Autor de Evangelion pede ajuda para salvar a indústria de Tokusatsu


Com o crescente uso de imagens geradas por computador ou efeitos especiais (CGI) tomando o lugar da velha maneira de se usar miniaturas, Hideaki Anno (Evangelion, Gunbusters) e Shinji Higuchi (Loreilei, Japan Sinks) pedem ajuda na preservação da tradição dos Tokusatsus.

De acordo com um relatório intitulado “An Investigative Report regarding Japanese Tokusatsu” (Uma Reportagem Investivativa sobre o Tokusatsu Japonês), como parte dos Assuntos Culturais da Agência de Mídias, Artes, Informações e Consórcio Político Empresarial, as tradições do tokusatsu estão à beira da morte e os artefatos relacionados a esse gênero correndo sério perigo.

Na organização de sua bem-sucedida exposição de Tokusatsu em 2012, tanto Hideaki Anno quanto Shinji Higuchi descobriram que devido ao grande uso de CGI em filmes e séries de Tokusatsu, os usos de miniaturas, que representaram anos para as séries japonesas, estão ficando esquecidas. Além disso, o equipamento utilizado nos shows, depois deste ter terminado, não tem recebido nenhum tipo de instaçação de armagenagem apropriada.

Objetos jogados em um depósito.
Hideaki Anno fez um apelo:

“Por favor me ajude. O sistema de tecnologia Tokusatsu está prestes a acabar. A indústria de conteúdos que o Japão apresenta ao mundo está prestes a desaparecer. [...] Não importa se é o governo federal, o corpo local, pessoa jurídica, ou uma corporação [que entra em cena para ajudar]. Por favor, ajudem o Tokusatsu, já que ele nos ajudou, inspirou e ensinou muito. Por favor, ajudem o mais rápido possível, especialmente em relação à preservação de miniaturas [e outros adereços].”



O gênero Tokusatsu foi uma grande inspiração e influência para Hideaki Anno criar o anime Neon Genesis Evangelion. Junto com Hayao Miyazaki, e Shinji Higuchi como diretor, eles criam “Giant God Warrior Appears In Tokyo”, um curta-metragem ao estilo tokusatsu que foi exibido no Anno's Museum of Contemporary Art Tokyo.

My Instagram