12 Coisas sobre Godzilla que você precisa saber


Com a estréia de Godzilla na semana passada, tivemos muita gente que não conhecia o legado do "Rei dos Monstros" e ficou "boiando" em algumas referências do filme. Mas não se preocupem. O Mega Hero separou 12 curiosidades sobre o monstrengo (sobre o novo fillme e sobre os antigos filmes) e que com certeza irão fazer ter vontade de conhecer mais sobre a trajetória dele.

O lendário Godzilla foi uma alusão aos ataques nuclares de Hiroshima e Nagasaki, sua estréia em 1954 foi durante um período difícil nas terras nipônicas, era um época de pós guerra e o Japão enfrentava uma crise financeira. O monstro foi um dos primeiros personagens japoneses a ganhar fama no mundo ocidental e o seu sucesso lhe rendeu 30 filmes (dois deles versões americanas).

Godzilla passou por uma evolução fantástica ao longo desses 60 anos. A carreira do grande Kaiju teve altos e baixos, mas conseguiu além de uma estrela na calçada da fama, um espaço reservado entre os ícones da cultura pop mundial.

A título de curiosidade:

Era Showa - Filmes de Godzilla que vão de 1954 até fim dos anos 80.
Era Heisei - Filmes de Godzilla que vão de 1980 até 1998.
Era Millennium - Filmes de Godzilla que vão de 1999 até 2004

"Gorila Baleia"?
01 - O significado do nome "Gojira".

Para quem não sabe, o termo japonês GOJIRA é a união das palavras Gorila (Gorira) com Kujira (que é baleia em japonês, resultando em "Gojira" ou Godzilla, na versão ocidental, que é uma clara analogia a "Deus" devido ao prefixo "God".

O maioral!
02 - O novo Godzilla é o maior da franquia.

O Godzilla de Gareth Edwards é o maior da sua linhagem. Apesar de parecer maior em todo material de divulgação do filme (pôsters, banners, cartazes, etc), ele possuiu "apenas" 110 metros de pé, um pouco maior que a sua versão da Era Heisei (1984 até 1995).

Suspense em preto e branco
03 - No primeiro filme de Godzilla, o monstro aparece em menos de 20 minutos do filme

No filme dirigido por Ishirô Honda, o Rei dos Monstros aparece poucas vezes no filme. A idéia era criar um suspense no espectador e não revelar muito do monstrengo. Semelhante ao que Gareth Edwards fez no novo filme.

A gigantesca Mothra!
04 - Quem é Mothra?

Quando o novo filme foi anunciado, muitos fãs de Godzilla se perguntaram se "Mothra" estaria presente no longa. Os leigos não entenderam nada e não sabiam do que se tratava. Mothra é uma mariposa fictícia, também criada pela Toho e que ganhou um filme em 1961. Mais tarde apareceu em "Godzilla vs Mothra" de 1964, enfrentando o Rei dos Monstros. Nos filmes posteriores, se tornou uma aliada importante e passou a atuar ao lado de Godzilla. E provavelmente será o inimigo no segundo filme de Edwards.

Gareth Edwards e Bryan Cranston nos bastidores do filme de 2014
05 - Números do filme de 2014

Foram necessárias 762 pessoas só na equipe de efeitos visuais para criar e animar os monstros presentes no filme. Seriam necessários 445 anos para renderizar só o Rei dos Monstros usando um único computador. Se levarmos em conta que são 500.000 polígonos que formam o modelo 3D do monstro, que levou seis meses para ser animado. 60 são dentes na boca do Rei dos Monstros. 53 centímetros é espessura só dos dentes caninos dele. 1,07 metro é a distância da raiz até as pontos desses caninos. 17,66 metros é a largura dos pés de Godzilla no ponto mais largo. 18,18 metros de comprimento tem a pegada do monstro. 50 metros de altura tinha o Godzilla original, de 1954. 108,2 metros de altura tem o Godzilla de 2014 – esses últimos 60 anos fizeram bem para ele. 167,74 metros tem a cauda do kaiju. 90.000 toneladas é o peso do monstro. 89 são barbatanas (ou espinhos) nas costas do kaiju. 100.000 watts tinha o alto-falante de 12 metros de altura e 18 m de largura usado pelos designers do monstro para “emular” o rugido de Godzilla. 4,83 Km é a distância máxima na qual o rugido pode ser ouvido

Obrigado Godzilla!
06 - Ultraman agradece o Rei dos Monstros

O Godzilla foi uma criação do produtor Tomoyuki Tanaka, do diretor Ishiro Honda, do mago dos efeitos Eiji Tsuburaya, e do compositor Akira Ifukube. Eiji Tsuburaya mais tarde foi o responsável por criar um outro ícone da cultura pop Oriental, Ultraman em 1966.

Godzilla versão adaptada
07 - Antes da Saban adaptar Power Rangers, Godzilla foi o primeiro Tokusatsu a ser "americanizado"

Godzilla chegou aos EUA pela primeira vez em 1956, no filme "Godzilla, o Rei dos Monstros", uma americanização do original "Godzilla", com novo roteiro e novas cenas estreladas por Raymond Burr como o repórter Steve Martin.

Eu quero esse quadrinho!
08 - O Godzilla já encontrou "Os Vingadores"

Godzilla também foi introduzido nos quadrinhos. O autor Doug Moench publicou uma série do monstro pela Marvel Comics, de 1977 a 1979, e fez parte também da Universo Marvel. Recentemente a Dark Horse publicou novas histórias sobre o Godzilla. Já imaginou um filme com Os Vingadores?



09 - Como surgiu o rugido clássico?

O departamento de efeitos sonoros testou diversos rugidos de animais para o Godzilla, mas nenhum se encaixava em um animal tão grande. Akira Ifukube inventou o rugido de Godzilla usando uma luva de couro áspera revestida de resina que passava ao longo das cordas de um contrabaixo, gravando o som que ecoava.

O destruidor de lares
10 - Godzilla quase acabou com os estúdios da Toho.

Na época de seu lançamento, “Godzilla” foi o filme japonês mais caro a ser produzido, e quase faliu o estúdio responsável.

Eu existo ok?
11 - Godzilla já "atacou o mundo real".

 No longa de 1954, Godzilla destrói o “Toho Theater”, em Tóquio (Japão). Quando o filme foi exibido no local, os espectadores achavam que o prédio estava de fato sendo atacado, o que fez alguns fugirem do cinema.

O terrível Pulgasari!
12 - Existiu um Godzilla genérico

Fã de “Godzilla”, o ditador Kim-Jong Il sequestrou o diretor de um dos filmes para ele fazer uma versão alternativa do filme, chamado “Pulgasari". Que por sinal é muito trash!

Quer ler outras curiosidades? Acesse, Exame, Minilua, Japão em Foco e IG.

My Instagram