segunda-feira, 15 de abril de 2013

Cosplay #34 | Cosplay não é só roupa, é sapato também!

Olá galera! Eu vi que muita gente curtiu última coluna sobre os Cartoon Cartoons, é bom relembrar, não é? Eu gostaria muito de ver cosplayers em eventos como personagens desses divertidos desenhos!


Esse ano algumas equipes de gincanas aqui de Salvador estão com o tema das fantasias desenhos como KND - A Turma do Bairro e Caverna do Dragão, o que eu achei muito legal e espero que eles consigam fazer boas fantasias mesmo com o tempo curto.

A coluna dessa semana vai tirar um pouco do enfoque da roupa do cosplayer e direcionar o brilho para um acessório que nem sempre é lembrado pelos cosplayers, os sapatos. Esse assunto até entraria na matéria sobre detalhes, mas como aquela matéria era mais geral eu reservei um espaço especial para falar da importância dos sapatos em um cosplay.

Cosplay de Buggy de One Piece, personagem que tem tanto a roupa, como os
sapatos bastante específicos. Esse sapato só por encomenda com o sapateiro!
Sabemos que sapatos não são tão fáceis de conseguir e muito menos de se fazer. Na maioria das vezes os desenhistas e criadores de mangás e animes não tem pena de nós, cosplayers, e desenham os calçados mais diferentes possíveis, dificultando e muito a nossa vida e o processo do cosplay. Não que alguns personagens não andem descalços, de chinelos ou com sapatilhas simples, mas alguns deles têm sapatos tão elaborados que compensam toda essa simplicidade de alguns personagens.

Durante a minha pesquisa para essa matéria vi alguns vídeos e li sobre o processo de produção de um sapato. Realmente é uma arte que exige muita habilidade, conhecimento e prática, pois não é nada fácil e ainda é necessário que se tenha todo o material próprio para essa confecção. Fora os sapatos artesanais ainda têm os processos das fábricas, que não é menos simples só porque são feitos com ajuda de máquinas.

Cosplayer brasileiro de Goku com uma fantasia perfeita! E reparem nos sapatos customizados,
ficaram ótimos!
Por isso os jeitos de se conseguir o sapato perfeito para o seu cosplay são primeiro, a customização que é um processo que exige alguns conhecimentos de trabalhos manuais como costurar, colar e montar os modelos, para isso seria necessário um sapato antigo que você pudesse sacrificar. E, além de trabalhos manuais é interessante que se saiba alguma coisa sobre estrutura dos calçados e o que você vai fazer para customizá-lo para não acabar estragando o sapato que vai utilizar como base, então é necessário certo conhecimento para customizar.

Outra coisa que se pode fazer é procurar por sapatos antigos em casa ou em brechós que se pareçam com o modelo que você procura ou que possa ser arrumado para ficar parecido. Às vezes damos sorte de alguém em casa ter uma bota velha que ninguém usa, ou um sapato com modelo antigo que é justamente o que você precisa para aquele cosplay com um visual retro, o que vale é saber aproveitar o que se tem!

Podemos ver que a cosplayer se preocupou em fazer um sapato como o do mangá, cheio de
detalhes e forrado com o mesmo tecido do vestido. Usando muito a Yukari de ParaKiss, porque é um mangá
de moda, tem exemplo melhor?
O cosplayer ainda pode dar uma sorte suprema e encontrar um sapato que seja mais específico em lojas de sapatos normais, por algum milagre uma empresa produziu um sapato que é exatamente o que você precisa? Considere-se com sorte e corra para pegar o seu! Vou dar um exemplo pessoal em que esse caso aconteceu para vocês verem que não é impossível. Eu precisava de um sapato modelo oxford roxo para o meu coringa, já estava entrando em desespero, pois não conhecia nenhum sapateiro, na época oxfords não estavam na moda e eu não via como poderia encontrar algo parecido com o sapato original, por algum acaso – ou não - acabei encontrando na Melissa um orford roxo exatamente como eu queria, só que, para que não sabe, as coleções da Melissa são anuais, acabou, acabou, e a Melissa era da coleção de 2008, foi uma dificuldade enorme para conseguir, em torno de um ano procurando e negociando até que consegui meu sapato! Contei tudo isso para exemplificar que mesmo o sapato existindo não foi nada fácil consegui-lo. Cosplayes que querem fidelidade precisam correr atrás e se esforçar para conseguir os melhores detalhes.

Olhem como a cosplayer se preocupou não só com a roupa, seu modelo e tonalidade como também
reproduziu os sapatos iguais ao da Yukari de Paradise Kiss
E ainda o cosplayer pode encontrar um sapateiro tradicional, ou seja, aquele que ainda faz sapatos artesanalmente, e não os sapateiros que só fazem consertos. Esse serviço está raríssimo hoje em dia, ninguém mais quer ser artesão e nós, e o pessoal de figurino e teatro fazem de tudo para encontrar e manter aquele santo sapateiro que produz nossas peças. Pode ter certeza que se alguém se especializasse e tivesse um preço justo ganharia muito dinheiro confeccionando sapatos para cosplayers.


Mas qual é a importância do sapato no cosplay e porque reservei uma coluna especialmente para este acessório? Bem, na verdade é tudo questão de observação. Sabem quando vamos a eventos ficamos sempre caçando cosplayers para tirar fotos e quando encontramos apesar da peruca ser perfeita, a roupa ser boa e os acessórios legais ainda assim alguma coisa está faltando? Em quase todos os casos o problema é no sapato. Muitas vezes os cosplayers vão deixando o sapato para o final e vão resolvendo outros pontos das roupas até que quando chega perto do evento está tudo pronto, menos os sapatos!

