Impressões de uma fã sobre o trailer de Assassinato no Expresso Oriente


Como fã aficionada das obras de Agatha Christe, é possível imaginar a surpresa e felicidade quando o remake do clássico literário Assassinato no Expresso Oriente foi anunciado e com direito a grandes nomes de Hollywood compondo o elenco.

Pouco se sabia da produção até que fotos do elenco e de bastidores de filmagens foram postadas pela EW, revelando os personagens e suas caracterizações. O livro, publicado em 1934, é um dos mais famosos casos do detetive belga (e não francês, por favor) Hercule Poirot, o melhor detetive do mundo, segundo ele próprio.

Considerada a Rainha do Crime, Agatha Cristie escreveu mais de 70 romances. Suas sobras são vendidas há mais de 100 anos e várias editoras já publicaram e republicaram as icônicas histórias, tendo saído, inclusive, vários famosos romances em boxes colecionáveis recentemente nas livrarias.

Kenneth Branagh como Hercule Poirot e Daisy Ridley como Mary Debenham. Foto: 20th Century Fox 

Mesmo depois de tanto tempo, Christie continua seduzindo milhões de leitores por seus crimes excentricos e quase perfeitos. Tanto que este ano, Assassinato no Expresso Oriente será lançado no da 10 de novembro, dirigido por Kenneth Branagh, que também será o protagonista da produção, o detetive Poirot.

O elenco conta com nomes como Daisy Ridley, Johnny Depp, Michelle Pfeiffer, Penélope Cruz, Willem Dafoe, Josh Gad, Judi Dench e muitos outros. O primeiro trailer foi revelado nesta quinta-feira (01/17) e possui peculiaridades muito próprias das produções de Agatha Christe, mesmo que um século depois e em diferente mídia.



Apesar de serem poucos minutos, o trailer consegue passar uma ambiência bastante fiel do romance, e preserva o trem, locação principal onde a maior parte da trama irá se passar, com aparência antiga e luxuosa percorrendo sua rota original real que levava passageiros de alto poder aquisitivo de Paris a Constantinopla (hoje Istambul). O Expresso Oriente era uma locomotiva que possuía leitos, bares e restaurantes para acomodar seus exigentes passageiros que passavam um tempo considerável dentro do trem se quisessem percorrer seu trajeto completo.

No trailer é possível observar uma movimentação policial em torno do trem, assim como uma tomada de seu trajeto nas montanhas. Depois disto, o expectador é transportado para o vagão-restaurante, no qual os hóspedes preparam-se para uma refeição e, enquanto observamos vários deles interagindo, possivelmente antes do crime ser cometido, uma locução do novo Poirot sobrepõe a cena e fala sobre a estranha relação entre passageiros e também estranhos confinados.

Após o assassinato, claramente representado no trailer, os viajantes estão colocados em um vagão enquanto indagam e são indagados durante a primeira conversa pós-crime e, como de praxe nos livros, o primeiro contato de muitos com o excêntrico Hercule Poirot. Nesta cena, é interessante ver uma gravação feita para transportar o público para o passado ser misturada à recursos visuais atuais que apresentam os principais personagens um a um com suas profissões e ocupações em letras neons que surgem enquanto cada um se manifesta. Por último, mas não menos importante, Poirot se apresenta, claro, sem nenhuma cerimônia ou humildade, ponto positivo para caracterização do personagem.

Judi Dench e Olivia Colman como Princess Dragomiroff e Hildegarde Schmidt. Foto: 20th Century Fox 

Tanto a trilha sonora do trailer como os elementos visuais inseridos trabalham bem a junção do passado e futuro, dando um ar moderno, mas ao mesmo tempo clássico a esta pequena parte da produção do filme. Para os fãs do detetive, a breve aparição de Kenneth Branagh causa ainda mais curiosidade para ver o que mais, além do sotaque e o mais que extravagante bigode, o ator irá incorporar para trazer à vida o personagem.

Para quem gosta de um bom romance policial e foge de tramas rasas, Agatha Christe é a distração perfeita para mentes atentas que gostam de um bom mistério. E por quê não começar com o romance que deu origem ao filme? Nesta produção literária, Poirot precisa encontrar o assassino de um dos passageiros brutalmente morto quando o Expresso Oriente fazia uma parada de emergência por causa da forte nevasca. Agora todos os passageiros são também suspeitos e Poirot precisa detê-lo antes que mate novamente.

Quem quiser alguma outra indicação de títulos de Agatha Christie, estou a disposição na sessão de comentários. E vamos aguardar novas informações sobre o filme ansiosamente!

0 comentários:

Postar um comentário

My Instagram