segunda-feira, 17 de março de 2014

Arquivo Tokusatsu | Seiki Kurosaki


Salve, salve Família Tokusatsu Brasileira, estamos inaugurando a mais nova coluna do Mega Hero. Galera, sejam muito bem-vindos; apresento-lhes a coluna "Arquivo Tokusatsu". O assunto de estréia deverá interessar a maioria dos fãs de Tokusatsu do Brasil. Nessa edição inaugural, contaremos um pouco da história de Seiki Kurosaki, um dos maiores astros da história do Tokusatsu.

Bem... Para quem não o conhece, é bom se fartar com as informações a seguir; pra quem acha que conhece de tudo sobre ele, é bom ficar de olhos abertos. Sem mais delongas, vamos ao que interessa.

Por Robson Lula

O ator Seiki Kurosaki (foto atual) vestido com um
dos raros padrões do Real Madrid,
se transformando em Jaspion,
o maior personagem da sua carreira.
Seiki Kurosaki (黒崎 誠輝), cujo nome artístico é Hikaru Kurosaki (黒崎輝) é um ator japonês bastante famoso no Mundo Tokusatsu e conhecidíssimo da população brasileira (fama adquirida no Brasil por ter vivido o Jaspion - talvez o maior herói Tokusatsu de todos os tempos por aqui - nos meados dos anos 1980). Nascido na província de Osaka, Japão, no dia 31 de Janeiro de 1962, o jovem Seiki desde pequeno sempre foi fã dos trabalhos de um grande astro japonês das artes marciais no cinema, o glorioso Shinichi "Sonny" Chiba [千葉 真一].

Registro raro: Jun Tamegai e Seiki Kurosaki vestidos com a farda da J.A.C nos anos 80
Antes do estrelato, motivado pelo sucesso de Chiba no cinema, o jovem ator resolveu ingressar em 1978, com apenas 16 anos, na J.A.C. (Japan Action Club) - a maior escola de dublês do Japão criada por Sonny Chiba. Nesta época, ele passou a trabalhar como suit-actor, vestindo fantasias de monstros, sendo formado como ator e dublê. Kurosaki começou a sua carreira de ator participando de alguns filmes, como "G.I. Samurai" [戦国自衛隊](1979), "Moeru Yusha" [燃える勇者](1981) e "Iga no Kabamaru" [伊賀野カバ丸](1983) - este último com participações dos atores Hiroyuki "Henry" Sanada [真田広之] e Junya Takagi [高木淳也].

Os atores Hiroyuki Sanada e Seiki Kurosaki no filme "Hoero Tekken" de 1982
Sua estréia no Universo Tokusatsu foi fazendo pontas em algumas séries como "Japan SpiderMan" [スパイダーマン (東映)](1978), "Battle Fever J." [バトルフィーバーJ](1979) e "Sun Vulcan" [太陽戦隊サンバルカン](1981), porém seu primeiro papel principal foi em 1984, na série "Bioman" [超電子バイオマン], vivendo o protótipo do sexto integrante de um Super Sentai: o atrapalhado Shouta Yamamori [山守 正太], um protetor da natureza que vivia na Montanha Nekura. Tempos depois o Shouta é sequestrado por Farrah e acaba sendo transformado no Magne Warrior.

O astro em 1984 na pele do engraçado Shouta Yamamori em "Bioman"
Por causa da sua boa forma física e do seu desempenho na série "Bioman", Kurosaki foi convocado para dar a vida ao maior herói japonês da história no Brasil: "O Fantástico Jaspion" [巨獣特捜ジャスピオン], de 1985 (no Brasil só chegou em 1988), onde ele também atuava como dublê, fazendo suas próprias cenas de ação, apesar dele nunca ter vestido a armadura do Jaspion em cena. Jaspion foi o papel que alavancou intensamente a carreira de Seiki Kurosaki, dando-lhe o estrelato esperado, porém no seu país de origem, a série não teve um enorme sucesso; isto culminou com a possibilidade para o ator poder desenvolver a sua habilidade artística.

O ator Seiki Kurosaki (Jaspion) e a atriz Kiyomi Tsukuda (Anri) fazendo a patrulha e investigando as maldades de Satan Goss
Os eternos amigos Hiroshi Watari (Boomerman) e Seiki Kurosaki (Jaspion) prontos para a ação.

Após o fim de Jaspion, Seiki Kurosaki seguiu a carreira participando de alguns outros filmes tais como "Hope and Pain: Downtown Heroes" [ダウンタウン・ヒーローズ](1988), "Yellow Fangs" [リメインズ 美しき勇者たち] e "Best Guy" [ベストガイ] - ambos de 1990.

