O que Kamen Rider Drive e Flash tem em comum?


Quando pensamos em séries baseadas em quadrinhos ou até mesmo séries originais de super-heróis, acabamos não associando que elas podem influenciar outras séries ou até mesmo servirem como base para se criar um novo show.

A relação Estados Unidos x Japão no quesito entretenimento, quase sempre se manteve de forma pacífica. Ambos já usaram elementos um do outro em suas produções. Pacific Rim (Círculo de Fogo) que é uma produção norte-americana usa o conceito dos Kaijus, que são os monstros gigantes japoneses e elementos dos Eva’s, que são os robôs orgânicos do anime/mangá Neon Genesis Evangelion. O herói japonês Machineman, por exemplo, é uma releitura de um dos super-heróis mais conhecidos, o Superman. Para concluir, também temos o Homem-Aranha japonês, que o próprio Stan Lee disse que é o que mais se aproxima de sua ideia do herói.

Referências sempre existiram e sempre irão existir (concorda Capitão América?), porém, algumas séries acabam usando elementos similares e isso fica bastante evidente. Uma mesma "base" pode ser usada para diferentes shows, basta saber apenas mudar um pouco aqui e ali. Os fãs mais antenados irão conseguir notar todos os pontos em comum em ambas. Mas isso não é ruim, muito pelo contrário, pois prova que agora em pleno 2015, séries de estilos aparentemente diferentes podem agradar aos mesmos tipos de fãs.

Pensando nisso, resolvi criar essa matéria revelando que Kamen Rider Drive e The Flash (CW) em muitos aspectos, usam as mesma ideias para desenvolver seus roteiros. Vale salientar que o personagem "Flash" é muito mais antigo do que o "Drive", logo, esse usou o Velocista Escarlate como base para sua série e poderes.

ATENÇÃO: Essa matéria contém SPOILERS sobre Kamen Rider Drive e Flash, leia por sua conta e risco.

Kamen Rider Drive e Flash - Foto: Reprodução internet

Flash e Kamen Rider Drive

E vamos começar pelos principais. Já que eles são os personagens centrais e os que dão nome a suas respectivas séries.

Apesar de muita gente já conhecer o Flash, é sempre bom falar um pouco mais a respeito dele. Até porque, o Flash que escolhi para falar é o Barry Allen, já que o Kamen Rider Drive tem muito em comum com ele.

Barry Allen é conhecido por fazer parte do Departamento de Polícia de Central City, ele é o responsável pela parte da polícia técnica, o que o torna um policial forense, ou como ele mesmo fala às vezes, um CSI. Barry ganhou seus poderes de velocidade através de um acidente envolvendo produtos químicos e um raio que o atingiu dentro de seu laboratório.

A versão mais atual do personagem busca justiça para seu pai, que foi acusado injustamente de ser o responsável pela morte de sua esposa, Nora Allen.

Quando usa o traje rubro, Barry protege Central City de vários inimigos usando a identidade secreta de Flash. Os inimigos mais tarde são chamados de a "Galeria de Vilões do Flash".

Flash, o protetor de Central City - Foto: Reprodução internet

Mas como esse Kamen Rider Drive tem de tão semelhante com o Flash? Bem... Irei mostrar agora como esses dois personagens podem ser mais parecidos do que muitos imaginam.

Tomari Shinnosuke é um jovem policial que faz parte da polícia de Tóquio. Ele sempre teve seu pai como modelo de bom policial. Logo após um incidente envolvendo as formas de vida cibernéticas conhecidas como Roidmudes (que são os vilões da série), Shinosuke acabou recebendo o Drive Driver, que é um cinto de transformação que permite o usuário se transformar no Kamen Rider Drive.

O Drive possui a habilidade de se mover em alta velocidade, tudo isso para que ele consiga enfrentar os Roidmudes, cuja característica principal é desacelerar o tempo a sua volta. Além disso, assim como Barry, Shinnosuke busca justiça a seu pai que foi morto em um incidente policial, o culpado ainda não foi revelado no seriado.

Shinnosuke, o Kamen Rider Drive - Foto: Reprodução internet

Além dos dois personagens fazerem parte da polícia, de quererem justiça a seus pais, de possuírem a habilidade de se movimentar em alta velocidade e de terem um uniforme vermelho (isso é muito importante), eles ainda compartilham de um grande senso de justiça.

