quinta-feira, 26 de maio de 2016

Anibahia retorna após hiato de cinco anos


O que parecia inesperado, aconteceu. Um dos grandes eventos nipônicos de Salvador confirmou o seu retorno no final do mês de Maio e já está movimentando a comunidade local.

Foto da capa - Renata Chiarella

Depois de uma longa pausa de cinco anos, o evento Anibahia da produtora Yamato, retorna para a capital baiana e já tem data marcada para a edição de 2016. O palco da quinta edição do evento acontece exatamente onde tudo começou, a Unijorge que outrora foi a Faculdade Jorge Amado.
Setembro de 2007, mas precisamente nos dias 29 e 30, Salvador ganhava um reforço nos eventos nipônicos. A comunidade apenas contava com o Anipólitan da 42 Cultura Comunicação e o Bon Odori da produtora ANISA. Eventos menores como o Ten Ga Kyokai e New Tokyo Yume aconteciam em paralelo para preencher o período quando os grandes não atuavam.

Cosplayers no Anibahia 2010 - Foto: Bruno Ricci

Já em 2010 na Faculdade Dois de Julho, Salvador recebia pela primeira vez os artistas Hironobu Kageyamae e Hiroshi Kitadani, um feito que colocou nossa cidade dentro do grande circuito de eventos nipônicos nacionais. A dose repetiu no ano seguinte com Takayuki Miyauchi, interprete de séries de Tokusatsu populares no Brasil como Winspector e Kamen Rider Black RX. Abro um parêntese muito importante, o Mega Hero surgiu em 2011 na última edição do Anibahia na época ainda éramos conhecidos como Toku Bahia e a partir daquele dia nunca paramos as nossas atividades.

No ano que comemoramos cinco anos de estrada, o Anibahia está de volta, talvez um sinal? E um ótimo sinal diga-se de passagem, pois o evento retorna com a mesma postura de quando iniciou suas atividades por aqui. A próxima edição que acontece nos dias 30 e 31 de Julho na Unijorge já conta com grandes atrações confirmadas, entre elas Nobuo Yamada, Yumi Matsuzawa e Joe Inoue.

Nobuo Yamada no Anime Friends 2013 - Foto: Onildo Lima

O Anibahia parece adotar uma postura mais moderna o que reflete inclusive na nova identidade visual e o subtítulo que acompanha o evento, “Geek Matsuri”. Acredito que seja uma mistura de vertentes asiáticas e ocidentais que refletem com a presença de YouTubers nacionais de renome com T3ddy e Tauz. Mas ainda assim o Anibahia não abandona suas raízes. Teremos salas temáticas, estandes com produtos orientais, campeonatos de videogame, karaokê com temas de animações japonesas e um concurso de KPOP para aqueles que gostam de dançar.

Se você ainda não conhece o evento, está dada a oportunidade. E se você já foi, com certeza vai gostar de ir novamente, relembrar um pouco o passado e se divertir mais uma vez.

Você também pode gostar

0 default-disqus:

Postar um comentário