Seiku Kurosaki também revelou um lado da sua carreira que até então quase ninguém conhecia: ele também era cantor...e por sinal, canta legal. Seiki lançou cinco singles na década de 1980, tais como: "Seishun Maru Kajiri/Omoshiro YOU" [青春まるかじり おもしろYOU惑](1983), "Imoto Tachi yo/Yasashii Dake ja Nai" [妹たちよ 優しいだけじゃない](1983), "Junai Dainamaito en no Jidai" [純愛ダイナマイト 炎の時代](1984), "Han fu Yuzutte GO-IN ni! Taiyou no Kisetsu" [半歩ゆずってGO-INに! 太陽の季節](1985) e "Hateshinai Jerashi Fu ni Fukare te" [果てしないジェラシー 風に吹かれて](1986), além do disco "Densetsu no Hero" [伝説のヒーロー](1984). Todos os singles e o único disco de carreira foram lançados pela gravadora CBS Records/Sony Music.

Capa de um dos singles
Em 1992, Kurosaki desentendeu-se algumas vezes com Sonny Chiba, tomando a dura decisão de se retirar do mundo artístico; desde então ele trabalha como instrutor de mergulho e guia de suporte submarino, além de ter aberto uma grande loja de produtos náuticos em geral, em Okinawa (cidade onde ele mora atualmente) e de ter fundado a "Mother Earth", um centro de treinamento para pessoas iniciantes nas técnicas de mergulho marítimo. A Mother Earth tem como vice-diretor um amigo de Seiki Kurosaki de longa data: o também ator e mestre de Karatê Jun Tamegai [田部井 淳].

Os atores Jun Tamegai e Seiki Kurosaki, agora sócios de uma empresa de mergulho.
Seiki Kurosaki e sua equipe de alunos de mergulho submarino.
O ator foi casado com a atriz Yuko Asuka [飛鳥裕子] (que se tornou Yuko Kurosaki [黒崎 裕子]). Ambos se conheceram em 1984, na época em que o Seiki fazia sua participação na série "Bioman" (precisamente nos capítulos 35 - 6番目の男 Rokubanme no Otoko e 36 - 変身ボーイ Henshin Bōi).

O ator Seiki Kurosaki e a sua esposa, a atriz Yuko Kurosaki 
O casal permaneceu unido até o dia 15 de Dezembro de 2011 - dia da inesperada morte da atriz Yuko Asuka, morta aos 56 anos, de causa desconhecida até hoje. Desde então, o ex-ator toca a sua vida pra frente, cuidando do mar sem a sua amada esposa Yuko.

Pois é, pessoal. Com isso chegamos ao fim da primeira matéria do Arquivo Tokusatsu. Espero que todos gostem ou tenham gostado dessa matéria inaugural. Em Breve teremos outras matérias quentes sobre biografias de nossos astros e nossas estrelas do Mundo Tokusatsu. Até a próxima.

Você também pode gostar

3 comentários:

  1. se ñ me engano... a saudosa e querida esposa do nosso eterno jaspion faleceu de cancer e acho que vi isso no site do tatisatsu quando foi divulgado a morte dela aqui no site (que na epoca era o antigo toku bahia), o proprio tatisatsu e em outros varios sites do genero tokusatsu e como ngm sabia a data da morte dela todos pensavam que tinha sido em 01/2012 mas enfim uma perda triste msm para o ator que foi um icone para toda uma geração de tokusatsus que foi entre o fim da decada de 1980 e o incio da decada de 1990.
    e so pra descontrair um pouco dessa história triste da finada esposa do seiki... vai ser dificil falar sobre as atriz anri, reiha e emiha por exemplo...
    sem fotos e sem nd praticamente da carreira de ambas... e todo mundo procurando sobre elas...
    tai ai o desafio para o pessoal do mega hero :)

    estou saindo agora da interent e tenham todos umaótima semana e ate mais ver gnt :)
    um grande abraço a todos
    fuissss

    ass; trimundial

    ResponderExcluir
  2. Apesar de não ter lembranças da serie Jaspion (acho que assisti só as reprises) eu sempre acompanho as noticias relacionadas, como bom fã de tokusatsu ;) Curti muito o post, acho que esses artigos fortalecem o interesse dos fãs adultos, como eu, nos programas japoneses, principalmente agora que o foco são as crianças e as novas séries tem sido mais infantilizadas. Continuem com o bom trabalho. Arigatou gozaimasu. Matta ne

    ResponderExcluir
  3. Gostaria dr saber do amigo, como conseguiu essas informações, ainda mais referente a Jun Tamegai? Eu dou mtooooo fã do Kurosaki, acompanho tudo sobre ele e sempre cia o.Tamegai com ele, mas não sabia quem era, só q era mestre de karate. Por favor se vcs tem outros meios de ver notícias do Seiki Kurosaki passem p mim. Eu ficarei muito agradecida! codinomesheila@gmail.com

    ResponderExcluir