Festival de filmes Japoneses chega à Austrália em Novembro

Em menos de um mês, o 16º Festival de Filmes Japoneses começa em Sydney de 14 a 25 de Novembro nos Cinemas George Street e MELBOURNE e de 29 de novembro a 9 de Dezembro em dois locais, Hoyts Melbourne Central e ACMI Cinemas,Centro Australiano de Animação. Tickets estarão a venda a partir de 22 de Outubro para o evento principal. A programação desse ano apresenta vários títulos que estão sendo exibidos no Japão, e alguns que estão para serem lançados.


Na programação dessas duas cidades está a adaptação do manga premiado, SPACE BROTHERS (宇宙兄弟, Uchuu Kyodai, 2012), junto com a mais nova animação do Diretor Takashi Yamazaki, premiado pela Academia Japonesa, FRIENDS: NAKI ON THE MONSTER ISLAND (friends もののけ島のナキ, Friends Mononoke-jima no Naki, 2011). Famílias poderão aproveitar a emocionante história de amizade que se forma entre um monstro e uma criança humana.

Friends: Naki On The Monster Island. A imagem é cortesia da Japan Foundation
O Festival de Filmes Japoneses também irá ser exibido em outras duas cidades Australianas – Darwin e Cairns, com datas a serem confirmadas. Isso em adição a cidades já turisticas como Perth, Hobart e Canberra. Os filmes que serão exibidos nessas cidades são um popular romance juvenil, HANAMIZUKI (ハナミズキ, 2010) e o filme emocional que arranca lágrimas, STAR WATCHING DOG (星守る犬, Hoshi Mamoru Inu, 2011).

Filmes que abrem e encerram o festival

Abrindo o festival com um começo festivo está o lider de bilheterias do Japão desse ano, THERMAE ROMAE (テルマエ・ロマエ, 2012), uma comédia escrachada estrelando Hiroshi Abe como um Arquiteto Romando que viaja no tempo entre a Roma Antiga e o Japão atual. O filme é centrado na cultura do banha, de casas de banho Japonesas a casas de banho Romanas, o portal entre as duas eras.

Space Brothers. Imagem é cortesia da Japan Foundation

O festival encerrará com uma saga épica, THE FLOATING CASTLE (のぼうの城, Nobo no Shiro, 2012), baseado em eventos históricos, ambientado no Japão feudal do século 16. O filme é um conto sobre um exército de 20,000 homens contras 500 homens que batalham por suas vidas. Originalmente previsto para ser lançado em Setembro de 2011, foi adiado para Novembro deste ano pela consideração de que a enxurrada provocada no filme seria inapropriada para ser exibida no mesmo ano da Tsunami. Sydney fará uma exibição simultânea a do Japão.

Fresco do Japão

O ganhador do prêmio do ‘Special Grand Prix Jury’ do 35º Festival Mundial de Filmes de Montreal, , A CHRONICLE OF MY MOTHER (わが母の記, Waga Haha no Ki, 2012) estrelando Koji Yakusho (13 ASSASSINS), é um retrato de família sobre uma mãe com demência aos cuidados de seus filho amargo. Para os que são familiares com as últimas obras literárias do escritor japonês Yasushi Inoue, esse filme é baseado na autobiografia que é remanescente do estilo de nuance do clássico diretor Yasuhiro Ozu.

Thermae Romae. A imagem é cortesia da Japan Foundation
No início deste ano, o diretor ativo mais velho do Japão, Kaneto Shindo, faleceu aos 100 anos de idade. POSTCARD (一枚のハガキ, Ichimai no Hagaki, 2011) foi o trabalho final de Shindo, escrito a partir de suas experiências sobre a guerra e foi o filme que representou o Japão na categoria de Melhores Filmes Estrangeiros na Academy Awards 2011.

