terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Colecionador de Hominhos | Resumo comentado Toy Fair 2015


Por Breno “Arkade Joe” Scafura

Esse é um daqueles posts que vai fazer você se arrepender de ter nascido no Brasil. Então, se você sempre quis sair daqui para viver o sonho americano ou virar babá na Europa, tenha cuidado com as minhas próximas palavras. Serão cenas fortes, cenas que podem vir a embrulhar o estômago de qualquer um, seja colecionador ou não.

Em 14 de fevereiro, deste ano, aconteceu um dos maiores eventos de colecionáveis e brinquedos do mundo, a Toy Fair. O evento foi sediado na cidade de Nova York e contou com um espaço equivalente a sete campos de futebol americano. A edição de 2015 recebeu 1073 exibidores de todo o mundo. Foram quilômetros e quilômetros de tentação com fucking mais de mil expositores, com mais fucking milhões de hominhos.

Sinceramente, eu fico feliz por nunca ter ido a um evento como este. Eu provavelmente quebraria o recorde de dívidas do SPC e teria que morar em baixo de alguma ponte. Entraria na lista dos mais procurados pela CIA e pelo Governo Brasileiro. Meu nome estaria mais sujo que o chão da Medina agora. Bom, pelo menos eu teria meus hominhos (ui!) para me fazer companhia (vamos evitar tocar neste assunto, afinal, todo colecionador que se prese vive com a conta no vermelho só pra ostentar na cara das inimigas).

Voltando ao assunto, a Toy Fair promove uma espécie de contato direto entre os consumidores e os fabricantes/representantes de seus tão preciosos itens. Na feira são expostos todo tipo de toy, independente de segmento ou faixa etária indicativa, podendo ser interpretada como um evento de cunho familiar. Além das exposições, as empresas costumam fazer ações de live marketing. Sendo assim, o visitante da feira tem a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre o seu próprio hobbie.

Como já dito, a Toy Fair trás diversos segmentos do universo do colecionáveis. A feira é uma verdadeira coletânea de produtos de diferentes naturezas e castas. Dentro desse mar de brinquedos, obviamente, estão as empresas que fabricam os nossos queridos hominhos. Pois é, a Bandai, Funko, Mc Falarne Toys, Hasbro, Square Enix, Mattel, NECA, dentre outros grandes nomes, também estiveram presentes nessa grande festa dos brinquedos.

Os fabricantes e representantes prestigiaram o evento e o público trazendo novidades capazes de enlouquecer até o mais sensato dos colecionadores. Não importa se você é fã de bonecos de ação ou de miniaturas estilo LEGO, que inclusive foi uma das empresas que deram as caras nesta edição do evento, a Toy Fair 2015 foi um evento que acolheu toda a ecologia que engendra a comunidade dos colecionadores.

Minimates Marvel (Diamond Select) - Foto: Reprodução internet

O post que vos segue é uma análise minha e pessoal. Nas próximas linhas estarei trazendo para vocês aquilo que mais me chamou atenção no que tange as diversas atrações da Toy Fair 2015.

A edição deste ano da Toy Fair estava um verdadeiro paraíso para os fãs de quadrinhos. Com a chuva de filmes anunciada pela Marvel, muitas das empresas ali presentes aproveitaram a oportunidade para tentar os olhos dos amantes da arte sequencial. Pra quem realmente gosta de Super Heróis a Toy Fair foi um ótimo momento para conferir as novidades e se programar para os possíveis lançamentos do ano.

The Amazing Spider-Man 2 (Medicom) - Foto: Reprodução internet

Os personagens do universo Marvel ganharam ainda mais vida com suas novas representações em hominhos. Eles foram, na minha humilde opinião, um dos maiores destaque da feira. Além dos já conhecidos Marvel Legends, antes fabricados pela Toy Biz (até 2006) e agora desenvolvidos pela Hasbro (desde 2007), e Marvel Universe, novas figuras ganharam os corações dos colecionadores.

Marvel Legends (Hasbro) - Foto: Reprodução internet

Destes novos lançamentos envolvendo as franquias Marvel, eu, particularmente, gostei muito da proposta da Square Enix. Todos conhecem a Square Enix por ter dado origem a games marcantes em diferentes plataformas. Famosa por ter criado clássicos como Final Fantasy (saga), Chrono Trigger, Chrono Cross, Legend of Mana, Secret of Mana, a Square Enix já é conhecida de longas datas para aqueles que também gostam de games. Final Fantasy é, sem sombra de dúvidas, a menina dos olhos da Square. Desde a sua primeira versão, o RPG, que mistura universos fantásticos e personagens pra lá de carismáticos, vem conquistando uma legião de fãs que se tornaram verdadeiros adeptos da Square Enix. Quando o assunto é Action Figures, a Square permanece com a intenção de surpreender. A dedicação da empresa reflete nos maravilhosos designs produzidos para suas figuras. A linha Play Arts Kai, consagrada por já ter levado ao mercado personagens não só das franquias da Square Enix (a Square também já produziu figuras dos personagens da Capcom, DC Comics, Konami, Ubisoft, dentre outras), trás aos fãs versões muito originais dos personagens Marvel.

