o nosso portal no inicio dele. Taty, como foi o seu primeiro contato com o universo Tokusatsu?

Acredito que eu que devo agradecer ao grupo 'Toku Bahia' por ter abraçado este projeto com tanto entusiasmo e gás renovado, possibilitando a nova geração conhecer com mais abrangência o Universo Tokusatsu. E em resposta a pergunta, bem por incrível que pareça, o meu primeiro contato com o universo Tokusatsu foi através da série Spectreman (o detalhe curioso é que eu assistia com a minha mãe, por volta de 5 a 6 anos de idade), mas comecei a acompanhar de fato com Jaspion e Changeman, de 7 para 8 anos... E desde então, estou habitando este universo incrível.

02 - Como o 'Tokusatsu' influenciou na sua vida? Tem algum seriado preferido?

É difícil dizer exatamente 'como', mas costumo dizer que as séries de Tokusatsu sempre reforçaram em mim a educação e os ensinamentos que eu ganhei da minha família com relação aos valores humanos bastante esquecidos hoje em dia. Quanto a seriados preferidos eu tenho diversos!

Por exemplo, em diversão: Kamen Rider Den-O; em drama: Metalder; em ousadia: Jetman; em emoção: Kamen Rider Hibiki; para todas as idades: Jiraiya - O Incrível Ninja; por conseguir surpreender-me: Samurai Sentai Shinkenger; e em termos preferido por marcar meu coração: Kamen Rider OOO (pelo momento, em particular, que eu vivi em minha vida pessoal).

Derrubando preconceitos. Kamen Rider OOO se tornou um dos favoritos da nova geração para
a blogueira Taty.
03 - Para um 'Tokusatsu' cativar você e ao mesmo chamar sua atenção, o que ele precisa ter?

Uma ótima trama e personagens carismáticos, os quais eu possa identificar-me.

04 - Qual sua opinião à cerca da rixa entre os fãs dos antigos Tokusatsus com os atuais?

Infelizmente, boa parte dos fãs, principalmente, da minha geração, costumam ser extremistas, em alguns momentos não se permitem conhecer o novo por, simplesmente, cometer erros fatais de pré-julgamento, onde criticam algo, mesmo antes de conhecer. Discordo quando alguns teimam em afirmar que já sabem se uma série é boa só de ver os dois primeiros episódios ou como muitos fizeram em Tokumei Sentai Go-Busters que "condenaram" e classificaram a série como 'lixo' assim que souberam das referências aos termos utilizados em Power Rangers.

Respeito aqueles que bravamente assistiram a série até o final e disseram que não gostaram e falaram com subsídios para justificar os seus motivos. Na minha humilde opinião, foi uma das melhores séries que eu já assisti após o ano 2000, depois de Shinkenger. Mas, voltando a questão da bendita rixa, creio que falta moderação entre ambas as partes, já que em alguns momentos falta bom senso de ambos os lados. Logo, depende muito das pessoas em si.

05 - Além de Tokusatsu, qual outro elemento da cultura pop oriental faz parte da sua vida?

Música e anime são outros elementos da cultura pop oriental bem presentes em minha vida.

06 - Se você fosse uma personagem de Tokusatsu, qual seria?

Já quis ser a Sayaka Nagisa (Change Mermaid), a Sarah (Yellow Flash), a Reiha Yagyuu (Kinin Reiha), hoje em dia eu diria a Ahim de Famille (Gokai Pink), costumo dizer que sou uma garota de fases, e a minha fase de admirar esta personagem graciosa de Kaizoku Sentai Gokaiger ainda está bem viva em mim, pois ela provou que garotas delicadas também sabem lutar e muito bem!

Mas, como só pode escolher uma eu diria a Anri (a parceira de Jaspion), com certeza! Porque foi a minha primeira heroína de tokusatsu que eu admirei.

Anri a parceira de Jaspion. Se fosse pra ser uma heroína, Taty escolheria ela.
07 - Como enxerga hoje a 'Tokunet' no Brasil?

Eu diria que a Tokunet vive intensamente rivalidades infundadas, que sinceramente, não sei como tudo começa ou de onde surgem e o pior de tudo, a cada tempo que passa alimentam isso com sentimentos de rancor, mágoa, inimizades. É um universo que deveria ser muito unido, por ser em número menor comparando-se ao Universo Otaku.

Eu recomendaria a 'Tokunet' aprender mais com as séries de Tokusatsu, mas como nem tudo é perfeito, por enquanto, só estou tentando sobreviver nela. Se me perguntar: "Até quando?" Eu prontamente respondo-lhe: Não sei!

08 - Uma mensagem para os fãs de Tokusatsu.

Não importa a sua idade, o seu sexo, a sua religião, a sua nacionalidade, o seu estado civil, pois se você nutre uma forte admiração por Tokusatsu mantenha sempre viva essa chama e continue aprendendo com seus ensinamentos. Amor ao próximo, amizade, companheirismo, lealdade, justiça, respeito, solidariedade nunca serão demais em nossas vidas, principalmente, no mundo em que vivemos hoje, tão carente disso tudo.

My Instagram