Wattpad é uma plataforma para fãs de livros e novos escritores


E surge o Wattpad


Wattpad é uma plataforma online (dispositivos móveis e web) para criação e compartilhamento de contos, romances, artigos, poesias, HQs e diversos tipos de textos literários. Uma rica comunidade formada de leitores e escritores que surgiu em 2006 que proporciona uma interação direta entre autores e leitores. Essa interação é intensa, cada trecho de texto pode receber comentários e os capítulos, votos.

A plataforma tem crescido muito e tem uma audiência mensal de 45 milhões de usuários, mais de 300 milhões de histórias, suportado em mais de 50 idiomas e com 90% de usuários em dispositivos móveis. O público em sua grande maioria (80%) são os jovens da Geração Z.

É um grande celeiro de histórias como nunca se viu antes, e conta com a presença de autores iniciantes e até consagrados como Margaret Atwood, Paulo Coelho e Brandon Sanderson. É também um lugar que tem aumentado a acessibilidade de histórias, especialmente para os jovens.

Publicações seriadas

Uma coisa legal do Wattpad é o fato de dividir as publicações em capítulos, sendo que cada parte pode ser alvo de interações à parte e evocando de volta o modo antigo de publicações de romances seriados, como eram feitas em jornais antigamente. Para autores corajosos, é um espaço onde podem colocar suas histórias ainda incompletas e até mudar o rumo das mesmas de acordo com o feedback recebido. Falo por experiência própria, quando comecei a postar um de meus livros, que já estava “pronto”, recebi alguns feedbacks que fizeram muito sentido e então, antes mesmo de terminar a publicação do mesmo, reescrevi muita coisa, mudando totalmente o desenvolvimento e conclusão da trama.

Outro aspecto é que os autores têm a oportunidade de construir uma base de fãs e isso se torna um chamariz do interesse de algumas editoras, como veremos a seguir. Mas não se engane, livros mais votados ou visualizados não quer dizer que sejam os melhores, ou mais bem escritos da plataforma. O público jovem que vota nas obras baseado em temáticas que agradam está sujeito a modismos. Algumas categorias como Romance, Ficção Adolescente e livros com temática sexual (hot) são campeões disparados de visualizações e votos. Por exemplo, uma rápida pesquisa no ranking das categorias, considerando a soma de visualizações das primeiras 6 obras mostrou os seguintes números:

  • Romance 17.1Mi
  • Ficção Adolescente 12.5Mi
  • Vampiros 3.6Mi
  • Humor 3.4Mi
  • Ficção Científica 2.3Mi
  • Fantasia 1.4Mi
  • Poesia 830 mil
  • Clássicos 747 mil
  • Lobisomens 580 mil
  • Ficção Histórica 279 mil , etc.

Dá para ver que obras clássicas como Dom Casmurro ou Orgulho e Preconceito tem pouquíssimas visualizações se comparadas com outras tantas. É claro que o número de visualizações tem relação com diversos fatores, por exemplo a própria disposição do autor em divulgar sua obra.

Do Wattpad para as livrarias e além

Há vários autores que começaram no Wattpad, suas obras chamaram atenção de editoras e foram publicadas. Um exemplo é o autor Marcus Barcelos, cujo ótimo romance de terror, Horror na Colina de Darrington, que em maio de 2017 já conta com mais de 1.2 milhões de leituras no Wattpad. Sua obra encontrou o caminho para as livrarias através da Faro Editorial. Com certeza o Wattpad cumpriu um papel importante no início de sua carreira como escritor. Hoje Marcus participa de muitos eventos literários e está trabalhando na sequência do romance que deve ser publicado no final de 2017.

Um caso diferente é o da autora Becca Mackenzie, uma autora muito ativa e popular no Wattpad e que foi contratada pelo programa Wattpad Stars para escrever, no prazo de 2 semanas, uma história de ficção científica para a GE com o tema Big Data. O resultado foi o conto Imprevisível.

Conversei com a Becca e ela estava muito satisfeita com o trabalho. “Foi uma experiência que me tirou da zona de conforto e me mostrou que eu posso ir além do que imaginei. Expandiu meus limites”.

Seguindo a mesma linha, o autor Chaiene Santos, autor da série de ficção científica híper popular, Os Filhos do Tempo, também já foi contratado pelo Programa Stars, podemos esperar que vem coisa boa por aí! Os Filhos do Tempo não apenas se tornou popular no Wattpad, como também conquistou as primeiras posições em vendas na loja Amazon brasileira.