Iron Man (Play Arts Kai) - Foto: Reprodução internet

Homem-Aranha (Play Arts Kai) - Foto: Reprodução internet

Thor (Play Arts Kai) - Foto: Reprodução internet

Se você é fã de estátuas vai gostar de saber que a Kotobukiya e a McFarlane Toys também deixaram suas contribuições para os colecionadores do segmento.

A riqueza em detalhes das peças produzidas pela Kotobukiya sempre são memoráveis. A qualidade do acabamento dos itens elaborados pela empresa é um trabalho de fã para fã. Porém, parece que a Kotobukiya não estava satisfeita e resolveu apelar. Além das coleções clássicas de estatuetas convencionais e suas beldades em Bishoujo (personagens que trocam os traços clássicos dos quadrinhos para se transformarem em garotas estilo mangá/anime) a Kotobukiya encheu de água os olhos dos fãs da Marvel ao representarem uma disputa entre o Hulkbuster e o Hulk em um dos seus mais bem feitos dioramas até então. Qualquer fã do Hulk e do Iron Man que se preze teria um infarto só em estar respirando ao lado de um destes belíssimos exemplares.

Diorama Marvel (Kotobukiya) - Foto Reprodução internet

Estátuas Marvel (Kotobukiya) - Foto: Reprodução internet

Ainda pegando carona no papo de estátuas, dioramas e displays, a McFalarne Toys também não poupou esforços na hora de agradar os fãs de The Walking Dead. A empresa apresentou uma série de novas possibilidades para aqueles que não têm pena da carteira e querem ter todos os seus personagens favoritos em sua estante. Eles não só apresentaram muitos novos lançamentos e possíveis lançamentos, como também deram um show quando a bola da vez eram displays ou dioramas. As peças produzidas pela McFalarne trouxerem hordas de zumbis sedentos diretamente do inferno e representações de cenas de The Walking Dead.

Dioramas de The Walking Dead (McFarlane Toys) - Foto: Reprodução internet

Display de The Walking Dead (McFarlane Toys) - Foto: Reprodução internet

Chegou a hora de falar de coisa boa, vamos falar de BANDAI!!

Se prepara galera, pois gigante japonesa não podia deixar de dar as caras em um dos eventos mais importantes para os colecionadores e para as empresas do segmento de brinquedos e diversão. Quem acompanha a Bandai sabe que a empresa nunca faz feio na frente do seu público e Na Toy Fair 2015 não seria uma exceção.

Com um Stand repleto de hominhos de todas as raças, gêneros, tamanhos, tipos e paranauês invertidos, a Bandai mostrou que sua fama não foi adquirida no grito. De Gashapons até Figuarts, o Stand da Bandai estava recheado de peças de todo tipo de série. A Bandai vem inovando e deixando de abordar apenas as séries de origem nipônica. Pouco a pouco novos universos começam a serem representados pela empresa, que tem seus produtos cada vez mais difundidos entre os colecionadores.

ITS MORPHING TIME!

Aproveitando o lançamento de Power Rangers Dino Charge, a Bandai resolveu mostrar o seu arsenal de brinquedos para a série. A maioria destes itens é voltada para o público mais jovem, porém nada impede que os colecionadores mais velhos também participem da brincadeira.

Linha Power Rangers Dino Charge (Bandai) - Foto: Reprodução internet

Dino Charge Megazord (Bandai) - Foto: Reprodução internet

As linhas mais antigas da Bandai também tiveram espaço em sua exposição. Itens das mais variadas coleções da linha SH Figuarts foram expostos. Lançamentos deste ano, como os personagens do Dragon Ball Z, Vegetto e Androide Nº 16, deram um brilho a mais para os já então colecionadores da linha (eu mesmo estou esperando o Vegetto desde o seu anúncio na Tamashii Nations do ano passado). Foram expostos também SH Figuarts das coleções da série Sailor Moon e dos games Super Mario Bros e Injustice, gods among us.

Dragon Ball Z Figuarts SH (Bandai) - Foto: Reprodução internet

Estátuas Figuarts Zero (Bandai) - Foto: Reprodução internet

Miniaturas Gashapon e Estátuas Banpresto de diferentes séries (Bandai) - Foto: Reprodução internet

SH Figuarts Injustice (Bandai) - Foto: Reprodução internet

SH Figuarts Mario Bros - Foto: Reprodução internet

SH Figuarts Sailor Moon - Foto: Reprodução internet

Os colecionadores que gostam de colocar a mão na massa também foram abençoados pelas preces do deus dos hominhos. A Bandai expos uma série de produtos de sua linha montável chamada Sprukits. Admito que não conhecia essa vertente da Bandai, achei super interessante. Fiz uma pesquisa marotinha por minha conta e encontrei vários Sprukits de Games e Super-heróis da DC, todos eles variando entre 40 e 60 dólares. Fica ai a dica pra galera dos montáveis, Sprukits Bandai.

Kits Montáveis Sprukits DC Comics (Bandai) - Foto: Reprodução internet

Bom, esses para mim foram os destaques da Toy Fair 2015. Espero que vocês tenham gostado de ler tanto quanto eu gostei de escrever. Se restou alguma dúvida, se você ainda quiser saber mais sobre o evento, lançamentos de outras marcas, ou qualquer coisa do gênero, entrem em contato através do nosso e-mail megaherooficial@yahoo.com.br ou em nossa página no Facebook.

Obrigado e até a próxima!

Você também pode gostar

0 default-disqus:

Postar um comentário