Toku Rewatch | Liveman (S012E01)

Estreando a coluna "Toku Rewatch", trago hoje um dos Super Sentais mais populares da década de 80. Estreando em 1988, Liveman foi a 12ª série da franquia e suscedeu 'Maskman'. Ao todo contém 49 capítulos e é detentora de um estrondoso sucesso no Peru e na França.

Atenção – Contém spoilers

Por Raphael Maiffre



Sinopse - Numa academia de estudantes, três deles, Yusuke, Jou e Megumi desenvolvem um traje chamado Liveman e o testam em dois amigos. Porém, outros três alunos da academia resolvem se aliar a um império de gênios do mal, e estes os fazem matar os dois irmãos com os trajes. No dia da formatura, os gênios do Império Volt aparecem e destroem toda a academia. Os três estudantes que desenvolveram os trajes Liveman os pegam e passam a usá-los para defender o planeta de Volt.

Review - Capítulo 01 (Meus amigos, Por quê fizeram isso?)

Os tokusatsus da década de 80 herdaram um pouco do teor adulto das séries de 70. Liveman se inclui nesse segmento por abordar uma trama mais sombria e com um background envolvendo assassinato de personagens chave.

A ilha Academy é uma ilha feita para alunos cientistas selecionados pela ONU. A missão na estação de pesquisas é estudar ao lado do professor Hoshi formas de garantir um futuro seguro ao planeta Terra, dentre esses projetos está a construção de um satélite que irá se tornar a primeira base de ciência inter-espacial.

No inicio do capítulo em uma rápida cena dentro da sala de aula, três estudantes abandonam o projeto alegando que algo mais grandioso os aguarda e despreza o caráter humano de proteger o planeta. Mais tarde um grupo de cinco amigos Yusuke, Jou, Megumi, Takuji e Mari tentam desenvolver uma espécie de roupa protetora para ser usada na viagem, dentro de uma capsula Takuji e Mari são lançados para fora do laboratório mas saem ilesos, provando que o traje pode ser resistente. A comemoração é parada rapidamente com a chegada de uma estranha nave espacial que toma parte do pátio da base, os amigos vão atrás do objeto e reencontram os três estudantes que abandonaram a sala de aula, entre eles está o arrogante Tsukigata.

Yusuke tenta um dialogo com Tsukigata, mas é respondido com um disparo de uma pistola laser que acaba atigindo Takuji e Mari os levando à morte. A nave decola e nenhum deles é visto por cerca de dois anos. A cena muda para dois anos à frente no período de primavera para um momento de celebração com os selecionados para viajar para o satélite. Após as comemorações os três amigos vão até os túmulos de Mari e Takuji onde encontram o professor Hoshi que também lamenta pela morte dos jovens estudantes.

Primeira transformação do grupo já acontece no primeiro capítulo
Voltamos à base onde os preparativos para o lançamento da nave espacial, o quadro de comemoração mais uma vez é interrompido pela chegada de centenas de naves espaciais que detonam o local matando boa parte dos funcionários e derrubando a nave que partia para o base inter-especial.

Uma das naves aterrissa e dela surgem Tsukigata (agora chamado por Doutor Kemp), Senda (Doutora Mazenda), e Omura (Doutor Obular). Tsukigata revela que há dois anos eles perderam a humanidade quando venderam suas almas para o Doutor Bias líder do Império Cerebral Volt.

Yusuke, Jou e Megumi em um discurso encorajador revelam que eles se preparam para esse dia fatídico e que novos trajes foram desenvolvidos para combatê-los. Yusuke se torna o Red Falcon, Jou vira o Yellow Lion e Megumi a Blue Dolphin Não demora muito para uma batalha acontecer, os três inimigos convocam os soldados Jinmers e os Liveman tem o seu primeiro desafio. O combate se estende à ponto do Yellow Lion invocar seu mecha de combate, o poderoso Land Lion. O episódio termina no meio da batalha.
Impressões

Temos um primeiro capítulo com uma boa dosagem de drama e ação. A atuação dos atores Daisuke Shima (Yusuke Amamiya), Kazuhiko Nishimura (Jou Ouhara) e Megumi Mori (Megumi Misaki) são bastante convincentes e conseguem prender a atenção do espectador durante todo o episódio. Os efeitos especiais para a época estavam muito bons e articulação do Land Lion é de encher os olhos. Embora seja bastante corrido "Meus amigos, Por quê fizeram isso?" é um ótimo capítulo introdutório de uma série que à primeira vista parece ser bastante promissora.

My Instagram