Duna adapta uma das maiores histórias da ficção em um épico do cinema



O romance Duna é um dos clássicos da ficção científica e seu sucesso, tanto na questão lucrativa, quanto em toda sua influência sobre outras obras de ficção e fantasia, é indiscutível. Apenas a ideia de uma adaptação dessa famosa história já cria grandes expectativas, mas ao se adicionarem o nível de produção e a direção de Denis Villeneuve à mais nova adaptação, o peso sobre ela é certamente maior. 

Duna, ou Duna: Parte Um – o nome que aparece assim que a tela se abre e faz jus à adaptação que estreia em 2021 e que cobre cerca de metade do primeiro volume, apenas – , é um verdadeiro épico do cinema dos primeiros aos últimos minutos de exibição. 

A escolha de Villeneuve para direção e participação do roteiro foi acertada para trazer à vida o denso e rico conteúdo dos livros, que se traduziram bem pelas cenas estendidas e os quase pausados cenários épicos vistos no longa. 

Ao mesmo tempo que afirmo isso, também não se pode negar que, em alguns momentos, Villeneuve chega a exagerar no seu ritmo mais lento, mas, ainda assim, o enredo bem detalhado de Duna conseguiu casar bem com o estilo do diretor e os momentos mais arrastados não chegam a ficar cansativos. 



Com 2 horas e 35 minutos de duração, o longa conta por volta de metade dos eventos do primeiro livro e faz um excelente trabalho em apresentar esse universo: seja os personagens e suas diferentes origens, as complicadas questões que pairam sobre o planeta deserto Arrakis, ou a política que existe por trás dos acontecimentos do filme e que certamente será mais explorada caso as continuações sejam feitas. 

Mesmo faltando a ‘‘outra metade’’ dessa entrada à franquia, em nada se perde o aproveitamento da trama. Nesse tempo, que mais parecem 5 horas de conteúdo, conhecemos bem Paul Atreides, o herdeiro da Casa Atreides e protagonista da história. 




Timothée Chalamet traz vida ao personagem e consegue retratar bem a sua paixão ao seu povo e dedicação aos Fremen, mantendo o mistério em relação às suas habilidades e aos planos que a irmandade Bene Gesserit tem para ele. 

A relação com seu pai, o Duque Leto Atreides (Oscar Isaac), é um dos pontos centrais, talvez mais ainda para o futuro da história, no que diz respeito à sua aceitação enquanto líder, presente em toda a sua jornada e que será importante para que enfrente o que estar por vir. O relacionamento de Paul com sua mãe, Lady Jessica (Rebecca Ferguson), também ganha bastante destaque no longa e por mais enigmática que a personagem seja, é graças à ela que Paul consegue chegar aos Fremen, que pouco vemos nesse início da trama. 

Talvez o único verdadeiro crime cometido na caracterização dos personagens tenha sido tirarem a barba de Jason Momoa, que, brincadeiras à parte, interpreta muito bem o espadachim Duncan Idaho e demonstra como a tecnologia dos escudos corporais funciona nas batalhas corpo a corpo desse universo. 



Os elementos positivos do elenco e coreografias devem ser destacados, sem dúvidas, mas são os grandes cenários e a trilha sonora que compõem Duna que merecem mais aplausos. A trilha de Hans Zimmer se integra perfeitamente à ambiência criada por Villeneuve e em alguns momentos quase se passa imperceptível unicamente pela maneira com que se mescla naturalmente ao espaço e acontecimentos em volta dela. 

É de se pensar que com tanta areia e deserto para todos os lados não haveria muito para se ver, mas as caracterizações de Arrakis são de tirar o fôlego. Os gigantescos vermes da areia são uma verdadeira ameaça e o filme consegue retratar o seu perigo com maestria, mantendo a noção de imensidão que o planeta deserto detém. Ao mesmo tempo, o pouco que vemos de outras locações, assim como as vestimentas únicas de cada povo, são bastante extravagantes e casam bem com a tonalidade do longa. 

Em meio a essa introdução a todo um novo universo, Duna consegue condensar o encorpado conteúdo que adapta, criando um enredo fácil de seguir para novos fãs, mas também trazendo elementos dos livros para quem já conhece o material original. Como qualquer filme, não vai agradar a todos, mas o alto nível de produção nos cenários, figurino, trilha sonora e efeitos especiais se adicionam a um forte elenco para ser facilmente um dos destaques positivos de 2021.

0 comentários:

Postar um comentário

My Instagram