O Amor nos Tempos de #Likes reconta histórias clássicas de um jeito inovador e atual


Título: O Amor nos Tempos de #Likes
Páginas: 272
Editora: Galera Record
Autores: Pam Gonçalves, Bel Rodrigues, Hugo Francioni, Pedro Pereira

Sinopse: Os tempos mudaram, mas e o amor? Continua a dar aquele frio na barriga e fazer os jovens atravessarem quilômetros para viver uma paixão? Em "O Amor nos Tempos de #Likes", quatro booktubers se inspiram em três histórias da literatura para criar suas versões de contos românticos na era digital. Uma bela, jovem e famosa youtuber com medo do amor; um casal inesperado em um encontro às escuras (literalmente) e dois meninos apaixonados por livros tentando entender quem são e o que querem, são os protagonistas destes contos que evocam "Orgulho e Preconceito" (Pam Gonçalves), "Dom Casmurro" (Bel Rodrigues) e "Romeu e Julieta" (Pedrugo).

Você já imaginou histórias como Orgulho e Preconceito, Dom Casmurro e Romeu e Julieta em pleno século XXI? Se essa imagem não vem em sua cabeça de forma alguma, então te aconselho a ler O Amor nos Tempos de #Like.

Devo admitir que fiquei muito admirado com o livro. Logo quando a Galera Record anunciou que a obra seria lançada eu me interessei, justamente pelo fato dos autores recontarem histórias clássicas. Porém, o que mais me surpreendeu foi o fato de que esses autores são booktubers, ou seja, são youtubers que dão dicas ou comentam a respeito de obras literárias, falam sobre eventos de livros e tudo relacionado ao mundo da literatura.

Eu devo admitir que não sou lá muito fã de youtubers, e justamente por isso fiquei surpreendido por gostar do livro, pois os autores souberam muito bem como adaptar três grandes histórias da literatura para os tempos atuais, e de uma forma que faz com que o leitor se prenda a história e que implore por mais. Acreditem, dos três contos do livro, dois eu estou quase implorando para que tenham continuações, pois preciso saber o que acontece com os personagens.

Assim que soube que os autores eram booktubers, resolvi ir atrás de suas páginas e canais e fiquei muito interessado com a forma que eles utilizam para falar sobre livros e também porque são super carismáticos.

Arte da primeira história - Foto: Alexandre Teixeira
A primeira história, Próximo Destino: Amor, é escrito pela Pam Gonçalves e é uma adaptação de Orgulho e Preconceito de Jane Austen. Acredito que Jane iria adorar a adaptação que a Pam fez de sua história. O interessante é que a personagem principal desta história, a Liz, é uma youtuber, e dá para notar que ela foi muito inspirada na própria Pam, o que torna a leitura muito mais interessante. A autora possui mais de 100 mil curtidas em sua página no Facebook e mais de 180 mil inscritos em seu canal do YouTube. Uma dica de quem não curtia muito youtubers: vale a pena conferir o trabalho da Pam. Ela é super interativa e consegue cativar o espectador muito rápido.

A história é simplesmente envolvente e quando termina você acaba ficando com aquela sensação de quero mais e acreditem meus caros leitores, eu estou com esse sentimento até agora. O ponto positivo dessa história é ver que tanto Liz, quanto Will, tem seus dilemas pessoas, que são apresentados em seus capítulos. Liz tendo que lidar com sua vida de youtuber famosa e também com o fato de sua família, especialmente sua mãe, não aceitar que essa vida de criadora de conteúdo online que a garota tem é sim uma profissão. Enquanto Will tem que aprender a administrar a empresa dos pais e cuidar da irmã mais nova que possuiu uma doença grave. A dinâmica entre os dois é muito boa, e eles acabam aprendendo muito com o outro, e no final, aprendem mais sobre eles mesmos.