O diretor do filme que ganhou o prémio na Academy Awards 2009, Departures, Yojiro Takita retorna com y Award-winning film Departures, Yojiro Takita returns with TENCHI: THE SAMURAI ASTRONOMER (天地明察, Tenchi Meisatsu, 2012), um samurai com a tarefa de identificar as estrelas através do Japão.

Fãs de thrillers japoneses vão adora OOSE BUMPS – THE MOVIE – (トリハダ -劇場版-, Torihada -Gekijooban-, 2012). Inicialmente uma série de TV cult, essa é uma compilação de seis histórias arrepiantes que não são sobre o sobrenatural, mas sobre a curiosidade e a loucura que reside em todos nós.

Rurouni Kenshin. A imagem é cortesia da Warner Bros Pictures
RUROUNI KENSHIN (るろうに剣心, 2012), é outro filme no topo das bilheterias japonesas que arrecadou mais de 555 milhões de ienes (7 milhões de dólares) nos primeiros 5 dias de exibição, é obrigatório para todos os amantes de samurais. Mas para aqueles que querem um tipo diferente de ação com lâminas, HELTER SKELTER (ヘルタースケルター, Heruta Sukeruta, 2012) demonstra um lado obscuro da beleza – quando cirurgias plásticas fogem do controle.

Aparições especiais

Sydney

A atris Tamiyo Kasakari (SHALL WE DANCE?) e o diretor Masayuki Suo (SUMO DO, SUMO DON’T; SHALL WE DANCE?) irão fazer uma aparição e uma seção especial de perguntas e respostas na exibição de A TERMINAL TRUST (終の信託, Tsui no Shintaku, 2012), um filme sobre a ética da eutanásia.

O diretor Miwa Nishikawa (DEAR DOCTOR) irá se juntar a todos em uma discussão na exibição de DREAMS FOR SALE (夢売るふたり, Yume Uru Futari, 2012), que mostra um casão preso em sua própria teia de decepções na busca de seus sonhos.

Melbourne

O diretor que possui várias premiações em Cannes, Kenji Uchida (A STRANGER OF MINE, AFTER SCHOOL) estará presente na exibição de KEY OF LIFE (鍵泥棒のメソッド, Kagi Dorobo no Mesotdo, 2012), que recentemente ganhou o prémio de Melhor Atuação no 15º Festival De Filmes Internacionais de Shanghai. É uma comédia sobre dois homens que trocam de lugar, onde um encontrando um estilo de vida com mais do que ele negociou.

Datas Nacionais do Festival de Filmes Japoneses.

Sydney
14-25 de Novembro de 2012Event Cinemas George Street

Melbourne
29 de Novembro a 9 de dezembro de 2012
CMI Cinemas, Centro Australiano de Animação
+
Hoyts Melbourne Central

Sobre o Festival de Filmes Japoneses

O festival de Filmes Japoneses começou em 1997 com três exibições gratuitas do Diretor do Festival, Masafumi Konomi. Ano passado o festival celebrou seus 15 anos com um público de aproximadamente 22,00 pessoas em todo o país, rapidamente tomando o lugar como um dos maiores festivais de filmes japoneses fora do Japão. O festival tem encontrado grande sucesso com a oportunidade de mostrar a variedades de atrações cinematográficas, desde clássicos até os filmes mais recentes que estão atualmente sendo exibidos no Japão.

O Festival de filmes Japoneses está sendo dirigido pela Fundação Japão, em Sydney.

Sobre a Fundação Japão

O objeto da Fundação Japão é promover a troca cultural e intelectual entre o Japão e outras nações através de uma grande variedade de programas e eventos. A fundação Japão, em Sydney, administra uma galeria, uma biblioteca e cursos de Japonês de todos os níveis, de iniciante a avançado. A Fundação Japão estabeleceu-se em 1972 com com uma rede global de 23 escritórios em 21 países. O Escritório Australiano foi fundado em 1977.


Fonte: Fundação Japão, Anúncios em Sydney.
Site oficial: japanesefilmfestival.com
Agradecimentos especiais a Evon Fung e Amanda Thompson

My Instagram