Cosplayer de Sakura Card Captor usando um tênis como calçado
Vamos ver esse exemplo acima, essa Sakura está com a roupa certa e bem feita, ela tem o báculo, a peruca no corte certo, as meias, mas reparem nos sapatos. Ela escolheu não só um tênis ao invés do sapato de boneca vermelho, como escolheu um tênis preto. Isso choca os olhos, pelo menos os meus, porque eu sou muito crítica quanto ao visual. Agora vejam a foto abaixo, essa cosplayer já teve a preocupação de usar um sapato no estilo do da personagem, criando assim uma fantasia muito mais harmônica. Digo isso porque nós conhecemos estes personagens, sabemos o que eles vestem e calçam e quando vamos a um evento e avistamos um cosplay do nosso personagem favorito esperamos que ele esteja como no mangá ou anime! É uma expectativa normal e é muito satisfatório quando encontramos aqueles cosplayers que podemos perceber que se esforçaram para construir a fantasia completa com todos os detalhes.

Cosplayer de Sakura Card Captor usando um sapato boneca vermelho como no original
É importante que o cosplayer que quer aquela fidelidade ao personagem se atente a detalhes como esses. Lembram-se da matéria sobre os detalhes? Pois é, os detalhes fazem a diferença! Às vezes por causa do sapato o seu cosplay não atingiu aquele grau de semelhança com o personagem, por isso continuo insistindo para que deem uma atenção especial para esse acessório. Tirem um tempo para procurar um sapateiro, ou uma pessoa que forre sapatos, ou até alguém que saiba customizar! Com certeza seu cosplay vai para outro nível se o seu sapato estiver como o do personagem e saibam, os fãs nos eventos notam! Então vale a pena investir!

Agora sendo um pouco mais detalhista e falando para quem já se preocupa com essa primeira parte de saber que tem que procurar um sapato que seja como o do personagem. Se você já é atencioso com seus sapatos, seja mais ainda, vá atrás do detalhe do detalhe, pegue fotos de referência para que o material possa ser o melhor escolhido, veja se o sapato tem bordado, contas, pérolas, flores etc., procure esse mínimos detalhes, pois quando mais atenção, mais completo o seu cosplay vai ficar. Se for de plástico, vinil, couro, pano, tente ver a melhor opção e faça acontecer!

Cosplay de Sanji de One Piece. É interessante observar que esse personagem usa um
sapato muito simples, social preto, mas que por ele ter que lutar com as pernas, tem um grande destaque
para a parte inferior do personagem, tem que tomar cuidado para não errar em coisa simples!
Existem também aquelas estilizações e adaptações do cosplay que muitas vezes podem pedir sapatos diferentes dos originais, essa parte fica por responsabilidade do cosplayer de escolher o melhor modelo para usar na sua estilização. Aqui vale a criatividade!

Particularmente essa fase do detalhamento do cosplay me encanta. Adoro comprar acessórios e quinquilharias para enriquecer o cosplay, e divertido de fazer e faz um efeito muito especial no resultado final!

O eu precisamos fazer é encarar os sapatos como parte essencial do cosplay assim como a saia ou a calça do personagem. Não podemos deixar os sapatos para resolver no último minuto, é interessante até que ele seja uma das primeiras coisas a se providenciar, pois é uma das mais caras peças do cosplay e quando mais cedo o cosplayer se “livrar” disso melhor. Vamos dar mais atenção para os sapatos, pois são eles que vão dar suporte para os nossos pés durante todo o evento!

Minhas queridas Sailors, que sempre têm vez aqui na coluna. Mas fazer o que se elas usam
uma diversidade de sapatos coloridos? e esse grupo consegui produzi-los perfeitamente! Não dava pra ficar de fora
E no final vale a pena o investimento e o tempo desprendido para que o sapato do seu cosplay fique perfeito ou o mais parecido possível? Sim, vale! Portanto não se esqueçam deles, procurem profissionais, ou façam vocês mesmos! O importante é que o sapato esteja tinindo no dia do evento!

Eu indicaria um sapateiro para vocês, mas pelo que eu soube ele parou de trabalhar e deixou a oficina com o filho. Vou averiguar isso e se ele ainda estiver trabalhando atualizarei a matéria com o telefone e endereço dele.

Há algum tempo peguei o telefone de uma pessoa, na loja Tecidos Bahia aqui na Pituba que forra sapatos. Se alguém se interessar dá uma ligada, eu o vi forrando um sapato de uma moça com o mesmo tecido do vestido e ficou muito bonito!

Edmundo: (71) 8664-7335

Espero que tenham gostado da matéria! Se alguém tiver algum sapateiro para indicar eu agradeceria muito! Vamos lá cosplayers! Todo mundo dando aquela atenção especial para os seus sapatos!


Não se esqueçam de curtir a página do Toku Bahia no facebook e seguir o nosso twitter @TokuBahia!

Para maiores informações sobre a coluna cosplay, sugestões, novidades ou se quiserem bater um papo sobre cosplay é só me mandar um tweet @marshmalloworld ou curtir a minha página Ana Luiza Cosplay no facebook e tirar qualquer dúvida por lá!

Let’s Cosplay !

Você também pode gostar