5 Filmes de Tokusatsu para você assistir no final de semana


Se tudo ocorrer como o planejado, toda semana irei indicar cinco filmes para você assistir no final de semana ou em outro dia, isso com certeza vai depender do seu tempo livre.

Para começar essa nova coluna, nada mais justo que a indicação seja voltada aos filmes do gênero Tokusatsu. Se você está no Mega Hero e ainda não sabe o que é Tokusatsu, aqui vai uma breve explicação, uma das poucas que a Wikipedia acerta em cheio.

Tokusatsu é uma abreviatura da expressão japonesa "tokushu satsuei" , traduzida como "filme de efeitos especiais". Antigamente, o gênero englobava praticamente qualquer produção cinematográfica ou televisiva que se utilizasse de efeitos especiais. Atualmente, tornou-se sinônimo de filmes ou séries live-action desuper-heróis produzidos no Japão com bastante ênfase nos efeitos especiais, mesclando várias técnicas como a pirotecnia, computação gráfica, modelismo, entre outras, para simular performances de artes marciais, superpoderes, magia, armas de energia dirigida, mechas, etc.

Já que estamos todos entendidos, vamos ao que realmente interessa. Para quem acompanha cotidianamente o universo dos Tokusatsu sabe que a produção de longa metragens voltados para as franquias em atividade (Super Sentai, Kamen Rider e Ultraman) não são grandes produções Hollywodianas, são na maioria das vezes uma extensão do que vemos na TV, mas não tira o brilho dos mesmos.

Hoje irei indicar cinco filmes que considero não só essenciais, mas também como uma boa diversão para ver com os amigos ao lado de um balde de pipoca e muito refrigerante.

Tem Kamen Rider para todo mundo! - Foto: Reprodução internet

01. OOO, Den-O, All Riders: Let’s Go Kamen Riders (2011)

Minha lista começa com um dos meus filmes favoritos dentro do gênero Tokusatsu e me marcou por ter sido o que me reaproximou da franquia em 2011. OOO, Den-O, All Riders: Let’s Go Kamen Riders é um ótimo filme para apresentar o gênero Kamen Rider. Por se tratar de um longa metragem comemorativo, “Let’s Go Kamen Riders” está cheio de referências a séries antigas, mas todas muito bem explicadas ao longo dos noventa e três minutos que a trama se desenrola. Na história, o mundo está sendo dominado pela terrível organização Shocker e agora os Kamen Riders OOO e Den-O precisam correr contra o tempo para salvar a humanidade, já que todos os outros Kamen Riders estão desaparecidos. Confesso que é um dos meus favoritos do gênero Kamen Rider, então não perca tempo e corre pra assistir.

O guerreiro do espaço e o feiticeiro - Foto: Reprodução internet

02. Kamen Rider x Kamen Rider Wizard & Fourze: Movie War Ultimatum (2012)

Com belas coreografias, takes de câmera impressionantes e uma história gostosa de assistir, “Movie War Ultimatum” sempre vai estar na lista dos melhores filmes de Tokusatsu que pude assistir nos últimos tempos. O longa metragem que tem na direção o mestre do Tokusatsu, Koichi Sakamoto é um espetáculo visual que além de ter os Kamen Riders do título, trazem outras surpresas ao decorrer da história, uma delas bem conhecida aqui no Brasil. Para quem não está acostumado com o estilo de filme “Movie War” onde duas histórias distintas se cruzam pode estranhar um pouco no começo, mas acostuma depois. Prefiro não contar a história de “Movie War Ultimatum” e deixar que você se aventure por conta própria.

03. Gavan The Movie (2012) - Foto capa da matéria

Fugindo um pouco do estilo dos outros, “Gavan The Movie” dirigido por Osamu Kaneda homenageia uma franquia muito popular aqui no Brasil, os Metal Heroes (Jaspion, Sharivan, etc). O ritmo desse longa é um pouco mais sério que os outros e se preocupa em contar um drama mais profundo com a introdução do personagem Geki Jumonji que assume o “manto” do herói Gavan, que foi popular na década de 80. Gosto desse filme por ele convidar quem não conhece o universo de Gavan de forma bem coesa sem furos, arrisco dizer que você não precisa ter assistido a série original para entender o que ocorre no novo filme. A história apresenta Geki o Gavan Type-G que precisa derrotar a organização Maku que ressurge dos confins do universo para conquistar a galáxia. Gostou da história? Então não perca tempo e chame a galera pra assistir com você.

Chegou a hora de você aprender um pouco sobre a nossa história - Foto: Reprodução internet

04. Mega Batalha na Galáxia Ultra (2009)

Disponível na Netflix, Mega Batalha na Galáxia Ultra é um dos filmes essenciais para entender o universo dos Ultraman e um belo convite para quem quer conhecer o gênero Tokusatsu em sua totalidade. Apesar de ser um filme recente e contar com o dedo da Warner na produção, vários elementos clássicos como modelagem, pirotecnia e maquetes foram mantidos, aliás o alto nível de produção só fez com que desse um salto evolutivo no gênero e colocado os Ultraman em um patamar diferenciado. Esse filme pode agradar muito os que não são familiarizados com os Tokusatsu por estar muito acima das produções japonesas que estamos acostumados. A trama traz Belial, um renegado da família Ultra que escapa da prisão espacial e comanda um exército de Kaijus (Monstros Gigantes), nesse caminho ele tenta derrotar todos os Ultraman e se vingar daqueles que o aprisionaram.

Tem "Sabre de Luz", mas não é Star Wars - Foto: Reprodução internet

05. Uchuu Keiji Sharivan – Next Generation (2014)

Parte integrante de uma trilogia (se podemos assim dizer), Uchuu Keiji Sharivan funciona muito melhor se você já tiver assistido “Gavan – The Movie”, em seguida se tiver interesse “Uchuu Keiji Shaider” também é uma ótima pedida. O filme faz parte de um projeto que revitaliza os heróis antigos que levam o mesmo nome fizeram sucesso no Japão e aqui no Brasil também. Nele temos um novo personagem usando o traje de Sharivan que combate a organização Neo Madou e parar o cartel de drogas que estão produzindo um narcótico conhecido como Hyper-M. Pela breve sinopse, é fácil de notar que o longa segue um caminho diferente de alguns citados nessa lista, ficando um pouco mais próximo de Gavan mas mesmo assim ousando com as cenas super violentas com direito a muito sangue. Não é um filme que recomendo para crianças que é o público alvo da maioria das produções de Tokusatsu. Mas para aqueles mais velhos e que gostam de bastante ação, é a pedida do final de semana.

E você, já assistiu algum filme da lista? Recomenda outros? Deixe nos comentários.

3 comentários

  1. all riders e um pessimo filme colocaria no lugar super hero taisen q tbm e ruim mas e melhor q o all riders

    ResponderExcluir
  2. O melhor aí sem dúvida é o dos Ultras, e olha que nem acompanho Ultraman, esse pode se dizer que é um filme de verdade. Os dos Riders são horríveis, o do Gavan tem seus méritos mas é monótono, o do Sharivan é legal, mas só pra quem conhece e viu a série. Não há ligação com a mesma, mas é um filme com referências o tempo todo.

    ResponderExcluir
  3. vou assistir. http://www.herofactory.com.br/roboderesgatexd9.html

    ResponderExcluir

My Instagram