Kamen Rider | Um guia para entender o mundo dos Riders


Provavelmente você já se embolou alguma vez assistindo um crossover da franquia Kamen Rider e isso pode ter ficado ainda mais confuso quando você assistiu Kamen Rider Decade ou algum dos filmes da série "Taisen".

O guia abaixo foi feito para você que é fã (e também não fão), entender onde vive cada Kamen Rider e quantas terras existiram. A matéria foi feita pelo site Mega Hero, caso queira reproduzir por favor mantenha os créditos.

Toda a pesquisa foi feita com base no que foi apresentado na televisão, cinema e em outras mídias que Toei usa para exibir seus personagens e histórias.

Mundos principais:

Mundo dos Super Sentai - Antes de começar a falar de Kamen Rider, é importante entender que os Super Sentai possuem um mundo próprio deles e foi visto como uma Terra separada no episódio onde os "Shinkengers" aparecem em Kamen Rider Decade. Presume que nesse Terra também vivam os Metal Heroes visto que Gavan (o primeiro detetive especial) encontrou os Gokaigers. Essa Terra não havia conhecido os Kamen Riders até a chegada de Tsukasa (Decade).

Esses dois mundos são vizinhos.

Mundo de Den-O (Mundo dos Kamen Riders originais) - O mundo do "Kamen Rider Den-O" é a Terra onde toda a cronologia original dos Kamen Riders existe. Desde Kamen Rider (1971) até Drive (2014), com Decade (2009) sendo uma Terra paralela. É provável que seja a única Terra que não se fundiu a "Guerra dos Kamen Riders".

Os mundos alternativos vistos pela primeira vez em Kamen Rider Decade - Foto: Reprodução internet

Mundos alternativos (Os nove mundos):

Os mundos alternativos apareceram originalmente na série Kamen Rider Decade (2009), embora a novel do Decade afirmar que esses são os mundos originais e não alternativos, o que conta é a cronologia canônica vista na TV.

Mundo de Kuuga - Nessa Terra, Tsukasa é um policial e o Kamen Rider Kuuga dessa realidade é conhecido como Yusuke Onodera, Depois da visita de Decade, esse personagem acaba acompanhando o herói em sua viagem pelos mundos.

Mundo de Kiva - Nesse mundo Fangires e humanos coexistem e Tsukasa é um violinista. Nessa terra o Kamen Rider Kiva é uma criança conhecida como Wataru.

Mundo de Ryuki - Nesse mundo, Kamen Riders lutam em um mundo paralelo conhecido como "Mirror World" para decidir o destino de um réu em julgamento. É proibido se transformar em Kamen Rider fora desse mundo dos espelhos. Tsukasa nesse mundo é um advogado e pode entrar nessa dimensão sem um um "Advent Deck". Ryuki nesse Mundo é conhecido como Shinji Tatsumi.

Mundo de Blade - Nesse mundo os Kamen Riders são contratados da empresa BOARD Corporation e são pagos para combater os Undeads. Tsukasa é o chefe de cozinha na BOARD nesse mundo. Blade é conhecido como Kazuma Kendate.

Mundo de Faiz - Nesta Terra os estudantes de uma escola estão sendo atacados por Orphenocs. Neste mundo Tsukasa é um estudante super inteligente. Faiz é conhecido como Takumi Ogami.

O Mundo de Agito - Esse mundo é parecido com o de Kuuga. Os Riders combatem uma raça de monstros conhecida como Gurongi. Tsukasa nesse mundo é um carteiro e Agito é Shouichi Ashikawa.

Mundo de Den-O - Esse mundo é a terra original dos Kamen Riders. Ler acima.

Mundo de Kabuto - Nesse mundo Tsukasa é um ZECTrooper e pode enxergar através da dimensão ClockUp. Kabuto é conhecido apenas como Souji nessa Terra.

Mundo de Hibiki - Neste mundo os seres humanos treinam para se tornarem Onis dentro de uma das três escolas que tem seus nomes baseados em instrumentos musicais tradicionais do japão. Nesse mundo Tsukasa faz parte da escola Ongekido. Hibiki é o mestre Asumu.

