Os acertos e erros do DC FanDOME


Power Rangers têm a Power Morphicon; Star Wars têm a Star Wars Celebration; a Disney têm a D23; e agora a DC Comics têm sua própria convenção (virtual), o DC FanDOME. O evento que aconteceu no último sábado, dia 22 de agosto, e reuniu fãs de todo o mundo para 8 horas de paneis incríveis e muitas novidades. Essa primeira edição foi marcada por acertos e erros, e é justamente deles que irei falar hoje.

Começando pelos acertos. O principal deles foi justamente a gama de informações e de material inédito fornecido aos fãs. Teasers, trailer, imagens conceituais, pôsteres, informações sobre a história, títulos de sequências. Tudo que os fãs estavam esperando (e não estavam) foi mostrado e todo mundo ficou simplesmente louco. Foi tanta informação divulgada que em alguns momentos ficou difícil processar tudo o que estava sendo divulgado, era preciso parar, respirar e continuar.

Outro ponto positivo foi o fato do evento ter sido dividido em dois. Essa primeira parte, que recebeu o subtítulo de "Hall of Heroes", deu foco aos filmes e jogos, o que por si só já foi algo simplesmente grandioso. Caso os painéis das séries tivesse ficado para o mesmo dia, provavelmente ficaria impossível acompanhar tudo, não só pela quantidade de informação, mas também por causa dos problemas apresentados.

E é aqui que começa os erros do evento. O principal deles, a meu ver, foi o fato de terem escolhido exibir todos os painéis pelo próprio site do DC FanDOME, e graças ao grande número de pessoas acessando ao mesmo tempo, o servidor acabou ficando lento e por várias vezes as exibições ou travavam e era necessário atualizar a página para continuar ou algumas pessoas nem conseguiam começar a assistir os painéis, pois eles simplesmente não carregavam. Muitos fãs questionaram o motivo de não exibirem no YouTube, usando o mesmo modelo adotado pela San Diego Comic-Con este ano: liberava o painel no horário marcado, ele ficaria 24 horas no ar, depois eles tiraram o vídeo do ar. Seria muito mais simples e evitaria diversos transtornos.

Outro ponto negativo está relacionado as legendas em português. Quando foi anunciado que o evento também estaria disponível em diversas línguas, os fãs brasileiros ficaram muito animados, pois seria a oportunidade de acompanhar, e entender, tudo em primeira mão. Infelizmente a situação não saiu como o esperado... Em vez de legendarem os painéis previamente, já que eles haviam sido gravados em meados de julho, a organização do evento optou pela legenda simultânea, o que acabou se provando um desastre, já que a tradução estava sendo atrasada em relação a quem estava falando e isso incomodou bastante os fãs. Em alguns painéis ficou impossível acompanhar a legenda, como foi no caso de Batman, onde o diretor Matt Reeves falou muito e rápido. A tradução simultânea não conseguia acompanhar a fala do diretor e muitas informações acabaram sendo deixadas de lado.

Apesar dos acertos e erros, essa primeira parte do DC FanDOME valeu muito a pena e já estamos ansiosos e aguardando a segunda parte, que irá acontecer no dia 12 de setembro. Até lá, a DC e a WarnerMedia têm tempo de ouvir as reclamações dos fãs e melhorar algumas coisas, especialmente em relação as legendas. Vamos esperar que as críticas que estão sendo feitas sirvam para tornar o evento melhor para as próximas edições.

0 comentários:

Postar um comentário

My Instagram