Arte da segunda história - Foto: Alexandre Teixeira
A segunda história, (Re)Começos, ficou por conta da Bel Rodrigues e adapta Dom Casmurro de Machado de Assis. Devo ser sincero e dizer que nunca li a obra original, então, por favor, não me matem. Apesar de que, gostei bastante da adaptação feita pela Bel, apesar de não ter sido uma de minhas preferidas no livro. Não sei dizer ao certo o porquê disso, mas parece que a personagem Madu, não me cativou o tanto quando a Liz conseguiu. Eu me senti mais identificado com a Liz do que com a Madu, porém, isso não faz com que a história seja ruim. É apenas uma questão de afinidade que vai de leitor para leitor.

A história é muito boa e trata de um assunto que deve ser discutido: relações abusivas e a falta de confiança entre amigos. É justamente por esses dois pontos que a Madu passa, e devo dizer, ela é uma guerreira. Pois consegue enfrentar muito bem e dar a volta por cima. O legal também é que a personagem passa por um encontro as escuras, ou as cegas, como você prefirir chamar. E o melhor do encontro é a surpresa que ela tem... Não vou falar mais pois seria um grande spoiler da história. Uma dica, se você gostou dessa história, então tenho certeza de que irá preparar uma playlist no Spotify inspirada na personagem.

A Bel possui mais de 11 mil curtidas no Facebook e mais de 100 mil inscritos no YouTube. Ela segue o mesmo padrão da Pam, falando de livros e tudo que envolve o mundo literário. O mais legal da Bel é que ela tem o cabelo colorido! É um amor isso, gente. Adoro pessoas com cabelos coloridos. E o interessante é que ela levou isso para sua personagem, a Madu.

A terceira e última história, e a minha preferida, ficou por conta do casal Hugo Francioni e Pedro Pereira, ou como mais conhecidos, Pedrugo! Sim meus amigos, se vocês imaginaram que adaptação de Romeu e Julieta de Shakespere, se transformou em um romance LGBT, então vocês acertaram. A história é simplesmente linda! E quando digo linda, é muito linda!

Arte da terceira história - Foto: Alexandre Teixeira
337 Km narra a história de Ramon e Julio que se conhecem por causa de um grupo de leitores e escritores. A partir daí eles começam uma amizade que vai se transformando em algo mais forte, a única dificuldade é que eles moram muito longe um do outro e tem que enfrentar esse grande problema. Não falarei mais nada pois se não foi estragar a leitura, mas vale muito a pena ler. A história basicamente retrata os dramas de um relacionamento a distância nos dias atuais, em que as redes sociais e a internet estão tão presentes no nosso dia a dia. E também é muito bom ter representatividade entre os personagens.

Dá para notar que os autores colocaram um pouco deles em cada um nos personagens. Infelizmente não posso dizer exatamente o que, pois, assim como as meninas, eu também não acompanhava nada deles. Porém agora faço isso e vale muito a pena. No Facebook eles possuem mais de 20 mil curtidas e quase 70 mil inscritos no YouTube. É muito legal ver a química entre os dois, que as vezes chega a ser engraçado.

A Galera Record fez um excelente trabalho não só de diagramação, como também nas artes que ilustram todo o livro. Além da capa, cada capítulo tem sua arte própria, o que torna a experiência de leitura ainda mais agradável.

Fundo do livro - Foto: Alexandre Teixeira
Então é isso pessoal. Deem uma chance ao livro, pois sei que vocês não irão se decepcionar, na verdade vai acontecer é o contrário. Assim como ocorreu comigo, muita gente vai se apaixonar pelas histórias e vai pedir uma continuação, eu já estou aguardando o dia em que eles vão anunciar o lançamento do volume 2.

Se você já tiver lido, diga o que achou nos comentários, e caso ainda não tenha, corra para a livraria mais próxima e compre. Ele não é muito grande e cada história dá para ser lida em um dia, de tão viciante que é.

Nos vemos na minha próxima matéria.

0 comentários:

Postar um comentário

My Instagram