Mundos alternativos (Os novos mundos):


RX e Black se encontram graças a Decade - Foto: Reprodução internet

Esses mundos também aparecem em Kamen Rider Decade mas não possuem ligação com os outros nove citados acima. São Terras anteriores ao período "Heisei".

Mundo Negativo - É uma Terra onde os monstros assumem a forma humana e servem aos Dark Riders. Nesta Terra Tsukasa ganha um concurso e torna-se um modelo.

Mundo de Diend - A Terra nativa de Kaito (Kamen Rider Diend). Esse mundo é nominado por seres conhecidos como Roaches. Tsukasa nesse mundo é um viajante.

Mundo de Shinkenger - É conhecido como o mundo dos Super Sentai. Ver mais acima nos mundos principais.

Mundo de Black RX - É uma versão alternativa do original "Kamen Rider Black RX". Nesse mundo Tsukasa usa peças de roupas semelhantes ao personagem Joe (originalmente de RX). RX é Kotaro Minami.

Mundo de Black - Nesta Terra que é paralela ao original "Kamen Rider Black", os Gorgoms são a ameça. Black é Kotaro Minami.

Mundo de Amazon - Esta Terra paralela ao original Kamen Rider Amazon que é dominada pela terrível Dai-Shocker. Tsukasa nesse mundo é um jogador de beisebol. O Amazon é conhecido como Daisuke Yamamoto.

Mundo de Kamen Rider-X - Nessa Terra Kamen Rider X morreu em um combate contra Apollo Geist. Esse mundo não foi visitado por Decade, é apenas citado na série.

Mundo de Stronger - Esse mundo foi visto apenas em uma publicação conhecida como "Kamen Rider Decade 's S.IC Hero Saga". É o mundo original de Stronger, logo presume que é o mesmo mundo de "Den-O", ver mundos principais mais acima.

Mundo da Guerra - É o ponto de convergência de todas as Terras (excluindo o Mundo de Den-O e de Shinkenger).

Outros mundos:

Mundo de G - É a Terra nativa do Kamen Rider G (Goro Inaki). Decade visita esse mundo para ajudar o herói.

Mundo de Natsumi - Nessa Terra os Kamen Riders dos nove mundos irão lutar entre si em uma batalha sem precedentes. É também o lar de Natsumi, a garota que viaja ao lado de Tsukasa.

Mundo de Decade - Esse é o verdadeiro mundo Tsukasa. Esta Terra não faz parte dos nove mundos nem dos novos mundos. É onde acontece o filme "Kamen Rider Decade: All Riders vs. Dai-Shocker".

Mundo Televi-Kun - É a Terra vista no especial de Televi Kun de Kamen Rider Decade. Neste mundo o telespectador decide o destino da história.

Mundo Net - É a Terra dos "Net Movies". Uma série de spin-offs conhecidos como "Kamen Rider Decade All Riders Super Spin-off".

Mundo de Skull - É uma Terra onde Kamen Rider Skull (Kamen Rider W) continua vivo. É visto no filme "Kamen Rider x Kamen Rider W & Decade: Movie War 2010".

Mundo da Pedra Mágica - Também conhecido como o mundo dos monstros, é o mundo onde os Kamen Riders aparecem nos episódios 52 e 53 de "Kamen Rider Wizard". Esse mundo é governado por Amadum. Nessa Terra é mostrado que todos os monstros que são derrotados pelos Kamen Riders tem suas almas levadas para esse lugar.

Mundo do Período Sengoku - É uma terra onde o Japão é dividido em 14 territórios, cada um pertencente a uma facção representada por um Kamen Rider, conhecido como Bujin.

Mundo alternativo de Gaim - Esse mundo é visto no filme "Heisei Rider vs Showa Rider" quando Kouta descobre uma versão paralela de Zawame City e tudo isso pode ser corrigido com a ajuda de um garoto conhecido como Shu que tem o poder de reverter essas anomalias. Decade está nesse mundo para ajudar a salvá-lo.

