Era Heisei está próxima de terminar?


Enquanto uma geração já presenciou a passagem de uma era para outra, chegou o momento dos novos fãs participarem dessa fase que promete causar um certo impacto nas séries de Tokusatsu.

Obs: Para ilustrar a matéria trouxe imagens da franquia Kamen Rider onde a mudança de eras foi mais evidente.

No Japão faz parte da tradição dividir os períodos por eras. Um meio de contagem que existe a séculos e está em vigência até hoje sendo até requerido em documentos oficiais do governo e causando forte impacto dentro da cultura dos japoneses. Este costume foi implantado no ano de 645 durante a Reforma Taika, onde foi estabelecido um sistema chamado Nengō (Nome da Era Japonesa), criado para marcar os anos que compreendem o início e o fim do reinado de um imperador.

A partir da Era Meiji (1868) determinou-se que a ‘era’ começaria no dia que um imperador sobe ao trono e terminaria no dia da sua morte. Por exemplo, “Showa” começou em 1926, quando o imperador Hirohito subiu ao trono e durou até sua morte, em 1989. Foi o período mais longo da história (62 anos e duas semanas).

Curioso ou não, essas transições de eras sempre trazem alterações significativas em produções japonesas e até mesmo no cotidiano dos seus habitantes. Mas o que isso muda pra eu e você que assistimos séries de Tokusatsu?

Kamen Riders da Era Showa, da esquerda para a direita: Super-1, Stronger, X, V3, Kamen Rider 1, Black RX
Kamen Rider 2, Riderman, Amazon, Skyrider e ZX - Foto: DeAgostini

Foi na Era Showa que o gênero Tokusatsu surgiu e se estabeleceu. Produções como Godzilla (1954), Ultraman (1966), Kamen Rider (1971) e Gorenger (1975) criaram uma sólida base para os anos seguintes e foram os principais propagadores do Tokusatsu. Até o fim da Era Showa, os filmes ou séries dessas franquias carregavam muitas semelhanças e modismos que repercutiram até o inicio da Era Heisei.

Um dos grandes "problemas" que acontece na maioria das comunidades de fãs de Tokusatsu é o estranhamento de produções de eras distintas. Boa parte dos fãs que acompanham os heróis japoneses hoje, tiveram o privilégio de presenciar a transição de uma era para a outra e notar uma forte mudança nos seus programas favoritos. E isso pode se repetir ou não.

A geração atual que está mais aberta às mudanças pode aceitar com mais facilidade a chegada da próxima Era que aparentemente está programada para 2019 com a abdicação do atual Imperador, Akihito. E aqueles que acompanharam as aventuras de Ultraman, Takeshi Hongo e até mesmo Kotaro Minami vão ver esse evento acontecer pela segunda vez. Será que também estão preparados?

Kamen Riders da primeira década da Heisei, da esquerda para a direita: Hibiki, Kabuto, Den-O, Kiva,
Decade, Kuuga, Agito, Ryuki, Faiz e Blade - Foto: Reprodução internet

Apesar de eu achar que a mudança para a próxima era já está acontecendo dentro das séries de Tokusatsu (basta comparar uma série atual com outra de 2002 por exemplo), o Japão sempre surpreende e é bem capaz de experienciarmos uma repaginada no Tokusatsu para os próximos anos. Sendo pro bem ou pro mal, a curiosidade para ver tudo isso acontecer está enorme.

Apelidados pelos fãs de "Neo-Heisei" (nomenclatura não oficial), os Riders à partir de 2010. Imagem superior
da esquerda para a direita: Fourze, W e OOO. Imagem inferior da esquerda para a direita: Wizard, Ghost, Ex-Aid,
Drive e Gaim - Foto: Reprodução internet

E você, qual das Eras é a sua favorita? Showa ou Heisei?

Informações em itálico são provenientes do site Japão em Foco.


10 comentários

  1. Um fato bem curioso é que 89 foi o ano de Kamen Rider RX mas só consideraram os riders heisei apartir de Kuuga, pois se fosse pela lógica, o rx seria heisei
    mas como é o msm protagonista da serie anterior acho q resolveram esperar os anos 2000 pra realmente ter essa nova era de kamen riders.

    ResponderExcluir
  2. Oficialmente... o imperador Showa imperou de 1926 a 1989.... Na prática ele imperou de 1921 a 1988. Em 1921, ele se tornou regente , pois o pai dele, o imperador Taisho, Adoeceu gravemente. Em 1988, Problemas de saúde levaram Showa ao hospita, onde passou os últimos meses de vida.
    Kamen Rider RX foi na transição das eras Showa e Heisei.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim! Exatamente. Mas nem ele nem "ZO", "J" e "Shin" são considerados Heisei e ambos vieram após Black RX. Para os Kamen Riders começou a valer à partir de Kuuga no ano 2000.

      Abraços!

      Excluir
  3. Heisei sempre! O dinamismo que Kuuga em diante trouxe para a franquia é imensurável: mais localidades onde ocorre as lutas (gosto da amada pedreira da Toei, mas chega uma hora que torra ver toda santa luta ocorrendo lá, rsrsrs); roteiros mais bem trabalhados e que fluem melhor, com diversas subtramas e conflitos que convergem para soluções e esclarecimentos mais tarde, mantendo o espectador sempre antenado para ver o que ocorrerá logo em seguida; efeitos, uniformes, gadgets e monstros melhor desenhados/produzidos (também era obrigação, LOL); e sobretudo personagens muito carismáticos. Sei e entendo a imensa importância dos Riders anteriores, cujos quais eu destacaria o primeiro e o Black, porém foi na era Heisei onde passei a ser viciado nos insetos/aracnídeos lutadores (e vivi a era Manchete, onde vi Black e RX do começo ao fim)...

