Baú do Hakaider | Manimal


Por Jorge HAKAIDER

Jonathan Chase, rico, moço, bonito. Um homem com o mais brilhante dos futuros. Um homem com um passado misterioso. Das profundas pesquisas africanas aos picos altaneiros do Tibet e a herança de seu pai, do mais sombrio mistério do mundo. Jonathan Chase, senhor dos segredos que dividem do homem do animal... e o animal do homem. MANIMAL!



Esse era o texto de abertura de outra série de TV que cativou o público infantil nos anos 80. Manimal teve apenas 08 episódios, mas foi suficiente para ficar marcado na memória de muitos adultos, hoje com mais de 35 anos. A série contava a história do Professor Jonathan Chase (Simon MacCorkindale), um britânico elegante, culto, que ensinava ciências do comportamento animal na Universidade de Nova York, mas que também auxiliava a polícia no combate ao crime, aplicando seus conhecimentos com o uso de animais (?). Jonathan carregava um segredo que aprendeu com seu pai, um pesquisador, nas selvas africanas: a capacidade de se transformar em qualquer animal! Como toda série de TV, ele não estava sozinho em suas aventuras, auxiliava-o a detetive Brooke Mackenzie (Melody Anderson) e seu amigo Tyrone C. Earl (Michael D. Roberts), que o conheceu na época da Guerra do Vietnã. Ambos sabiam da sua capacidade de transmutação.

Simon MacCorkindale e Melody Anderson - Foto:
Reprodução internet
Manimal, a exemplo da maioria das séries da época era bastante fantasiosa, mas esse fator, no meu entender não prejudicava sua qualidade, no entanto, não dá para negar que o que mais se destacou no seriado foram as fantásticas transformações de Jonathan Chase em algum animal. Nos oito episódios apenas três foram mostrados passo a passo: A pantera, o falcão e a cobra, porém ele se transformou em outros animais, como tubarão, periquito, golfinho, urso e até numa vaca!












Confira abaixo as transformações:







A ideia da série foi desenvolvida por Glen A. Larson (A Super Máquina, Automan, Esquadrão Classe A, entre muitos outros) e Donald R. Boyle, inspirado em sucessos do cinema na época, como o filme Um Lobisomem Americano em Londres, A Marca da Pantera, Bala de Prata e também no popular videoclipe “Thriller” do Popstar Michael Jackson. Manimal usava os recursos mais atuais em efeitos especiais, projetados pela Academy Award - Winning SFX de Stan Winston. Ainda hoje, 32 anos depois, ainda impressionam pela qualidade técnica, apesar de ultrapassada diante dos mais modernos efeitos de computação gráfica que dominam o cinema atualmente.

O professor Jonathan Chase - Foto: Reprodução internet

Os astros: Simon, Melody e Michael D. Roberts - Foto:
Reprodução internet
No Brasil, Manimal foi exibido pela Rede Globo, nas tardes da Sessão Aventura, em seguida, sendo reapresentada pela Rede Manchete, em 1988.

O ator que interpretou Jonathan Chase, Simon MacCorkindale, após a série ainda estrelou alguns filmes e participações em outros programas, além de protagonizar outros seriados, como Contra Ataque/Couterstrike, ao lado do veterano Christopher Plummer (de 1990 a 1993) e na série britânica Casualty (um dos seus últimos trabalhos na TV), um drama médico. Infelizmente o ator faleceu em 2010, aos 58 anos, após enfrentar uma batalha contra um câncer no intestino.

0 comentários:

Postar um comentário

My Instagram