[Spoiler Warning!]: Esse artigo contém alguns detalhes do
enredo do anime e, apesar de tentar manter esses detalhes ao mínimo, eles são
importantes para expressar minha opinião em relação à obra. Considere-se
avisado.
Fate/Stay Night [Unlimited Blade Works] é um anime que
começou a ser exibido em 12 de Outubro de 2014 e, assim como o anime Fate/Stay
Night, de 2006, é uma adaptação de um dos arcos da Visual Novel ‘Fate/Stay
Night’ produzida pela Type-Moon. A história de [Unlimited Blade Works], em
relação ao material original, é relativa a vertente do personagem Archer. A
história se passa na cidade de Fuyuki onde vários magos invocam poderosos
heróis da história como servos para se enfrentarem na Quinta Guerra do Santo
Graal, cujo o vencedor irá receber essa relíquia onipotente e receberá a graça
de ter o seu desejo atendido.
A história de [Unlimited Blade Works] já foi lançada como um
filme, em 2010. Entretanto, apesar de a ideia de demonstrar apenas as
diferenças desse arco da Visual Novel ter certa lógica, já que uma boa parte da
história já tinha sido apresentada em Fate/Stay Night (2006), espremer essa
história em 1 hora e 40 minutos não teve resultados muito bons. O filme foi, em
minha opinião, uma grande confusão de lutas e revelações desconexas que não
tinham nenhuma posição relativa em relação ao material original. Ou seja, foi
uma produção que tornou muito difícil para que os fãs, principalmente os que não
jogaram a Visual Novel, entendessem o que tinha mudado em relação aos outros
arcos da história.
Considerando isso, a adaptação em anime é muito bem vinda.
Existem muitas semelhanças ao anime de 2006, principalmente nos primeiros
episódios, devido à natureza do material original. Mas essas semelhanças dão
rapidamente espaço a várias situações novas, elementos do enredo que são
essenciais para caracterizar, principalmente, o personagem Archer e suas
motivações, ações e interações com os outros personagens. Isso é essencial para
manter a qualidade da história original e manter os conflitos da série
interessantes.
As animações também estão significativamente melhores do que
as do anime de 2006 e talvez até mesmo do que em Fate/Zero. Eu gostei muito das
novas lutas entre Archer e Lancer e Saber e Lancer, além da luta de Saber e
Assassin... E a de Berserker, Saber e Archer. Enfim, deu para perceber que eu
gostei muito mais da animação e estou ansioso pra ver os próximos combates
desse anime.
Retornando ao enredo, para fazer uma comparação, ele ainda
não consegue ser tão bom quanto o enredo de Fate/Zero, até por que, ainda é o
enredo de Fate/Stay Night. Os personagens de Stay Night não chegam nem perto em
termos de complexidade e qualidade aos personagens de Fate/Zero. Mas é
importante considerar que essas duas histórias são provenientes de meios
diferentes. Enquanto Fate/Stay Night é uma Visual Novel. Fate/Zero é uma Light
Novel de quatro volumes escrita por Gen Urobuchi, que é um escritor incrível,
então é de se esperar que a qualidade seja diferenciada. Mas não tome isso como
um motivo para evitar [Unlimited Blade Works].
[Unlimited Blade Works] tem outra qualidade útil. Esse anime
não é exclusivo as pessoas que já conhecem a franquia e pode ser apreciada
tanto por novos fãs quanto para quem já acompanha a franquia a bastante tempo.
Fate/Zero não era tão amigável quando se tratava desse aspecto. Ainda que seja
possível escolher Fate/Zero como sua porta de entrada para a franquia, se perde
muito em termos de entretenimento quando não se conhece certos personagens e
detalhes de Fate/Stay Night.
Eu me diverti muito assistindo esse anime, já que eu sempre
gostei bastante de Fate e aguardo pelo retorno da segunda metade do anime, que
está prevista para Abril.
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