Kid Flash e Kamen Rider Mach


Kid Flash e Kamen Rider Mach - Foto: Reprodução internet

A semelhança entre esses dois personagens está no fato de serem os “ajudantes” do protagonista.

Enquanto o Kid Flash, conhecido como Wally West é sobrinho de Barry Allen e ganhou seus poderes da mesma forma que o tio. O Kamen Rider Mach, ou como é conhecido Gou Shijima, é o Rider secundário de Kamen Rider Drive e possui a habilidade de consegui se movimentar na velocidade mach.

Depois que Barry morre em Crise nas Infinitas Terras, Wally se torna o novo Flash e consegue poderes e uma velocidade muito superior a de seu tio. Se tornando assim o Flash mais rápido e poderoso até aquele momento.

Já no caso de Gou, o Kamen Rider Mach é criado nos Estados Unidos para ser mais rápido e forte do que o Drive, para que assim ele assuma o lugar do primeiro na luta contra os Roidmudes.

Apesar de serem “ajudantes”, os dois sempre almejam alcançar um maior nível de poder, para que assim possam provar que são dignos de merecerem o respeito de todos.

Gou e o seu jeito extravagante - Foto: Reprodução internet

Outro ponto interessante é que a relação entre Tomari e Gou é muito semelhante à de Barry e Wally. Gou considera Tomari seu irmão mais velho, da mesma forma que Wally vê em Barry uma figura mais velha e de respeito.

Flash Negro e Mashin Chaser


Vilões enigmáticos, Flash Negro e Mashin Chaser - Foto: Reprodução internet

Um dos personagens mais enigmáticos dentro do universo do Flash é o Flash Negro. Ele é descrito como a personificação da Morte para todos aqueles que possuem supervelocidade. Já o Mashin Chaser, é um aliado dos Roidmudes e responsável por caçar aqueles que não cumprem com seus deveres. Ele é conhecido também como o Shinigami.

Pelo fato do Flash Negro ser a personificação da morte para todos os velocistas, ele sempre está presente no momento da morte ou no momento de quase-morte de algum corredor. Seu intuito é levar o usuário de velocidade de volta a fonte de seus poderes, a tão conhecida Força de Aceleração.
Não existe uma explicação definitiva a respeito da existência do Flash Negro, porém muitos acreditam que ele nasceu pelo simples fato da Morte tradicional não ser rápida o bastante para conseguir pegar os velocistas. Isso o torna um efeito colateral bizarro na ligação dos velocistas com a Força de Aceleração.

O "Ceifador", Mashin Chaser - Foto: Reprodução internet

O Mashin Chaser originalmente era o Proto Drive, uma versão incompleta do Kamen Rider Drive, que após ser derrotado por um dos líderes dos Roidmudes, acabou sofrendo uma lavagem cerebral e passou para o lado inimigo. Atuando ao lado oposto, Chaser ganhou uma nova armadura e ficou conhecido como o Shinigami (o deus da morte ou o ceifador), incumbido a fazer com que os Roidmudes sigam as ordens que lhes são dadas. E também, consequentemente enfrenta o Kamen Rider Drive.

Diferente do Flash Negro, o Mashin Chaser consegue se recuperar suas memórias e volta a lutar no lado certo, assumindo a identidade de Kamen Rider Chaser.

Future Flash e Kamen Rider Dark Drive


Future e Flash e Dark Drive, eles gostam de Azul e Neon, heim? - Foto: Reprodução internet

Tanto o Flash quanto o Drive convergem outro ponto em comum. Eles possuem suas versões do futuro que voltam ao passado para tentar mudar algo.

Em "Flash", temos o Future Flash, que aparece nos Novos 52 e é conhecido pelo nome de Bart Allen, você também pode chamá-lo de "Impulso". Bart na verdade é o neto de Barry. Nessa versão, Bart é o Flash de 20 anos no futuro que se culpa pela morte de Wally West. Determinado a mudar esse acontecimento, ele começa a caçar e a matar seus inimigos, para que assim ele consiga forma o suficiente para voltar no tempo, salvar Wally e mudar o futuro.

Infelizmente as coisas não saem como Bart queria e após uma série de lutas, incluindo uma contra o Flash do presente, ele acaba ficando preso no presente e se vê forçado a refazer seu futuro. Já que está a 20 anos de distância de seu tempo.

