Super Sentai | O que esperar da franquia à partir de agora?

Falar de "Super Sentai" atualmente se tornou algo um pouco difícil  Na maioria das vezes que algum fã, seja ele blogueiro ou não, comenta a cerca de uma determinada série expondo suas idéias e opiniões, acaba ferindo o orgulho de muitos que admiram aquele seriado especifico. Hoje não irei falar sobre um Sentai especifico e sim dos rumos que a franquia criada em 1975 está tomando nessa nova geração.


Por - Raphael Maiffre

Nos últimos três anos viemos acompanhando uma mudança significativa no formato dos seriados. Tivemos em 2009 o fantástico Shinkenger, em 2010 os anjos Goseiger e por fim em 2011 os piratas Gokaiger. Analisando com mais cautela vemos que até Gokaiger, a TOEI manteve o espirito original da franquia, uma comemoração estritamente feita para japoneses foi o marco dos 35 anos da longa caminhada dos guerreiros de várias cores.

Goranger, o primeiro esquadrão da história do Tokusatsu. Essa imagem é cortersia
da TOEI Company Ltd.
Gokaiger, a comemoração definitiva aos 35 anos dos Super Sentais. Essa imagem é
cortesia da Toei Compant Ltd.
Para muitos assim como eu, uma nova era começou em 2012 com o lançamento de "Tokumei Sentai Go-Busters". A trama séria e bem bolada não era apenas uma das novidades do 36º Esquadrão, o novo visual e o uso de termos da versão ocidental "Power Rangers" foram algumas das características que criaram uma identidade única a ele. A mudança não feita ao acaso obviamente. Gobusters bem como sua produtora a TOEI, busca se aventurar em novos horizontes. A série que está perto do fim buscou em todo momento crescer sob o olhar da nova geração, geração essa que está mais "americanizada", um público que está mais aberto às novidades, por isso tivemos uma série mais dinâmica, prática, estilizada e realista. Gobusters foi um impulso para cativar um novo público.

Go-Busters foi o marco da nova era dos Super Sentais, visual mais arrojado e efeitos
especiais de ponta. Essa imagem é cortesia da TOEI Company Ltd.
Como toda novidade, nem sempre ela é bem aceita, as baixas vendagem de brinquedo refletiram com a chegada de Gobusters, mas como toda nova ideia, ela primeiro é contestada, para anos mais tarde começar a incorporar e ser "aceita". Infelizmente vemos que o público japonês ainda está meio "fechado" para as novidades e por isso "Kyoryuger" resgata novamente o comodismo dos Super Sentais. Uniformes simples e um tema clichê, dinossauros.

Kyoryuger, com tema de dinossauros, é a nova aposta da TOEI para 2013. Essa
imagem é cortesia da TOEI Company Ltd.
Espero que "Kyoryuger" não passe despercebido, mesmo sendo um Super Sentai totalmente diferente de Gobusters é interessante estar atento ao que o seriado está preparando para os fãs. Tenho por mim que por baixo dos panos, a TOEI ainda tentará empurrar a série para o estilo americano, fazendo com que a parceria com a Saban se torne cada vez mais forte, para que esse esse estilo de Tokusatsu possa se tornar multinacional e almejar novos públicos.

My Instagram