Tokusatsu GaGaGa é a mistura perfeita entre dorama e Super Sentai


Dorama! Tokusatsu! E tudo que há de bom dos dois gêneros! E assim nasceu Tokusatsu GaGaGa, uma série sobre uma menina que precisa esconder seu vício nas séries de efeitos especiais de heróis japoneses.

Kano Nakamura (Fûka Koshiba) trabalha em um escritório normal demais para sua obsessão desde criança, o Tokusatsu. A garota acha que não deveria mais gostar deste tipo de coisa, por isso, tenta de toda forma fingir que essa sua paixão não existe, mesmo que seu quarto seja lotado de action-figures, revistas e produtos da sua série de Super Sentai atual favorita Juushowan.

A história principal desse episódio gira em torno da descoberta que Kano faz no metrô, ao ver uma adulta com um chaveiro de um dos integrantes do Super Sentai, Toraiger, na bolsa e que ninguém parece se importar com aquilo. Ela então decide que irá procurar um gashapon de Juushowan e tentar a sorte para conseguir um chaveiro do seu amado Shishi Leo.

A equipe de "Super Sentai" Juushowan. Foto: NHK

Kano acredita que se misturar o chaveiro do líder da equipe de Sentai com outros chaveiros fofos, ninguém irá perceber que a garota é uma TokuOta, ou tokusatsu otaku e assim, irá passar despercebida pelos colegas de trabalho. Claro que sua missão para conseguir esse gashapon é uma comédia a parte. Evitando ser vista por qualquer conhecido e morrendo de medo de ser julgada, no fim a garota acaba sendo pega no flagra por um menino bastante novo, mas acabam se entendendo depois de conversarem sobre seus personagens favoritos.

No primeiro episódio vemos flashbacks da infância de Kano e de como sua mãe a repreendia desde muito nova sobre seus hobbies,com isso, fica bem claro o porquê da garota esconder seus gostos até a vida adulta. Também vemos como está sua vida atual, solitária e cheia de ansiedade, mas que também é cheia de emoção, pois a garota usa os ensinamentos morais que tira do tokusatsu para aplicar nas ações do dia-a-dia.


Shishi Leo aparece para passar um ensinamento. Foto: NHK
Uma das partes mais cômicas do primeiro episódio, e que espero que continue pelo resto da série, é que os personagens favoritos de Kano aparecem - claro que em sua imaginação - para ajudá-la a enfrentar os desafios que aparecem por causa do seu segredo, ou quando precisa ajudar alguém e tomar decisões difíceis. Eles literalmente se materializam na tela e participam da história aplicando suas frases tema e dando lições de moral para ela e para o público, mergulhando todos em uma típica cena de Super Sentai.

Veja também nossa análise no YouTube



Mas meu momento favorito foi com certeza a cena em que ela, sem perceber, concorda de ir ao karaokê com os colegas de trabalho, mas entra em pânico pois só sabe cantar o quê? Isso mesmo, músicas de tokusatsu. É um momento maravilhoso de enfrentamento e realização de que às vezes aquilo que nós gostamos e temos tanto medo de mostrar e compartilhar também é apreciado por colegas e amigos, e que não é preciso termos medo de mostrarmos nossas preferências, temos que ser verdadeiros com nós mesmos e com os outros.

Vilão da série tenta desmoralizar Kano no karaokê. Foto: NHK

As série é bastante instrutiva com relação à temática do tokusatsu, que é apresentado de forma bem didática, facilitando o contato daquelas pessoas que não são tão próximas deste estilo e nem da franquia de Super Sentai. Fora isso, ela também explica vários termos e costumes japoneses da mesma forma tornando a série interessante de assistir.

Tokusatsu GaGaGa é a perfeita junção de um dorama com uma série de Super Sentai, com bastante história e lições de moral, ao mesmo tempo que não exagera nas lutas e aparições de robôs gigantes da equipe de heróis coloridos, e isso tudo apresentado de maneira muito cômica e belamente interpretado pela expressiva e engraçada Fûka Koshiba.

Mangá de Tokusatsu GaGaGa. Foto: Reprodução/ Internet

Ah! Para quem gosta de procurar o material original,a série Tokusatsu GaGaGa é baseada em uma mangá honônimo escrito por Niwa Tanba, lançado em agosto 2014 no Japão. Quem sabe não teremos essa produção lançada aqui no Brasil em breve?

Se eu recomendo? Recomendo demais! Tanto para fãs de doramas, quanto para fãs das equipes de Super Sentai. E sabe o que mais? Eu estou doida pra ver o próximo episódio e como essa história irá se desenrolar!

4 comentários

  1. É difícil realmente não se identificar com a Kano (embora não seja tão hardcore como ela). Talvez pelo fato de também ser uma mulher tokufã e passar por situações semelhantes (como a do karaokê). O mangá é encontrado em inglês, pelo menos? Queria ler!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim! Tem várias situações que são muito iguais! Só procurando pelo mangá na internet, eu não sabia nada sobre essa história até sair o primeiro episódio. Queria que o mangá saísse no Brasil!

      Excluir
  2. Eu voltei para os tokusatsu (por enquanto só sentai) recentemente e tô acompanhando Tokusatsu Gagaga, muito legal o dorama, o 3º episódio já é o meu favorito, com a busca do 4º membro (no toku) e 3º membra (na sliceoflife) além da tristeza do ator que atuou em sentai, mas oculta isso das pessoas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal demais né?! Eu ainda não assisti o terceiro! Mas vamos acompanhar por aqui também porque nos divertimos muito assistindo! O legal dessa série é que ela trabalha o lado engraçado e o lado mais sério da cultura do fã, por isso achei tão completa!

      Excluir

My Instagram