Já o Kamen Rider Dark Drive é na verdade um Roidmude que foi preso no presente por mau comportamento, porém no ano de 2035 ele conseguiu derrotar o Kamen Rider Drive e roubou seu cinto de transformação, conseguindo assim se tornar o Kamen Rider Dark Drive. Seu verdadeiro objetivo na verdade era voltar ao passado para se fundir com o seu outro eu e ganhar muito mais poderes. Quando ele consegue esse feito, ele acaba virando o Roidmude Paradox.

Infelizmente não se tem outras informações a respeito desse personagem, já que ele irá aparecer no filme Kamen Rider Drive: Surprise Future que estreou esse final de semana no Japão.

Um ponto interessante é que tanto o Future Flash quanto o Dark Drive tem um visual muito parecido na construção de seus uniformes.

Flash Reverso e Gold Drive


Flash Reverso e Gold Drive, amarelo é ser mau! - Foto: Reprodução internet

Todo herói que se preze precisa ter um nêmesis, e no caso do Flash isso acontece muito. Seu maior e mais antigo rival é ninguém menos do que o Flash Reverso.

Não importa o nome que ele tenha. Seja ele o Rival, Professor Zoom, Zoom... O Flash Reverso sempre estará lá para complicar a vida do nosso velocista favorito. Tendo os mesmos poderes que seu eterno inimigo, o padrão de cores do reverso é o oposto ao do Flash. Sua roupa é amarela com detalhes vermelhos e seu raio é totalmente avermelhado.

Assim como Barry, o Flash Reverso também possui a habilidade de acessar a Força de Aceleração. Graças a isso ele consegue correr tão rápido quanto o nosso herói, ou até mais rápido do que ele algumas vezes.

Tão rápido quanto o Flash - Foto: Reprodução internet

Apesar do Gold Drive não ser o inimigo principal do Kamen Rider Drive, ele pode ser comparado com o Flash Reverso pelo simples fato de sua cor ser a Amarela / Dourada, por possuir detalhes vermelhos e de ser tão rápido quanto o Drive.

Ainda não se tem muita informação a seu respeito, já que ele faz sua estreia no episódio 41 da série, porém ao que tudo indica, ele será um grande obstáculo para o Shinnosuke. Muitos fãs de Tokusatsu apelidaram o Gold Drive de "Drive Reverso", justamente por ele se assemelhar em muito ao inimigo do Flash.

Obs: Apesar de não fazer parte da DC e sim da Marvel, muitos fãs irão notar que a origem do Gold Drive lembra muito a inteligência artificial Ultron, que é criado pelo vingador Hank Pym. O Gold tem a mesma ideia que Ultron: querer dominar todas as formas de vida, se tornando assim, o soberano do mundo.

Força de Aceleração e Desaceleração

A Força de Aceleração - Foto: Reprodução internet

O último tópico a ser comprado é em relação à Força de Aceleração, que é usado pelos velocistas em "Flash", e a habilidade de desaceleração que os Roidmudes usam em "Kamen Rider Drive".

Nos quadrinhos, a Força de Aceleração é uma energia extra-dimensional que permite que todos os Flashes e velocistas consigam usar seus poderem. Isso vale para os Flashes Reversos também. Ela também é usada quando qualquer Flash quer viajar no tempo.

Já os Roidmudes, possuem a habilidade de desacelerar o tempo, e com isso, conseguem se mover de forma mais rápida do que os humanos naquele momento. Devido a essa habilidade, o Kamen Rider Drive tem que se movimentar muito mais rápido, para que assim ele não sofra os efeitos da desaceleração.

De certa forma, tanto a Força de Aceleração quanto a desaceleração, são idênticas. Na verdade, o certo seria dizer que elas são opostas.

Os Roidmudes e o poder da Desaceleração - Foto: Reprodução internet

Espero que tenham gostado dessa matéria e que tenham ficado com vontade de assistir Kamen Rider Drive ou The Flash da CW, porque ambas as séries são muito boas e que valem a pena serem acompanhadas.

Obviamente devem existir outras semelhanças entre elas que eu talvez não tenha notado. Caso você, amante de Tokusatsu e de outros heróis encontre, é só deixar nos comentários que iremos conferir e atualizar a nossa matéria.

0 comentários:

Postar um comentário

My Instagram