Recentemente, o Wattpad lançou em conjunto com a revista MUNDO ESTRANHO, da editora Abril, o livro Mundos Paralelos.


Dez jovens autores populares na plataforma Wattpad foram convidados para imaginar MUNDOS PARALELOS levemente parecidos com o nosso, mas com uma única alteração que pode mudar radicalmente o modo como as pessoas vivem, amam e morrem.

Algo no estilo Black Mirror, MUNDOS PARALELOS reúne dez contos de sci-fi e fantasia dispostos a capturar a imaginação dos leitores. Ainda é possível encontrar o livro em bancas e livrarias. Conheça os autores da antologia: http://maisqinerds.com/2017/03/28/mundos-paralelos-wattpad/

Concursos

O Wattpad é uma comunidade vibrante de escritores e sempre cheia de concursos. O mais importante é o Wattys. Iniciado em 2011 é um concurso internacional disponível nos vários idiomas da plataforma. Ganhou edições em língua portuguesa desde 2015, havendo diversas categorias interessantes como, Voto Popular, Inovação, Estreia Autoral, Joias Escondidas, Leitoras Vorazes, Na Boca do Povo, Edição de Colecionador, Nova Voz e Preferida dos Funcionários.

Você pode ver os vencedores das últimas edições:
Os perfis gerenciados pelo programa embaixadores do Wattpad, também promovem muitos concursos, são eles:
Além destes, há inúmeros outros perfis e concursos criados pelos membros da comunidade.

Algumas indicações

Nossa, tem um zilhão de livros e contos legais pelo Wattpad, mas para você que vai começar, alguns títulos para experimentar:

Aventura

Luz e Escuridão de Deco Sampaio
Sobre Meninas e Lobos - Heloisa Heidtman

Ficção Adolescente

Antes de Tudo Acabar - Mary C. Müller
Eu, cupido - Julia Braga

Terror

Horror na Colina de Darrington - Marcus Barcelos
A Noiva do Homem Peixe - Tiago Cabral

Fantasia

AIKA - A Canção dos Cinco - Lucia Lemos
Perna de Magia - Priscila Barone

Ficção Científica

Os Filhos do Tempo - Chaiene Santos
Engenharia Reversa - André Luis Barreto

Paranormal

A Sala do Tempo - Renan Bernardo
Desmortos  - Mary C. Müller

Clássicos

Dom Casmurro - Machado de Assis
Orgulho e Preconceito - Jane Austen

Fanfics

As Cartas de Hodor (Fanfic de Game of Thrones)
Dramione- A love for life - Kaah Pereira

Ficção Histórica

Ao Sul de Guadarrama - Mario Porto

Minha participação no Wattpad

Para terminar, quero falar um pouco da minha própria participação no Wattpad. Eu sou escritor e comecei a escrever meu primeiro livro em 1996. Terminei no ano 2000 e ficou parado por anos, até que em 2007 decidi publicar no meu próprio blog. Tive muito retorno de leitores desde então, mas quando conheci o Wattpad e comecei a publicar minhas obras esse retorno cresceu exponencialmente. Estava gostando tanto da experiência na plataforma que decidi me candidatar a uma vaga para o programa de embaixadores da plataforma, e fui aceito.

Tive também a grata surpresa de ter uma de minhas obras, o romance de fantasia sombria Olhos Negros, premiado pelo Wattys em 2015, na categoria Tesouros Não Descobertos. (Bem, ainda acho que continua bastante não descoberto, depois de dois anos). Mas por outro lado, vi meu conto de sátira a super-heróis “A Morte do Homem-Café” estourar, com um número proporcional de leituras muito maior que meu romance premiado.

Como embaixador do Wattpad, posso afirmar que tenho visto uma comunidade muito rica de leitores e escritores e muito fértil para escritores iniciantes (e não tão iniciantes) possam de desenvolver, encontrar feedback, dicas para escrever melhor, etc.

Se você é aspirante a escritor esse é um ótimo ambiente para mostrar seu trabalho e desenvolver suas habilidades. Se apenas gosta de ler, também é um legal para ler e também trocar ideias sobre o que está lendo com autores e outros leitores.

2 comentários

  1. Vale dar uma olhada no material de Tokusatsu em português e inglês disponível no Wattpad: https://www.wattpad.com/tags/tokusatsu

    ResponderExcluir

My Instagram