Mundo Taisen - Apesar de muitos acharem que o os filmes "Taisen" são canônicos com as franquias "Kamen Rider" e "Super Sentai" e estão na terra principal, eles apresentam divergências vistas no primeiro filme como a descontinuidade das histórias de "Decade" e "Gokaiger". Pode-se dizer que o longa de 2012 se passaria em uma realidade alternativa, já que os filmes que seguem respeitam o canon das séries que são vistas na TV.

Mundos que não se relacionam com Decade:


Kamen Rider #3 vs Kamen Rider Drive - Foto: Reprodução internet

Terra Mágica - É uma realidade alternativa de "Kamen Rider Wizard" formada a partir do "Create Ring". Os seres humanos não se dedicaram a ciência nesse mundo e aprofundaram o conhecimento em Magia. Nessa Terra todo mundo pode usar magia.

Mundo do Futebol - É uma terra alternativa de "Kamen Rider Gaim" criada por Lapis que cansou de guerra e derramamento de sangue. Nesse mundo as batalhas são decididas através de partidas de futebol. Kouta (Gaim) e Mitsuzane foram os únicos conscientes de que eles estavam em uma falsa realidade.

Ultraman vs Kamen Rider - Visto apenas em um especia de TV de 1993, nesse mundo Ultraman (1966) e Kamen Rider (1971) lutam juntos para destruir um Kaiju. Nessa Terra Kamen Rider #1 pode crescer no mesmo tamanho que Ultraman.

Mundo do Kamen Rider #3 - Na verdade não é bem um mundo e sim uma mudança na linha temporal original dos Kamen Riders, o que resultou nessa anomalia na linha do tempo. Kyochiro Kuroi era um piloto de fórmula 1 que foi capturado por sobreviventes da Shocker e transformado em um ciborgue. Ele é enviado ao passado para destruir #1 e #2 e mudar o curso da história. Nisso ele acaba alterando a linha original que conhecemos transformando o mundo. Mais tarde ele acaba se unindo aos Kamen Riders e destrói a máquina do tempo desfazendo tudo que a Shocker criou a partir dele, com isso a história é mudada e Kyoichiro deixa de existir.

Mundo do Kamen Rider #4 - É uma terra alternativa protagonizada por #4, um Kamen Rider maligno que é completamente um robô.

Faltou alguma coisa? Tem mais algum mundo que deixamos passar? Deixe nos comentários.

6 comentários

  1. Um fato interessante a ressaltar é que dois Kamen Riders aparecem no primeiro crossover entre Super Sentais, J.A.C.K. vs Goranger. Kamen Rider V3 é citado pelo general do J.A.C.K, que diz que o rider está lutando contra a Iron Mask Troop na Europa, e Kamen rIder Amazon é citado enfrentando Faces Ghost na Amazonia.

    Isso não uniria pelo menos o mundo Showa dos Kamen Riders ao mundo dos Super Sentais?

    ResponderExcluir
  2. E outra coisa... Como em Gokaiger vs Goseiger todos os heróis super sentais aparecem lutando contra Zangyack (incluindo muitos heróis mortos, como Dragon Ranger, Abare Killer e Time Fire), seria certo considerar o mundo deste filme separado do mundo dos Super Sentais?

    Até porque, na serie Gokaiger, estes mesmos heróis aparecem para Gai, transformando-o em Gokai Silver.

    ResponderExcluir
  3. E outra coisa... Como em Gokaiger vs Goseiger todos os heróis super sentais aparecem lutando contra Zangyack (incluindo muitos heróis mortos, como Dragon Ranger, Abare Killer e Time Fire), seria certo considerar o mundo deste filme separado do mundo dos Super Sentais?

    Até porque, na serie Gokaiger, estes mesmos heróis aparecem para Gai, transformando-o em Gokai Silver.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que estes heróis mortos apareceram naquele filme da mesma forma que o Gai de Jetman apareceu em um episódio de Gokaiger, ou seja, como fantasma, então o filme não pertence a uma realidade alternativa, é o mesmo mundo original dos super sentais.

      Excluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. so falta um manga copilação de tudo isso

    ResponderExcluir

My Instagram