    ResponderExcluir
  4. Olá Raphael,

    Confesso que nada sei de Tokusatsu, mas fiquei com curiosidade sobre esse mundo quando descobri o Mega Hero.

    Não tem como fazer uma matéria para iniciantes? Quantas séries existem, quantos filmes existem? Existem séries diferentes, mas que a certa altura se juntam por crossover?

    As temporadas de uma determinada série têm sequência, com personagens a aparecer na temporada seguinte, com histórias a terem continuidade, ou as temporadas são independentes?

    E depois, o que aconselha um principiante a ver? É que não tenho tempo para ver 40 temporadas com 60 episódios cada... Há alguma série mais pequena, que não exija muito tempo para ver e que seja ideal para começar a conhecer esse mundo? Ou existe alguma série em que as temporadas são completamente independentes e não é preciso ver todas?

    Sei que são muitas pergunta, mas como disse nada sei desse mundo, a não ser que o Super Sentai serve de base aos Power Rangers. Espero que possa ajudar a esclarecer as dúvidas.

    E continuem o bom trabalho. Desde que descobri o site passo sempre aqui para ler as matérias e passo no canal para ver os vídeos. Parabéns pelo trabalho de vocês.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, sei que perguntou ao Raphael, mas queria te dar algumas informações pelo menos relativas à Kamen Rider, em especial os da era Heisei.

      Existem 18 Riders da era Heisei até agora. Tirando o primeiro (Kuuga) todos os outros possuem pelo menos 1 filme ou especial. O crossover dá seus primeiros passos a partir de Kamen Rider Den-O.

      Em geral as séries Rider da era Heisei possuem a média de 47 a 50 episódios. O único menor foi Decade, que tem 31. Os Riders possuem títulos separados, não sendo continuações e funcionando independentemente um do outro. Nessa era moderna, somente Kamen Rider Amazons (2016~2017) teve duas temporadas (13 episódios cada). Lembrando que Amazons é um título bem mais pesado e sem todo o humor presente em maior escala nas séries regulares.

      Bem, falei só um pouco relativo aos Riders mesmo. Sou super fã deles e queria compartilhar algumas informações.

      Excluir
    2. Olá KAKUGHOST, obrigado pela resposta. Quer dizer então que nenhum dos Kamen Rider está ligado entre si? Ou seja não há personagens a aparecer num e depois a aparecer noutro no futuro? Ou existem crossovers e referências e outras coisas do género que exige um conhecimento profundo e implica ter visto temporadas anteriores?

      Se não for necessário e se for possível ver uma temporada de forma isolada sem ver mais nenhuma seria melhor porque não implica ver tudo e, com referi, infelizmente não tenho o tempo necessário para ver tudo...

      E já agora: se for possível ver apenas uma temporada, sem ter que ver tudo, que Kamen Rider acontece-lha ver? Ou é melhor mesmo ver tudo para entender todo o universo?

      Excluir
    3. Oi Leonardo, desculpa a demora para responder!

      Cara, agora com a chegada do canal eu pretendo fazer alguns vídeos introdutórios ao universo dos Tokusatsu. Realmente é muita coisa para falar, mas com o tempo acho que conseguimos fazer um apanhado em geral.

      Se morasse em Salvador eu convidaria para participar dos nossos encontros, mas caso seja de fora fica ligado no canal e também aqui no site porque sempre que possível faço matérias / vídeos para quem começou agora a se aventurar nesse universo fantástico.

      Abraços!

      Excluir
    4. Obrigado Raphael. Vou continuar a acompanhar sim. Infelizmente não sou de Salvador, por isso, não vai dar para ir aos encontros. Ficarei então à espera de matérias / vídeos para ver por onde começar neste mundo.

      Excluir
  5. Bom, os crossovers acontecem somente nos filmes e especiais, sendo que funcionam de maneira independente da série principal. Nos Riders mais recentes, uma vez ou outra tem um episódio com o super sentai do mesmo ano de determinado Rider, servindo mais como um fanservice, não sendo realmente importante. Mas, em geral não tem essa de universo com tudo interligado (pelo menos não na era Heisei). Os Riders possuem elementos em comum (movimento, objetos, etc) como referência, mas a história de cada título é fechada e funciona por si só.

    Você poderia começar com Kuuga (2000) ou com W (2010), pois ambos seriam iniciantes de um período (Heisei e o dito Neo-Heisei). Assim, caso se disponha a assistir os outros títulos um dia, você vai ter uma linha comparativa em relação ao estilo de produção de cada série, além da evolução de aspectos técnicos.

    Agora, se quiser uma história mais séria e contínua, você pode ver Agito (2001), Blade (2004) ou Amazons (2016). Lembrando que Amazons tem 2 temporadas, mas com 13 cada, ou seja, é curto.

    Espero que tenha ajudado. Bom divertimento =D

    ResponderExcluir

My Instagram